A laje tem a função de cobertura e divisão de pavimentos, sendo responsável por suportar as cargas e transmiti-las para as vigas e pilares. Por sua vez, os pilares são elementos verticais que têm a função de sustentar as lajes e transferir as cargas para a fundação.
Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Geralmente, apoiam-se em VIGAS ou PAREDES, que por sua vez, apoiam-se em PILARES ou COLUNAS e realizam a distribuição adequada da carga da edificação.
Laje é o elemento estrutural de uma edificação, responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares. Há dois tipos básicos de lajes utilizados em construções de casas comuns: maciça e pré-moldada.
As lajes de concreto são elementos estruturais planos que recebem a maior parte das ações aplicadas em uma construção e são responsáveis por transmitir o peso e a pressão para as vigas, e das vigas para os pilares.
As lajes são elementos planos bidimensionais, onde o comprimento e a largura são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a espessura. Também são chamadas de elementos de superfície ou placas. As lajes podem ser de concreto armado ou protendido, de madeira ou aço.
Quanto ao desempenho, desde que bem feita, uma laje impermeabilizada tende a te trazer bem menos aborrecimentos que um telhado. A sensação de segurança costuma ser maior em meio a vendavais, por exemplo.
A solução clássica em lajes é o tipo maciça. É uma placa formada por concreto armado, responsável por resistir esforços à tração e à compressão. Utiliza-se em pequenos vãos, onde a espessura de concreto armado em compressão é pequena, como residências.
O nó lais de guia tem como função principal ajudar no salvamento de pessoas afogadas e em portos para manter os navios ancorados, muito usado na marinha em treinamentos de resgate e ancoradouros.
A laje é apoiada sobre as vigas e suporta ações (cargas) que geram cisalhamento e momento fletor. Já as vigas e pilares são elementos que têm uma das medidas com maior comprimento. As vigas sofrem cisalhamento e flexão e costumam receber as cargas da laje.
Historicamente a laje é a mais utilizada nas construções brasileira. O fator que mais pesa para a escolha da laje no projeto é a segurança. Se no lugar onde você mora é comum ter chuvas muito fortes, a laje pode te proporcionar uma sensação melhor de acolhimento. Em um eventual destelhamento, você estará mais seguro.
O alicerce é a base de toda construção, o elemento que sustenta e distribui o peso da estrutura para o solo. Ele é a primeira etapa de qualquer obra, uma vez que precisa ser construído antes das paredes e demais estruturas verticais.
Sempre vejo as pessoas se confundirem na hora de escreverem LAJE, aquela estrutura feita de qualquer material duro (pedra, cerâmica, concreto), usada para revestir pisos, paredes e tetos. O erro consiste na troca do J pelo G: daí, as pessoas escrevem LAGE, que não existe na língua portuguesa.
Ela pode ser apoiada sobre vigas ou diretamente sobre os pilares. Podemos dividir as lajes em dois principais tipos: as lajes maciças e as pré-fabricadas (ou pré-moldadas).
8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso); 12 cm para lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com até três toneladas; 15 cm par lajes que estejam sujeitas à trânsito de veículos, com mais de três toneladas.
As lajes, na maioria das vezes, destinam-se a receber as cargas verticais que atuam nas estruturas de um modo geral, transmitindo-as para os respectivos apoios, que comumente são vigas localizadas em seus bordos, podendo ocorrer também a presença de apoios pontuais (pilares).
O grande diferencial dessa laje é que, como o próprio nome já diz, elas são pré-moldadas, o que significa que são compradas já prontas, ou, são fabricadas no próprio canteiro de obras. Como seus moldes já são pré-definidos, permitem a montagem unidimensional, o que torna a construção muito mais fácil.
A principal função da laje é receber e distribuir os pesos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis, telhados e equipamentos), e transferi-los para os apoios. Ela é um dos principais elementos da construção!
A laje pode ser engastada de duas formas. A primeira é apoiando a vigota dentro da viga outra forma é engaste de laje continuas, quando duas vigotas se unem no apoio. Em ambos os casos é indispensável a utilização de ferragem negativa.
Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.
A laje de Isopor® garante ao ambiente grande conforto térmico. Isso assegura que o ambiente interno não esquente muito no verão e nem fique gelado no inverno.
A laje maciça é atualmente a mais utilizada no Brasil. É uma placa formada por concreto armado, responsável por resistir esforços à tração e à compressão.
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
As maiores causas de acidentes de trabalho por desabamento de laje na concretagem geralmente estão relacionadas a fatores como falta de planejamento, uso inadequado de equipamentos e falhas no treinamento e supervisão dos serviços.