Para que serve a vírgula exemplo?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.Qual o uso correto da vírgula?
Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas.Quando não se usa a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Quando usar vírgula antes e depois?
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.QUANDO USAR A VÍRGULA? USO OBRIGATÓRIO DA VÍRGULA - Profa. Pamba
Tem vírgula antes da palavra para?
Encontre ofertas em vírgula na Amazon.com.br. Quando tivermos um termo intercalado antes de "para", devemos utilizar a vírgula: Larissa viajou, apressadamente, para a Espanha. Eles retornarão, pacientemente, para a casa. Ela saiu, apressadamente e ansiosamente, para ir ao médico.Qual é o valor de um vírgula?
A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período.Como uma vírgula pode mudar o sentido da frase?
A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.Quando usar a vírgula depois do que?
Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.Como fazer uma frase com vírgula?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Tem vírgula depois de portanto?
Conjunções iniciaisObserve a vírgula depois de “portanto”: A guerra acabou. Portanto, seremos libertados.
Pode usar vírgula antes do não?
Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 771).Quando é que se usa?
Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?O que a vírgula muda tudo?
Na língua portuguesa, o uso ou não de um acento ou de uma vírgula pode alterar totalmente o significado de um texto. A vírgula nada mais é do que um sinal de pontuação que pode: marcar as pausas na leitura, enfatizar ou separar orações, isolar expressões explicativas, separar apostos e ...Tem vírgula antes de visto que?
A expressão visto que é, como o consulente igualmente refere, considerada como locução conjuncional causal, por vezes com sentido explicativo. A relação que se estabelece entre a subordinante e a subordinada causal é de grande contiguidade pelo que será de evitar o uso de ponto e vírgula.Quando usar vírgula no sujeito?
Quando algum elemento novo for introduzido entre o sujeito e o verbo (aposto, vocativo, oração adjetiva e etc.), esse elemento deve vir entre vírgulas. Dessa forma, isola-se o elemento extra que se interpôs entre o sujeito e o verbo. Exemplo: A paciência, muito rara em Otávio, foi decisiva naquele momento.Como justificar o uso da vírgula?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.