Com o passar do tempo, ela se popularizou e despertou a curiosidade de consumidores e produtores. Apesar de ser uma fruta originária da América Central, mais precisamente do México, a pitaia já está sendo cultivada no Brasil.
E, quando se pensa em fruta cor de rosa, o primeiro alimento que vem à mente é a pitaya, correto: Pois saiba que, além de refrescante, essa fruta é rica em vitamina C, cálcio e magnésio.
A Pithaya Rosa é considerada uma das frutas mais exóticas, com um formato redondo e pesa entre 250 e 300 gramas e mede entre seis e doze centímetros, essa fruta apresenta uma casca rosa com escamas triangulares. A pithaya rosa possui sabor doce e é rica em vitaminas A, C e fibras.
O termo "pitaia" significa "fruta escamosa". Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaia-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaia-vermelha (avermelhada por dentro e por fora).
Os frutos são pequenos, geralmente vermelhos, e alguns são comestíveis. A rosa é utilizada também em confeção de chás, receitas gastronómicas, perfumaria, higiene e medicamentos.
Conheça a melhor fruta do mundo que desbancou o açaí
Na lista, o mangostim levou a melhor, com 4,7 estrelas de um total de 5 possíveis, desbancando frutas como pêssego, morango e cereja. Acompanhando-a no pódio estão a brasileira jabuticaba e a tâmara.
A fruta mais doce do mundo, segundo o livro dos recordes Guinness Book, não está em florestas tropicais brasileiras, mas no continente asiático. Quem ganha o título é a manga carabao, ou manila. Originária das Filipinas, ela pode ser encontrada com facilidade em todo o sudeste da Ásia.
Embora o fruto tenha a aparência externa semelhante ao tomate comum, o tamarillo é mais resistente e a casca não tem um sabor agradável, portanto é dispensável sua utilização.
As frutas vermelhas são caracterizadas por suas cores, que variam de vermelho a roxo. No grupo estão frutas como: morango, framboesa, mirtilo, goiaba, melancia, maçã, uva, açaí e amora.
A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, sendo certo que é categorizado como um citrino rosa ou rubi, não pela cor da sua casca, que é amarela ou amarela rosada, mas pela cor da sua polpa. Esta fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado.
Essas vitaminas são fundamentais para a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o sono, por exemplo, e está relacionado às sensações de satisfação e bem-estar. Por isso, o abacate tem o título de “fruta da felicidade”.
De acordo com a Ceagesp, laranja, mamão, maça, melancia e limão foram as cinco variedades mais vendidas em 2017. Embora não apareça na lista das cinco frutas mais vendidas, a banana é a fruta mais consumida no Brasil.
Após a floração geram-se os frutos de tom avermelhado e tamanhos variados e, normalmente, quanto menor o ciclo de floração da roseira maior é o fruto, este designa de baga e no entanto também é comestível.
Conhecida como a fruta do dragão por conta de sua aparência, a pitaya, que é originária da América Latina, nasce em meio aos espinhos afiados do cacto e se adapta bem ao clima tropical. Atualmente, o Brasil está entre os 10 maiores produtores do mundo e o estado de São Paulo é responsável por 40% da produção.