"A função é alimentar a equipe através da capacidade dele e definir o jogo com possibilidade, com criatividade ou com bolas paradas, é o cérebro do time", explicou Emerson Leão, ex-técnico de futebol.
O número representa o símbolo de craque da equipe, de liderança e talento. Pelé é considerado o jogador que deu peso ao número. Ele era considerado o craque do time, um dos mais bem pagos e aquele com o qual os marcadores deveriam se preocupar.
a camisa 10 é o craque, talento, jogador excepcional, diferenciado. O ouvinte quando ouve assim: - fulano de camisa 10, ele já tem esperança de que o cara seja diferenciado.
Números 4 e 5: zagueiro central e defesa. Números 6 e 7: meio-campista defensivo. Números 8 e 10: meio-campista atacante. Número 11: O segundo atacante.
10 clássico é aquele cara que joga entre linhas, como meia atacante ou ponta de lança. Nessa posição, ele tem a capacidade de ir buscar o jogo, de criar jogadas, mas também de chegar na área e de fazer gols.
A HABILIDADE CHAVE DE UM CAMISA 10 | Como Ser Um Bom Meia
Porque a camisa 10 é tão importante?
Muitos diziam que o 10 era o dono do time; aquele que representava o treinador dentro de campo e em alguns casos até o presidente do clube. O jogador com essa camisa mandava substituir jogadores durante o próprio jogo.
A camisa 10 foi eternizada por Pelé. O Rei, que morreu em 29 de dezembro de 2022, mudou a história do futebol: “Antes de Pelé, era um número qualquer.” Assim o próprio Edson Arantes do Nascimento definiu o número que ficou marcado para sempre no esporte.
O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.
Bingo: é exatamente o 8. Ele está sempre reforçando o ataque, mas não é um atacante; está o tempo todo protegendo a defesa, mas não é um zagueiro. Não pode ser um mero caçador, porque precisa criar na frente; não pode ser um simples criador, porque precisa caçar atrás.
Atacante rubro-negro foi punido com a perda da camisa 10
A nova imagem, de um símbolo do infinito, se transforma no número 99, escolhido pelo jogador após perder a 10 por conta da polêmica envolvendo o uso da camisa do Corinthians. Foto: Lance!
O número da camisa que Pelé vestiu na Copa de 1958 foi a "Pergunta do Milhão" do programa Domingão com Huck, da Rede Globo. A jornalista Jullie Dutra acertou e se tornou a primeira vencedora do quadro Quem quer ser um milionário. A resposta certa foi: 10.
O meia-armador ou meia de ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes. Geralmente, os jogadores desta posição recebem a camisa 10, mas, devido ao numeração fixa em alguns países, esta prática vem se dissipando.
porque volante é a posição mais difícil do futebol, então vem pro fut, vem a posição do volante, fica ali no meio de campo, ou seja, tudo que acontece passa pelo volante. As outras posições tem funções bem definidas, o atacante ataca, o goleiro defende, machuca.
Dez e Faixa é uma expressão que vem do esporte mais popular do Brasil: o futebol. É o(a) craque do time (Camisa 10), que resolve o jogo e chama a responsabilidade (usa a Faixa de capitão). É estar consciente de que TUDO o que você faz IMPACTA DIRETAMENTE no ambiente em que você vive.
Além de Arrascaeta e Scarpa: veja outros craques que jogam ou já jogaram com a camisa 14. Germán Cano é outro atleta no futebol brasileiro que se destaca por usar a 14. Casemiro, volante da Seleção Brasileira, utiliza esse número quando está atuando pelo Real Madrid.
O número 88 remete simbolicamente à saudação “Heil Hitler”, já que a letra H é a oitava do alfabeto. Nesta última temporada, torcedores fascistas foram vistos em estádios italianos com a numeração nas costas e com a escrita “Hitlerson”, o que pode ter como significado “filho de Hitler”.
Têm-se como proposta de nomenclatura no setor de defesa: Goleiro, Zagueiro, Líbero e Lateral; no setor de armação: Volante, Ala, Meia de contenção, Meia de armação, Meia extremado e Meia atacante; e no setor ofensivo: Atacante recuado, Atacante de beirada e Atacante de área.
(Usar a camisa 21) É uma forma de retribuir tudo o que ele fez pelo futebol. É uma homenagem para ele, que também era primeiro volante. Estou retribuindo o carinho dele", completou.
Houve um tempo em que 17 era camisa de jogador reserva. Com o advento da numeração fixa isso mudou. Antes de ser eleito número 1 do mundo com a camisa 7, por exemplo, Cristiano Ronaldo o 1 vinha na frente do 7 nas costas do uniforme de Portugal. A 7 era propriedade de Figo.
Finalmente, a camisa número 11 também foi imortalizada por outro jogador que fez história no futebol brasileiro: Romário. Tradicionalmente, o número dos centroavantes costuma ser o 9, mas o baixinho usava o número e desde então ele também ficou marcado como o símbolo do jogador que é o “rei da área”.
A numeração nas camisas de futebol foi criada no final da década de 1930, pra ajudar a identificar os jogadores. Teoria que só funcionou até Pelé. Tanto no Santos quanto na Seleção Brasileira, o planeta conheceu a magia e a genialidade de Pelé vestindo a 10.
No mundo do futebol, o “9” é aquele jogador que costuma jogar centralizado no ataque, e para muitos é ele o ponto focal de uma equipe na hora de finalizar as jogadas.