A função primordial do capacete de segurança é trazer proteção para a região da cabeça do colaborador, principalmente, contra impactos que podem ser causados nos ambientes de obras, como: quedas de itens vindos de andares superiores; impactos de equipamentos; danos causados por quedas em altura, entre outros.
O Capacete de Segurança é um Equipamento de Proteção Individual obrigatório em muitas áreas profissionais. Destina-se à proteção da cabeça do trabalhador contra impactos causados por quedas de materiais, batidas e, dependendo do modelo, até mesmo contra choques elétricos.
Capacete é um objeto que serve para proteger a cabeça de impactos externos. Existem capacetes para várias aplicações, variando quanto à segurança oferecida. No caso dos motociclistas, os capacetes protegem em caso de quedas ou colisões.
O Ministério da Saúde, por sua vez, aponta estudos que indicam que o uso de capacetes pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. “O motociclista tem noção da importância do capacete para a pilotagem.
O capacete é um acessório de segurança fabricado para proteger uma das partes mais sensíveis do corpo: a cabeça. É possível observar que funcionários da construção civil, trabalhadores de fábricas, colaboradores de obras, atletas e pilotos utilizam esse EPI.
O que significam as diferentes cores de capacete na construção civil?
O que a Bíblia fala sobre capacete?
O capacete da salvação dá a segurança do sacrifício efetuado por Cristo na cruz do Calvário, o qual é suficiente para salvação, vida eterna e plena certeza do perdão pelos pecados. A mente do soldado cristão deve, então, estar protegida com esse capacete. Assim, ficará protegido contra os ataques de Satanás.
O capacete é um equipamento obrigatório de segurança em construções e, para quem ainda está estudando Engenharia, é um símbolo não apenas da proteção física, mas também do compromisso com os desafios da trajetória acadêmica.
O objetivo do capacete é proteger a cabeça reduzindo os impactos causados em um eventual acidente. Além disso, as viseiras protegem os olhos e o rosto contra impactos da chuva, insetos, poeira e outros detritos.
São indicados para atividades em geral, em que há a necessidade de proteger a cabeça dos colaboradores contra impactos de pequenos objetos e perfurações. São muito utilizados em indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, e em setores como a mineração, construção civil, entre outros.
Qual a importância de usar capacete em atividades de risco?
A função do capacete de segurança vai além da proteção básica do crânio. Ele atua como uma barreira física entre os riscos do ambiente e áreas sensíveis como a cabeça, orelhas, olhos e pescoço. No contexto de trabalho, especialmente em indústrias e canteiros de obras, a preservação dessas áreas é de suma importância.
A palavra capacete é espanhola. Significa “peça de proteção para a cabeça”. Em catalão, a expressão é cabasset. Essas expressões derivam do latim capaceum, que era a denominação de uma cesta usada para colher frutas.
A jugular é uma tira ou correia ajustável que é acoplada ao capacete de segurança para proporcionar um ajuste seguro e impedir que o capacete se solte ou caia da cabeça em situações de impacto ou movimento brusco.
A produção do primeiro capacete é atribuída a Gottlieb Daimler, em 1885. O intuito do equipamento não era exatamente o mesmo de hoje, mas foram as bases para a proteção pessoal.
A função primordial do capacete de segurança é trazer proteção para a região da cabeça do colaborador, principalmente, contra impactos que podem ser causados nos ambientes de obras, como: quedas de itens vindos de andares superiores; impactos de equipamentos; danos causados por quedas em altura, entre outros.
Capacete branco: engenheiros, estagiários, técnicos, mestre de obras e encarregados. Capacete amarelo: visitantes. Capacete verde: serventes, operários, armadores. Capacete vermelho: bombeiros, carpinteiros de forma.
A Norma Regulamentadora 6 (NR 6) obriga a utilização do capacete de segurança, bem como dos demais Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), por todo trabalhador durante a execução de suas funções.
Um capacete de segurança é um equipamento de proteção individual (EPI) projetado para proteger a cabeça contra lesões causadas por impactos, quedas de objetos, choques elétricos, respingos químicos e outros perigos presentes em ambientes de trabalho.
Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.
Art. 3º O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.
Para transitar pelas ruas, avenidas ou rodovias, o uso do capacete é obrigatório para todo motociclista, desde aqueles que pilotam ciclomotores, scooters, motocicletas, triciclos e quadriciclos motorizados. O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro considera infração gravíssima não usar o capacete.
Basicamente, basta passar uma fita métrica ao redor da cabeça, por cima da sobrancelha e acima da orelha. Tamanho adulto deve ficar entre 56 / 58 / 60 /62 centímetros, e esta medida em centímetros é a circunferência interna dos capacetes. Infantil pode variar do 50 / 52 / 54 centímetros.
Para que serve? A proteção da cabeça foi concebida para o/a proteger caso exista um risco de poder ser atingido/a por objetos em queda e/ou bata com a cabeça contra um objeto fixo (p. ex., quando o espaço livre é limitado).
Os capacetes protegem a cabeça. Mantemos nossa mente em segurança quando seguimos a Jesus e fazemos o que Ele deseja de nós. A fé em Jesus Cristo é como um escudo de proteção. Quando acreditamos em Jesus e tentamos ser como Ele, podemos fazer boas escolhas mesmo em situações difíceis.
Capacete azul: pedreiros; Capacete verde: servente, operários, técnico em segurança do trabalho, armadores; Capacete branco: engenheiro, estagiário, mestre de obras e encarregado; Capacete vermelho: carpinteiros e bombeiros.
E aqui está um dos motivos: o Ministério da Saúde aponta que o uso do equipamento pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. Vale lembrar que ele não deve ser item obrigatório apenas de motociclistas, mas também de quem anda de bicicleta, patinete etc.