Bairros são subáreas das cidades e municípios formados por residências, comércios, indústrias. Bairros são áreas compartimentadas, que compõem uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem e que formam uma comunidade.
O bairro é um pedaço da cidade que recebe um nome e apresenta características próprias que estão associadas à sua ocupação e ao local em que se encontram. Assim como as casas e as ruas, os bairros não são todos iguais. Eles têm tamanhos diferentes, construções e ruas também diferentes. mudam também os moradores.
E esta é a primeira vantagem de se morar em um bairro cidade. Um bairro cidade considera sua construção e infraestrutura necessária para ter um bom saneamento, drenagem, energia e processo de reciclagem essenciais para o desenvolvimento urbano, auxiliando no crescimento da comunidade.
BAIRROS SÃO ÁREAS COMPARTIMENTADAS, QUE COMPÕEM UMA CIDADE OU MUNICÍPIO, CUJAS CARACTERÍSTICAS ESTÃO ASSOCIADAS AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LOCAL E ÀS PESSOAS QUE NELE VIVEM E QUE FORMAM UMA COMUNIDADE.
Bairros são áreas compartimentadas, que compõem uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem e que formam uma comunidade.
História. Conforme estudos de Lewis, historiador estadunidense, bairros eram uma forma mais rudimentar de organização populacional sem qualquer preocupação política. Escavações feitas em cidades da antiguidade evidenciam a existência dessas comunidades.
As áreas centrais têm mais opções de transporte público com acesso a todos os cantos da cidade, sobretudo onde há rede de metrô. E, via de regra, no centro os moradores têm acesso fácil a museus, casas de shows e até apresentações de rua.
Assim, é preciso considerar no bairro escolhido aspectos como: comodidade, qualidade de vida, segurança, opções de lazer, vizinhança, trânsito, acessibilidade, bens e serviços oferecidos e entre outros fatores. A decisão sobre o melhor bairro para se morar deve ser feita somente após muito planejamento e pesquisa.
Ruas bem cuidadas, iluminação constante, saneamento adequado e linhas de transporte são algumas questões que proporcionam conforto aos moradores – além de serem fundamentais para a aparência da região. Bairros centrais, por serem mais antigos, podem pecar um pouco nesse quesito.
OS BAIRROS PODEM SER CLASSIFICADOS EM: • RESIDENCIAIS: A MAIOR PARTE DAS CASAS SÃO RESIDENCIAIS. COMERCIAIS: SÃO ONDE EXISTEM MUITOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. (ONDE COMPRAM E VENDEM MERCADORIAS). INDUSTRIAIS: ONDE HÁ MUITAS FÁBRICAS.
As primeiras casas da localidade, conforme descrição dos antigos moradores, eram pequenas, baixas e com grandes quintais. Na década de 1940, o centro recebeu número elevado de novas construções e estabelecimentos comerciais que, gradativamente, foram mudando o caráter residencial do bairro.
nome masculino. 1. Parte de uma localidade que se distingue por determinada circunstância (ex.: bairro aristocrático, bairro operário), ou que recebe nome especial (ex.: bairro de Alfama).
O bairro é uma unidade territorial, uma escala intermediária entre a escala da rua e a da cidade, com forma e tamanho, essencial para a existência da realidade urbana. É dotado de limite que o circunscreve político-administrativamente e uma carga histórica-social ligada àquele suporte físico que o encerra.
Antes de mais nada, um bairro é uma divisão administrativa caracterizada por uma identidade e função específica. No geral, os bairros contam com ruas, avenidas, residências, comércios locais e, por vezes, instalações públicas.
Um bom bairro deve ter uma infraestrutura de qualidade. Isso vai desde o acesso a transporte público, ruas e vias bem conservadas, redes de água e energia confiáveis e organizadas, além de outros serviços básicos, como coleta de lixo, postos de saúde e facilidade de acesso.
A informação oficial mais próxima do que chamamos de “bairro” é a área ou região administrativa interna ao município. Podem ser subdivisões da administração local, como subprefeituras, por exemplo. Esse dado você consegue na prefeitura de sua cidade.
Pressupõe uma estrutura de ruas, praças ou formas de escalas inferiores. Corresponde numa cidade aos bairros, às partes homogêneas identificáveis, e pode englobar a totalidade da vila, aldeia, ou da própria cidade (Lamas, 1993, p. 74).
A CASA ONDE MORAMOS FICA EM UMA RUA, AVENIDA OU PRAÇA. CASAS, RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, LOJAS, IGREJAS, ESCOLAS, HOSPITAIS, LUGARES DE LAZER E OUTRAS CONSTRUÇÕES FORMAM O BAIRRO. AS RUAS TÊM NOME E AS CASAS TÊM NÚMERO. É O ENDEREÇO.