A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
Nos Estados Unidos (Arizona), a maioria das variedades obtidas por sementes frutifica aos 4 anos, na região de origem, aos 8-10 anos e no Brasil, no Semi-Árido aos 2 anos e meio (Nunes et al. 1988). Uma tamareira produz normalmente de 10 a 15 cachos de frutos por ano.
A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.
Tâmara Phoenix dactylifera fruta rica em vitaminas e propriedade Medicinais
Qual foi a fruta que Jesus comeu no deserto?
Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época.
A tamareira é um símbolo que representa a Árvore da Vida, e para esses religiosos também é uma árvore sagrada que se conecta ao Céu e a Terra, por sua copa e pela base do seu tronco. Essas são apenas algumas citações que trouxemos para você, porém a pesquisa pode ser extensa caso tenha interesse em saber mais.
A fruta mais doce do mundo, segundo o livro dos recordes Guinness Book, não está em florestas tropicais brasileiras, mas no continente asiático. Quem ganha o título é a manga carabao, ou manila. Originária das Filipinas, ela pode ser encontrada com facilidade em todo o sudeste da Ásia.
Nesse sentido, o mamão é melhor escolha na hora da decisão. Inclusive, trata-se de uma fruta cheia de benefícios para o intestino, conforme informa Fabiana Gonçalves para Uol, em 28 de junho de 2021.
Tem grande potencial de cultivo no Se- miárido brasileiro devido às semelhanças climáticas com a região de origem da planta. Apesar disso, o país importa toda a tâmara consumida, estimando- se que em 2020 o total importado tenha sido da ordem de 1.000 toneladas.
Por ter uma alta concentração de frutose, a tâmara deve ser limitada a 3 unidades por dia em pessoas com diabetes ou alguma restrição de açúcar. De modo geral, a quantidade de 6 tâmaras por dia é suficiente, de acordo com diferentes estudos, para promover um melhor funcionamento intestinal.
Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade. No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste, devido às condições climáticas favoráveis, principalmente às altas temperaturas durante o dia e à noite.
Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.
O pé de Ameixa é mais rápido, em dois anos já é possível colher as frutas. Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola.
Além do baixo nível de açúcar, os alimentos dessa categoria — amora, framboesa, morango e mirtilo — trazem propriedades antioxidantes e uma série de nutrientes, desde as vitaminas C e K passando pelo potássio e magnésio. As frutas contribuem também com a saúde intestinal devido ao potencial prebiótico.
A Fruta do Milagre, também conhecida como Synsepalum dulcificum, é uma planta originária da região oeste da África. Apresentando folhas verde-escuras e delicadas flores brancas, essa planta possui um atributo notável em seus frutos.
Uma jaca (Artocarpus heterophyllus) pesa cerca de 18 quilos. Se quiser descansar à sombra de uma árvore, evite a jaqueira (Artocarpus heterophyllus). Sua fruta, a jaca, é considerada a maior do mundo e pode deixar uma marca dolorosa em sua cabeça, caso a fruta caia da árvore.
Coco-do-mar. O coco-do-mar é encontrado nas Seychelles, país da África Oriental. A saber, a maior fruta dessa espécie já registrada pesava 42 quilos. Além disso, uma semente pode pesar mais de 18 kg.
A uva, da família botânica vitaceae, é considerada o fruto mais antigo da humanidade. Oriunda do oeste da Ásia e da Europa central, há fósseis de um tipo selvagem com alegados 60 milhões de anos.
As tâmaras possuem diversos nutrientes importantes para manter a saúde dos ossos, como fósforo, cálcio, potássio, magnésio, selênio, cobre e vitamina K. Assim, consumir tâmaras regularmente é uma forma deliciosa de prevenir problemas no sistema esquelético – como a osteoporose, por exemplo.
Na Bíblia Sagrada, o mel é mencionado 61 vezes e seu significado é frequentemente associado à prosperidade e abundância. ”Uma terra que mana leite e mel", versículo que aparece 40 vezes na Bíblia é, talvez, o versículo mais conhecido e usado para descrever a Terra Santa.