As caixas de gordura previnem entupimentos causados por dejetos provenientes da cozinha, por isso são componentes de grande importância no sistema hidráulico.
Sem ela, a pia iria entupir ou o que desceu pelo ralo acabaria voltando. Aliás, é basicamente isso que acontece quando não é feita a manutenção adequada, sobrecarregando a caixa de gordura.
Para que serve a caixa de gordura nas residências?
No geral, as caixas de gordura são cruciais para manter o bom desempenho das tubulações de esgoto. Portanto, elas promovem a filtragem dos materiais que descem pelos ralos, removendo os resíduos sólidos da água antes que esta chegue na central de tratamento do esgoto.
Qual é a função principal da caixa de gordura em um sistema de saneamento básico?
De modo geral, as caixas de gordura funcionam como um compartimento de retenção de resíduos dentro da rede de esgoto. Para isso, são instaladas depois da coleta de esgoto através dos ralos.
Importante: A tubulação do esgoto proveniente de pias que ficam na cozinha ou na área da churrasqueira ou lazer deve passar por uma caixa retentora de gordura (caixa de gordura) antes de ser conectada ao restante da ligação interna. A água proveniente de outras áreas não deve passar pela caixa de gordura.
Saiba o que é Caixa de Gordura | Glossário da Manutenção Predial
O que pode ser ligado na caixa de gordura?
A caixa de gordura funciona como um recipiente, que na maioria das vezes liga as instalações de água da pia da cozinha, do banheiro, máquina lava-louças (caso haja) e ralos ao esgoto.
Qual o funcionamento correto de uma caixa de gordura?
As caixas de gordura previnem entupimentos causados por dejetos provenientes da cozinha, por isso são componentes de grande importância no sistema hidráulico. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.
Qual a diferença entre caixa de esgoto e caixa de gordura?
A caixa de gordura funciona como um filtro, que capta a água residual gordurosa, e envia para a rede pública de esgoto “limpa”, sem gordura. A caixa de inspeção, capta e envia água potável para a residência e funciona como um dispositivo para verificação de problemas na rede hidráulica.
A caixa de gordura retém a sujeira em forma de blocos, sendo assim, somente a água é direcionada para a rede de esgoto. Devido à fermentação da gordura retida, uma dica importante é que as caixas devem ser obrigatoriamente fechadas, porém com tampas removíveis.
É muito importante fazer uma caixa de gordura na instalação de esgoto porque a gordura, quando esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto.
Qual o melhor lugar para colocar a caixa de gordura?
Segundo a NBR 8160, as caixas de gordura devem ser instaladas em locais de fácil acesso e com boa ventilação. A tampa deve ser removível, pois facilita sua manutenção e limpeza.
2- Água quente e soda cáustica – ao contrário do que muitos pensam, apesar de ambas diluírem a gordura, essa mesma gordura pode ser levada com a água e a soda e endurecer dentro do cano, causando um entupimento e até mesmo levando a gordura para a fossa.
Desentupidora 24h - Chame Agora no Whatsapp: 21 96429-8011
Isso acontece porque a gordura é um material viscoso que se solidifica quando esfria, e ao passar pela tubulação, pode se acumular nas paredes do encanamento e formar um bloqueio.
Atenção: nunca utilize água em ebulição, soda cáustica, refrigerante ou água sanitária para realizar a limpeza. Estes são péssimos ingredientes no ato de como limpar caixa de gordura, pois podem diluir os resíduos adiposos e levá-los ao encanamento. Isso pode causar graves problemas ao sistema de esgoto e tubulação.
O que acontece quando a caixa de gordura está cheia?
A caixa de gordura é instalada na tubulação da cozinha para reter a gordura, óleos e outros resíduos sólidos que são gerados durante o preparo de alimentos. Sem a caixa de gordura, esses resíduos sólidos podem se acumular nas tubulações, causando obstruções, mau cheiro e até mesmo problemas na rede de esgoto.
Pode colocar a água da máquina de lavar roupa na caixa de gordura?
Pela ação do sifão ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação. Ela deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e banheiro na caixa de gordura.
Caixa de gordura como limpar de forma correta? Abra a caixa e retire a cesta de limpeza, caso tenha. Jogue fora o resíduo sólido. Com o auxílio de uma esponja ou palha de aço, esfregue água com detergente para limpar toda a gordura, depois é só fechar a tampa.
O processo de retirada dessa gordura deve ser feito a cada três meses, ou, dependendo do uso, em intervalos de tempo menores. Além disso, existem métodos diferentes para realizar esse processo, que variam principalmente na escolha do produto para limpar a caixa de gordura.
É importante saber que a caixa de gordura fica localizada na parte externa da casa — normalmente na garagem, no quintal ou na área de serviço da residência — e está diretamente ligada à pia da cozinha.
4.04.03 A gordura retirada não pode ser jogada no ramal interno (tubulação, caixa de inspeção), na caixa de ligação, na rede coletora de esgoto, nem na rede pluvial, para se evitarem entupimentos na rede e, consequentemente, retorno de esgoto para o imóvel.
Caso a pia esteja seca e sem água no cano, tente jogar um pouco de detergente. Após alguns minutos jogue água quente dentro do cano para tentar empurrar a obstrução. O detergente quebra as partículas de gordura e pode acabar desobstruindo o caminho; Água quente com bicarbonato também pode funcionar.
O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto.
A lei altera o artigo 144 da lei 11.095 de 2004, que passa a vigorar acrescido do §3º com a seguinte redação: “As águas provenientes de pias de cozinha e de copa deverão passar por uma caixa de gordura antes de serem lançadas no sumidouro ou no ramal conectado à rede de esgotos sanitários.”
Deve-se sempre deixar a caixa de gordura num local de fácil acesso e com boas condições de ventilação. Na nossa opinião o correto é fora da residência, com bom acesso e que essa área toda seja ventilada. Eu nunca vi abaixo de pia ter boa ventilação e fácil acesso. Nem em canto de cozinha, ter boa ventilação.