Laranja. “Rica em vitamina C, a laranja é ideal para aumentar a absorção de ferro não-heme quando consumida depois das refeições. As fibras presentes na fruta também prolongam a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite e, consequentemente, no emagrecimento”, elucida Maria Fernanda.
Qual é a melhor fruta para comer depois do almoço?
Especialistas contam quais são as melhores frutas para ajudar a digestão após a refeição. O abacaxi possui enzimas que quebram as proteínas e ajudam o processo de digestão. O mamão ajuda na saúde do intestino e possui funções cicatrizantes.
O chá de ervas pode ajudar a acalmar a vontade de doce e proporcionar uma sensação de saciedade. Amêndoas ou castanhas: As oleaginosas, como amêndoas e castanhas, são fontes nutritivas de vitaminas boas, proteínas e fibras. Elas podem ser uma opção satisfatória para substituir o doce após o almoço.
Acessível e prática, comer uma maçã no café da manhã é uma boa ideia para começar os dias com seus nutrientes. Só que os benefícios da maçã não param cedo no dia e também é muito bom comer a fruta pela noite, especialmente se quiser dormir melhor com 8 horas de sono.
Após o almoço, o indicado é não praticar atividades físicas, pois elas desviam o sangue para outras partes do corpo que não o estômago, que precisa dele para a digestão.
O mamão contém uma enzima digestiva chamada papaína, que pode ajudar na digestão de proteínas. Por isso, ele pode ser uma ótima alternativa de fruta para comer após as refeições.
Além disso, a pectina presente na laranja age absorvendo água do trato digestivo formando um gel que auxilia na digestão e ajuda o intestino a funcionar melhor.
A nutricionista explica que é possível superar o desconforto com tranquilidade ingerindo frutas e folhosas que têm ação de limpeza dos excessos no organismo como, por exemplo, maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão. Entre as folhosas, o agrião, a couve e todas as folhas verdes escuras.
Mamão. Este é o verdadeiro guardião do aparelho digestivo! O bom e velho mamão é rico em vitaminas e minerais, pois possui a papaína, enzima responsável pela digestão de alimentos pesados, como é o caso das carnes.
A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.
Abacaxi possui a bromelina, enzima que auxilia na digestão de proteínas, podendo aliviar a sensação de “estômago cheio”. Gengibre é um anti-inflamatório natural que pode auxiliar na digestão e melhorar a sensação de queimação, dor e náusea.
Faz mal para a saúde comer frutas depois das refeições? Mito. De acordo com a nutricionista, comer frutas após as refeições não prejudica o organismo em termos de saúde já que elas são ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.
Ele pode ser um aliado da manutenção do peso, graças ao seu baixo valor calórico, já que há apenas 40 calorias em 100 gramas, além do seu baixo índice glicêmico e grande quantidade de fibras. Mas é seu efeito laxativo que facilita o trato intestinal um dos benefícios mais conhecidos do mamão.
Comer perto ou depois de uma refeição faz com que a fruta permaneça no estômago por um período prolongado e apodreça no intestino. Podendo causar indigestão, azia, arrotos e outros desconfortos. Importante: Consuma frutas com o estômago vazio para se beneficiar de todos os nutrientes, fibras e açúcares simples.
Ao contrário do que muitos pensam, não há evidências científicas sólidas que apontem que beber água imediatamente após as refeições seja prejudicial à saúde ou à digestão. De acordo com especialistas, a água pode até ajudar a diluir o estômago, facilitando a ação dos ácidos que quebram os alimentos.
É melhor comer fruta antes ou depois das refeições?
O consumo de frutas após o almoço, também, é uma ótima forma de introduzir nutrientes e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo, além de possibilitar o aumento da hidratação.
Goiaba, kiwi, maracujá e morango são outros tipos de frutas ricas em vitamina C que podem ser consumidas após as refeições, afirmam as nutricionistas Maria Fernanda e Alinny Alves.
Os 2 principais motivos de nunca mais descascares esta fruta, e comer as maçãs com casca: Garantia de mais fibras: A fibra é responsável por melhorar a função intestinal, reduzir o apetite e prevenir o acúmulo excessivo de gordura.
- Banana: Muita gente já andou se perguntando o que comer antes de dormir, mas pouca gente lembra-se da banana. A fruta pode ser consumida de maneira rápida e é rica em magnésio e triptofano, que agem como relaxantes musculares e induzem o corpo ao sono.