OS MINERALOCORTICÓIDES SÃO HORMÔNIOS esteróides envolvidos na regulação de sódio e água corporal através da regulação do transporte de sódio em tecidos epiteliais. Além disso, exercem efeitos importantes sobre o sistema cardiovascular e o sistema nervoso central.
Mineralocorticóides são uma classe de hormonas esteróides, sendo a aldosterona o principal, que são produzidos na Zona Glomerulosa da Glândula Adrenal (Supra-renal). Possuí influência no equilíbrio electrolítico (balanço de íons e água) do corpo.
Qual a diferença entre glicocorticoides e mineralocorticóides?
Os glicocorticóides atuam sobre o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, enquanto os mineralocorticóides atuam no metabolismo de eletrólitos, especialmente sódio e potássio, e no equilíbrio hídrico.
Os mineralocorticoides são produzidos no córtex adrenal, em uma região denominada zona glomerulosa. O fluxograma abaixo ilustra o funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise e sua ação no processo de produção dos hormônios adrenocorticais.
O que participam da produção de Mineralocorticoides?
Mineralocorticoides. A produção dos mineralocorticoides são regulados pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAA). A causa mais comum de excesso de mineralocorticoides é o hiperaldosteronismo primário, que é a produção excessiva de aldosterona na zona glomerulosa.
Os corticoides são substâncias utilizadas para reduzir inflamações ou atividade do sistema imunológico do corpo. Dessa forma, os efeitos do corticoide alteram a ação do hormônio cortisol, influenciando no funcionamento de células da pele, tecido gorduroso ou ossos.
Os corticosteroides reduzem a capacidade do corpo em combater infecções reduzindo a inflamação, normalmente quando são tomados por via oral ou administrados na veia. Devido a esse efeito colateral, eles são usados com extremo cuidado quando infecções estão presentes.
Ou seja, o cortisol por meio de alças de feedback negativo atua no hipotálamo inibindo a produção de CRH (Hormônio liberador de corticotrofina) e consequentemente leva a inibição da produção de ACTH, e também atua diretamente na hipófise anterior reduzindo a produção de ACTH.
Qual o hormônio mais importante Mineralocorticoides das glândulas suprarrenais?
O córtex adrenal produz três principais tipos de hormônios esteroides a partir do colesterol. Mineralocorticoides – o principal representante é a aldosterona, que é responsável pelo equilíbrio do sódio e pótássio no corpo.
Quando passamos por situações de estresse, realizamos atividades físicas ou após acordar, a glândula pituitária reage, e o cortisol é liberado nesse processo. Vale ressaltar que os receptores de cortisol agem de formas diferentes no organismo.
O tumor adrenal pode estar localizado em qualquer lugar da glândula adrenal. Ele pode ser encontrado no córtex (camada externa) ou medula (camada interna) da glândula, bem como junto à coluna vertebral e os grandes vasos sanguíneos. O córtex é responsável pela produção de hormônios como o cortisol e a aldosterona.
As glândulas adrenais são formadas por duas partes. Medula: A parte interna secreta hormônios, tais como adrenalina (epinefrina), que ajudam a controlar a pressão arterial, a frequência cardíaca, a produção de suor e outras atividades que também são reguladas pelo sistema nervoso simpático.
Os níveis baixos do hormônio também podem prejudicar a saúde, apresentando sintomas ou desencadeando doenças, como a insuficiência adrenal. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia explica que, em um organismo com funcionamento normal, a hipófise produz ACTH, hormônio que estimula a produção de cortisol.
A medula da suprarrenal produz noradrenalina e adrenalina, denominadas catecolaminas. 4 – A adrenalina e a noradrenalina são hormônios importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo, diante de condições de estresse, tais como emoções fortes, infecções, doenças graves, entre outros.
Grupo de CORTICOSTEROIDES associado principalmente com o equilíbrio da água e eletrólitos. Isto se realiza mediante o efeito sobre o TRANSPORTE DE ÍONS nos túbulos renais, resultando em retenção de sódio e perda de potássio.
Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.
Nosso corticóide natural é o cortisol, tem pico de concentração no sangue logo pela manhã, antes de acordar, sendo que produzimos o equivalente a 20 mg de hidrocortisona ou 5 mg de prednisona (que são corticosteróides sintéticos) ao longo de todo o dia.
Os corticóides ajudam a retardar e interromper os processos que tornam as moléculas envolvidas na sua resposta inflamatória. Estes esteróides também reduzem a atividade do seu sistema imunológico, afetando a função das células do sangue chamadas glóbulos brancos.
*Eles aumentam a disponibilidade de ener- gia para o nosso organismo para ajudar a combatermos doenças. *Eles apresentam também uma ação anti- inflamatória e imunossupressora, ou seja, eles diminuem a capacidade de defesa do organismo, impedindo uma resposta exa- gerada do organismo contra agentes a- gressores.
Os corticoides estão presentes em boa parte das farmácias espalhadas por todo o país, e podem ser encontradas pelos nomes Prednisona, Dexametasona, Hidrocortisona, Betametasona, Triancinolona e Fludrocortisona e podem ser encontrados em diferentes formas, como comprimidos, cremes, pomadas, injeções e sprays nasais.
Qual a diferença entre glicocorticóides e mineralocorticoides?
Os receptores dos glicocorticoides estão distribuídos em diversos tecidos do corpo, interferindo desde o metabolismo de carboidratos e proteínas até a regulação de mecanismos de defesa do organismo. Enquanto isso, os receptores dos mineralocorticoides estão presentes, majoritariamente, nos órgãos excretores.
A glândula supra-renal (ou adrenal, como também é conhecida) faz parte do sistema endócrino e está localizada acima de cada rim. Elas são divididas em córtex e medula. O córtex é responsável por produzir hormônios como a aldosterona, cortisol e alguns hormônios sexuais.
O ACTH é secretado na corrente sanguínea e chega até a glândula suprarrenal, onde desempenha sua função. Ele não atua em toda a suprarrenal, mas sim no córtex da suprarrenal, onde há receptores para ACTH.