Utilize PROCV quando precisar encontrar itens em uma tabela ou um intervalo por linha. Por exemplo, procurar o preço de uma peça automotiva pelo número da peça ou encontrar o nome de um funcionário com base na ID do funcionário.
De uma forma resumida, a função PROCV diz: =PROCV(O que pretende procurar, onde pretende procurar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a devolver, devolver uma combinação Aproximada ou Exata – indicada como 1/VERDADEIRO, ou 0/FALSO).
Usando a função VLOOKUP/PROCV, é possível pesquisar uma informação a partir de outra. Aqui está nossa tabela com as informações: Podemos, por exemplo, procurar o plano de um aluno usando o seu nome como referência.
Utilize PROC, uma das funções de pesquisa e referência, quando for necessário analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna. Por exemplo, digamos que você sabe o número de identificação de uma peça automotiva, mas não sabe o preço.
Bastante popular, essa função pode se tornar uma ótima facilitadora em relação a análise das suas planilhas. Neste exemplo, a fórmula ficou “=PROCV(A2;B2:B9;1;0)” (sem aspas), pois o Excel está procurando o valor de R$ 2.000 na Coluna 2.
Matriz tabela: deve ser feita a seleção da matriz tabela em que se deseja realizar a busca, ou seja, o intervalo onde estão as informações; Nº índice coluna: deve escolher qual coluna que contém o dado desejado, relacionado ao argumento selecionado; Procurar intervalo: pode ser colocado 1 (verdadeiro) ou 0 (falso).
A função PROCV pertence à categoria pesquisa e referência. Seu objetivo é fazer uma procura na primeira coluna de uma matriz (base de dados) e retornar o valor na mesma linha de uma coluna especificada por você.
Como não é possível pesquisar dois critérios com PROCV, nós criamos um “único critério” com os vários critérios que temos. Para isso, faremos a “junção” das colunas Nome e Mês, em uma coisa só. A função do Excel que nos ajuda com isso é a CONCAT (ou CONCATENAR, dependendo da sua versão do Excel).
A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”. Colocamos tudo isso junto e sem espaçamento para você visualizar como deverá digitar o conteúdo das linhas e da coluna.
A fórmula PROCX tem o funcionamento parecido com as funções PROCV e PROCH, então se você já as conhece ficará mais fácil de compreender. Mas não se você não conhece fique tranquilo, pois iremos te explicar passo a passo. Primeiramente vamos utilizar como exemplo a planilha com código e nomes de produtos abaixo.
O erro “#VALOR!” no PROCV pode ocorrer em dois cenários. O primeiro é quando a célula pesquisada, sendo a primeira digitada no argumento, tem mais de 255 caracteres. Neste caso, basta ir até a célula correspondente e corrigir o valor. A segunda situação é referente ao número de colunas.
As tabelas dinâmicas são ferramentas extremamente úteis para analisar grandes conjuntos de dados de forma rápida e eficiente. Com a fórmula PROCV, é possível criar uma tabela dinâmica ainda mais dinâmica e personalizada.
Tabelas e matrizes têm um layout tabular e seus dados vêm de um único conjunto de dados, criado em uma única fonte de dados. A principal diferença entre tabelas e matrizes é que as tabelas podem incluir apenas grupos de linhas, enquanto as matrizes têm grupos de linhas e grupos de colunas.
A próxima informação a definir no método é o número do índice da coluna. Contando da esquerda à direita, é o número que corresponde à coluna do dado que você deseja buscar. Ou seja, o usuário geralmente vai usar a PROCV com um dado que já tem, que pode ser um identificador.
A função SEERRO() é expressa da seguinte forma: SEERRO(valor; [valor_se_erro]). Que retorna o primeiro argumento se não for um valor de erro. Caso contrário, retorna o segundo argumento (se presente) ou um valor vazio se o segundo argumento não existir.
Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As tabelas dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel.
Um estilo de tabela é um conjunto de atributos de formatação de tabelas, como bordas de tabela e de coluna e traçados de linha, que podem ser aplicados em uma única etapa. Um estilo de célula inclui itens de formatação, como margens internas de célula, estilos de parágrafo, bordas e preenchimentos.
Vamos dar um exemplo de uma fórmula simples. Na planilha, clique na célula em que você deseja inserir a fórmula. Digite = (sinal de igual) seguido pelas constantes e operadores (até 8192 caracteres) que você deseja usar no cálculo. Para nosso exemplo, digite =1+1.
Clique com o botão direito na guia da planilha e selecione Mover ou Copiar. Marque a caixa de seleção Criar uma cópia. Em Antes da planilha, selecione onde deseja colocar a cópia. Selecione OK.