Qual é a importância de uma marca? A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
O propósito de uma marca é a razão de ela servir a sociedade. Ou seja, o objetivo que ela almeja atingir ao prestar um serviço ou produzir determinado produto. Além de realizar vendas e obter receita, marcas com propósito buscam provocar algum tipo de impacto no mundo, em uma indústria ou segmento.
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”. Em outras palavras, podemos dizer que uma marca é representação figurada de um produto ou serviço.
Sua marca não se trata apenas de uma identidade visual, como um logotipo, uma paleta de cores ou um slogan, mas sim de uma representação intangível da sua empresa que transmita quem você é para os consumidores e o mercado. Assim como pessoas, as marcas têm personalidades, valores, objetivos, crenças, caráter e ideias.
A Associação dos Designers Gráficos define marca como “design, nome, símbolo gráfico, logotipo ou combinação desses elementos, utilizados para identificar produtos ou serviços de um fornecedor/vendedor e diferenciá-los dos demais concorrentes”. Tal definição é a mais usada na área de marketing.
Para que uma marca ocupe o lugar na mente de um cliente é necessário estratégia. O marketing é uma aposta que uma empresa faz para chegar ao cliente. Para se tornar mais eficaz, podem ser feitas propagandas de publicidade. A propaganda tem o poder de levar ao público soluções que ele ainda desconhece.
O que é marca é porque devemos registrar nossa empresa?
A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica.
O desenvolvimento da marca é o processo de marketing da sua marca, seja com o objetivo de desenvolver o reconhecimento da marca, promover produtos ou simplesmente se conectar com o público-alvo com o objetivo de estabelecer um relacionamento com eles no dia a dia.
Como já dissemos, o propósito nos ajuda a ter clareza daquilo que dá significado e sentido à nossa vida. Ele nos impulsiona a fazer o que é preciso para alcançar nossas metas e objetivos. Logo, entender aonde queremos chegar, como queremos chegar e o porquê disso é o ponto de partida para o sucesso.
Você sabe o que é marca? Quando falamos nesse conceito, geralmente, estamos nos referindo a uma empresa. Por exemplo: marca de roupas, de carros, de produtos de limpeza…
O que é uma marca e como ela pode ser registrada? O Manual de Marcas do INPI nos traz uma definição muito semelhante a esta: “Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir os produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa“.
Quais vantagens a criação de uma marca própria pode trazer para uma organização?
Conclui-se que criar a Marca Própria terá vantagens, como também desvantagens. Entre as vantagens estão: a fidelidade do cliente consumidor, maior independência na formação do preço de venda e maior lucratividade para a empresa.
De acordo com a legislação (Lei. 9.279, de 1996) que regulamenta o registro de marcas no Brasil, sem violar regras éticas e morais, qualquer sinal visualmente perceptível pode ser registrado como marca, incluindo: nomes, símbolos, figuras, palavras, emblemas, entre muitas outras opções.
Quais as 3 funções do marketing? Como esse processo não é nada simples, o marketing dentro de uma empresa se divide em três grandes pilares, os quais iremos explicar: Gestão de Produtos/Serviços; Gestão de Clientes; Gestão de Marcas.
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público. Assim, o Marketing consegue gerar valor para os clientes e também lucro para as empresas.
Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc. Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.
Quais são os tipos de marcas que existe? Para fins de registro, as marcas são classificadas pela forma de apresentação. Elas dividem-se em nominativa, figurativa, mista e tridimensional.
Quais são os tipos de marcas que existe? Para fins de registro, as marcas são classificadas pela forma de apresentação. Elas dividem-se em nominativa, figurativa, mista e tridimensional.
O valor de marca pode ser determinado a partir de vários pontos: os resultados financeiros de um produto com respeito aos seus preços; o valor de uma marca ao introduzir novos produtos; o valor de marca baseado nos pensamentos, sensações e hábitos dos clientes com respeito ao empreendimento.
Quais são os elementos de uma marca? É a composição de muitos elementos: logo, cores, voz, valores e muito mais. Acima de tudo, a identidade de uma marca é como você se comunica com o mundo, usando todos os nossos sentidos.
São eles: fisicalidade (autocuidado), intelectualidade, sociabilidade, emocionalidade, personalidade e moralidade. Esses 6 atributos constituem o tipo de ser humano que costuma se tornar um modelo de liderança, segundo Sampson.