O termo "flecha" também é usado para o símbolo gráfico utilizado universalmente para apontar ou indicar direção, sendo em sua forma mais sintética um segmento de linha com um triângulo afixado numa ponta, e em formas mais complexas a representação de uma flecha de verdade.
Enquanto instrumento, a flecha simboliza a penetração e a abertura, mas também o conhecimento e os raios de luz solar com propriedades fecundantes. Da mesma forma que a escada ou a árvore, a flecha é também um instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra.
Ambas as extremidades dos membros são conectadas por uma corda conhecida como corda do arco. Ao puxar a corda para trás, o arqueiro exerce um Esforço de compressão na seção voltada para a corda, ou barriga, dos membros, bem como coloca a seção externa, ou traseira, sob tensão (física).
Acredita-se que originalmente o arco e a flecha foram criados para fins de caça, existindo desde o período mesolítico auxiliando na sobrevivência da humanidade. Também foi usado como instrumento de guerra, e os que tinham esse armamento levavam vantagens nas batalhas por ser uma arma de longo alcance.
As primeiras pontas de flechas feitas de pedras foram descobertas na África, indicando que o arco e a flecha foram inventos africanos. Estas pontas de pedra datam de antes de 25.000 A.C.
Em média, portanto, as flechas dos arcos curtos mediriam entre 30 a 40 centímetros de comprimento, ao passo que as dos arcos longos, já mediriam 70-80 centímetros.
Arcos são segmentos curvados e relativamente flexíveis com duas extremidades unidas por uma corda. Nela, é apoiada a parte de trás de um projétil em forma de haste que tem uma ponta perfurante, denominada flecha. Uma vez tensionada a corda para trás, o arco é flexionado.
O arco e flecha era uma arma usada comummente na antiguidade. Era uma arma igeira e portanto fácil de carregar. Outra vantagem era o facto de se poder atingir o inimigo a uma certa distância.
A Bíblia diz que "os filhos são como flechas na mão do guerreiro". (Salmo 127:4) Isso significa que eles devem ir mais longe que os pais, já que uma flecha vai mais longe do que o arqueiro que a lançou. Sem dúvida, desejamos que nossos filhos alcem voos mais altos que os nossos!
Indígenas da etnia Haliti-Paresi, do estado de Mato Grosso, defendem que a mitologia de origem do arco e da flecha simboliza a busca por objetivos de vida. Além do uso dos instrumentos para guerrear, pescar e caçar, eles afirmam que o arco e a flecha possuem um sentido mais profundo e milenar: o de alcance dos sonhos.
A energia cinética por metro quadrado da fecha é alta, devido ao seu peso, enquanto o projétil de uma pistola pesa cerca de 2,5 gramas, já uma felcha costuma pesar cerca de 40 gramas levando em consideração a flecha toda.
Muito mais que uma marca na pele, a tatuagem de flecha é um desenho para quem gosta de tattoos com significado. Ela pode representar proteção, conquista, amizade e força. A flecha pode vir acompanhada de diversos desenhos e, apesar de sua representação forte, ela pode ser muito delicada.
A flecha geralmente é feita de uma espécie de bambu, chamada taquaral ou caninha. A ponta é confeccionada de acordo com a tecnologia de cada etnia. Há flechas mais longas e as pontas tipo serra, muito usadas para a pesca. Outras pontas são feitas com a própria madeira da flecha.
Imagine que aquela flecha representava o que Deus estava para fazer no meio do seu povo através do Rei. “Atirar as flechas” era uma evidência do compromisso do Rei, e consequentemente do Povo de Deus em agarrar a Palavra do Senhor, em agir em ousadia e intrepidez com base no que o Senhor estava pronto para fazer.
O arco-íris é um símbolo da aliança de Deus, de que não destruiria novamente a terra por intermédio de um dilúvio. Esse sinal era visível, notável, colocado nas nuvens para todos verem.
Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.
O objetivo do tiro com arco é acertar as flechas o mais próximo possível do centro do alvo, local de maior pontuação. Marcus D'Almeida é o maior nome da modalidade no Brasil, conquistando diversos títulos importantes em torneios de nível mundial.
Os primeiros torneios de que se tem registro eram realizados pela nobreza chinesa, na Dinastia Zhou (1027-256 a.C.). Com a criação das armas de fogo, o arco e flecha perdeu o espaço nas guerras, mas segue forte nas competições esportivas em todo o mundo.
A flecha pode ter vários significados, também pode ser entendida como o símbolo para focar no alvo, ou seja, algo que quando disparado não se desvia do seu objetivo.
Uma flecha consiste de uma haste longa e fina, com seção circular, feita originalmente de madeira e agora também de alumínio, fibra de vidro ou de carbono. Ela é afiada na ponta ou armada com uma ponta separada na extremidade, dispondo na outra de um engaste (nock) para fixação na corda do arco.
Qual velocidade uma flecha pode atingir? Se você estiver usando um arco recurvo, as flechas podem atingir até 225 pés por segundo (fps) ou 247 km/h, enquanto as flechas de um arco composto viajam a até 300 fps (329 km/h).