O que é e qual a função do sistema de freio em um veículo? O sistema de freio automotivo é composto por uma série de componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo. Além disso, ele também é responsável por manter o carro parado quando estacionado.
Como funciona o sistema de freios de um automóvel?
O sistema de freios funciona através da conversão da energia cinética do veículo em calor através do atrito entre as pastilhas de freio e o disco de freio (ou entre as lonas de freio e o tambor, no caso de freios a tambor).
Quais os 3 tipos de sistemas de freio existentes atualmente?
Sem eles, poucas pessoas se atreveriam a dirigir um carro nos dias atuais, mas, com eles, é necessário seguir a manutenção correta e em dia. Neste post, vamos falar detalhadamente sobre cada um e qual é o tipo de freio mais seguro para o seu veículo. Confira! Existem três tipos de freios: a disco, a tambor e ABS.
Os servo-freios de bomba ATE são os primeiros servo-freios a serem usados em corridas de automóveis – na lendária Mercedes-Benz Silver Arrow. Teves cedo se apercebe de que os freios de disco são tecnicamente superiores aos freios de tambor e o trabalho de desenvolvimento começa no mesmo ano em Frankfurt.
O que é e qual a função do sistema de freio em um veículo? O sistema de freio automotivo é composto por uma série de componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo. Além disso, ele também é responsável por manter o carro parado quando estacionado.
O circuito de freio de serviço é um circuito chamado de duplo, na qual ar fica retido na alimentação da válvula de comando e só é liberado quando o pedal do freio é ativado. Se ocorrer queda de pressão no circuito dianteiro o traseiro continuará funcionando normalmente.
Esse é o freio mais moderno e mais seguro, porque trava totalmente o automóvel mesmo em alta velocidade. Esse sistema de freio detecta a forma como a frenagem é aplicada nas quatro rodas. Assim, o freio ABS identifica qualquer problema que possa causar derrapagem ou deslizamentos.
O freio a disco é o mais popular dentre os sistemas, equipando desde automóveis mais populares, até carros de luxo e superesportivos. É considerado muito eficiente e seguro.
O freio do carro possui um fluido que é uma espécie de um óleo lubrificante, responsável por transmitir a pressão do pé para as rodas do carro, fazendo o veículo frear. No entanto, quando esse fluido está gasto ou com um nível abaixo do indicado, o sistema de frenagem fica comprometido.
Os freios traseiros menores do que os dianteiros não tem relação com cortes de custos ou algo do gênero. A resposta é bastante simples: mais de 80% da força de frenagem é feita pelas rodas dianteiras. Por isso, os freios dianteiros são maiores que os traseiros.
O freio motor consiste em uma espécie de mecanismo complementar para frenagens mais longas, especialmente nos trechos mais íngremes das rodovias. Sabe quando você simplesmente tira o pé do acelerador e o carro, automaticamente, já começa a desacelerar? Em resumo, é esse sistema em atuação.
O disco de freio é uma peça de formato circular e achatado, que fica presa ao cubo de roda e acompanha seu movimento. Ele é responsável por promover a desaceleração e a parada do veículo por meio do atrito das pastilhas em sua superfície.
A função do servo de freio é ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio. O processo ocorre por meio da diferença de pressão entre o vácuo gerado pelo motor ou bomba de vácuo e a pressão atmosférica, amplificando a força de atuação sobre o cilindro mestre e proporcionando maior conforto ao motorista.
Itens como a pastilha de freio, o disco de freio, e o fluido de freio, são muito importantes no sistema de freios e devem ser checados com frequência. A revisão de todo o sistema de freios do seu carro deve ser feita periodicamente a cada 10.000 km.
Quando a roda gira, o disco gira junto com ela. Sempre que o motorista aciona o pedal de freio, uma pinça fixa, que carrega as pastilhas dentro dela, "morde" o disco sempre que há o atrito entre as pastilhas. Isso causa a desaceleração e a frenagem completa do carro.
Atualmente, existem diversos tipos de freio, que podem ser utilizados em diferentes categorias de carro. Os dois tipos de freio mais comuns são o freio a disco e o a tambor. Conheça as particularidades de cada um.
Conforme o engenheiro mecânico Rubens Venosa, da Motor-Max, o acionamento é feito por um sistema hidráulico. Ou seja, o fluido de freio aciona os cilindros instalados nas rodas. Com isso, as pastilhas, ou lonas, são pressionadas contra os discos, ou tambores, desacelerando o veículo.
O freio de imobilização, também conhecido como freio de estacionamento ou freio de mão, é um sistema presente em veículos automotores que tem como objetivo manter o veículo parado quando ele está estacionado ou em situações em que é necessário imobilizá-lo temporariamente.
✅Dicas Da esquerda para a direita, a ordem dos pedais é: embreagem, freio e acelerador. O pé direito aciona o freio e acelerador. Sempre deixe o calcanhar apoiado no chão do carro para facilitar o movimento do pé na hora de alternar entre os 2 pedais.
A princípio, os carros possuem dois tipos de freios de serviço, aqueles que param o veículo durante a condução: o freio a disco e o freio a tambor. Além disso, a maioria dos automóveis contam com freios de estacionamento e freios ABS, que servem como um suporte para situações mais emergenciais.
O sistema de freio a disco conta com uma série de componentes que atuam em conjunto de modo a realizar a frenagem, tais como o cilindro mestre (responsável pelo fornecimento de fluido), os tubos de metal (por onde passa o fluido), o pedal de freio, os cilindros de roda, as pastilhas e os pistões.
O Sensor do freio envia o sinal para a UCE, que ao receber essa informação aciona as luzes de freio. Essa informação também é utilizada nos veículos equipados com piloto automático. Quando o condutor tocar no freio, o sensor envia o sinal para a UCE que aciona as luzes de freio e desabilita o piloto automático.
A VÁLVULA PEDAL é responsável pelo comando dos circuitos de freio dianteiro e traseiro. Esse é um item de segurança e se houver vazamentos, por exemplo, o motorista poderá ter dificuldades para frear o caminhão.