As emoções facilitam nosso desenvolvimento social. Por meio das emoções podemos expressar de forma simples e natural o que sentimos em determinadas situações sejam elas boas ou ruins. Sendo assim, na perspectiva social, as emoções são fundamentais.
Sentimentos desempenham um papel importante na regulação emocional. Eles nos ajudam a avaliar nossa resposta emocional a situações e a ajustar nosso comportamento de acordo. Sentir-se triste após uma perda, por exemplo, faz parte do processo de luto e pode eventualmente ajudar na adaptação à nova realidade.
O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de uma decisão, além das sensações físicas que são sentidas como conseqüência de amar, por exemplo.
São moldados por experiências passadas, crenças, memórias, personalidades e pensamentos ligados a uma emoção específica. Enquanto as emoções estão associadas a reações corporais, ativadas por neurotransmissores e hormônios liberados pelo cérebro, os sentimentos são a experiência consciente de reações emocionais.
A Função das Emoções: como lidar com as emoções e sentimentos | Psicóloga Cristiane Garcia
Onde nasce o sentimento?
As emoções vêm pelo que nós pensamos a respeito das situações decorridas. Portanto, o que sentimos depende da forma que vemos ou interpretamos nossas vidas e as emoções ou sentimentos são resultado disso.
Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).
O amor é o sentimento mais poderoso pra tudo que importa ao ser humano. Ele é capaz de transformar, acolher, acalmar e, principalmente, fraternizar. Celebre hoje e sempre! E espalhe seu amor a todos que encontrar!
Primárias: são aquelas facilmente perceptíveis pelas pessoas, como o medo e a alegria. Secundárias: não são tão fáceis de notar, como por exemplo, o nervosismo, a culpa ou a vergonha. De fundo: são as não perceptíveis, como a calma ou fadiga.
Os sentimentos são importantes para entender se nossas necessidades básicas estão sendo atendidas. As necessidades básicas envolvem desde se sentir protegido, até ganhar carinho e afeto. Eu fico muito feliz em ganhar um abraço ou receber um elogio.
As emoções podem nos aproximar ou afastar de determinadas pessoas, lugares e situações. Pelo ponto de vista biológico, as emoções provocam alterações no corpo e provocam a liberação de adrenalina, serotonina e dopamina, por exemplo. Esses hormônios têm o poder de provocar alteração fisiológicas, físicas e psíquicas.
Sentir é uma forma de praticar a escuta atenta e exercitar a empatia. A conexão com os sentimentos é uma maneira de nos conhecermos a nós mesmos e aos outros. É comum associar o aprendizado à razão e à capacidade humana do raciocínio lógico.
Qual a importância dos sentimentos para os seres humanos?
As emoções trazem significados e conexões para nossa vida. Elas servem como uma forma de comunicação entre as pessoas. Há seis emoções básicas: as emoções agradáveis (amor e alegria) e as emoções desagradáveis (tristeza, raiva, medo e nojo).
O sentimento é o poder mais importante, é ele que vai vibrar a frequência do que eu quero para minha vida. O campo do coração é cinco mil vezes mais potente que o campo do cérebro, o sentimento é que gerar a frequência que vibramos, atraindo aquilo que queremos.
Um sentimento é uma representação mental do estado do corpo do sujeito consciente, a percepção do estado do corpo, ao passo que a emoção é uma reação a um estímulo e o respectivo comportamento associado (por exemplo, uma expressão facial).
Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos. A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros.
Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.
Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar). Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).
No coração das nossas emoções estão áreas específicas do cérebro, como a amígdala e o hipocampo. Essas regiões são responsáveis por processar informações sensoriais e desencadear respostas emocionais.
Os sentimentos são acessíveis apenas à própria pessoa, enquanto as emoções podem ser observadas pelos outros; As emoções são uma reação imediata a um estímulo e dependem da relação com o mundo exterior para existir, enquanto os sentimentos são independentes.