A função textual identifica-se com a oração que desempenha a função de construir uma mensagem, assim como o significado textual, a partir da relação do texto com o contexto social.
As funções da linguagem estão relacionadas ao objetivo de um texto, que pode apresentar uma ou mais funções. Assim, você pode ser o(a) emissor(a) de um texto que exibe emoções e, portanto, tem função emotiva ou expressiva, ou que valoriza os elementos poéticos e apresenta, então, função poética.
Os tipos textuais definem as características estruturais e gramaticais dos textos, ou seja, definem as estruturas sintáticas mais utilizadas, as classes de palavra com maior evidência, os elementos que compõem os tipos e o objetivo linguístico de cada categoria, o que cada tipo deseja expressar ao seu leitor.
A função textual identifica-se com a oração que desempenha a função de construir uma mensagem, assim como o significado textual, a partir da relação do texto com o contexto social.
São estruturas que possibilitam a construção de textos diversos. São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Chamamos de gênero textual as classificações criadas para agrupar textos de acordo com as suas características. Existem diversos tipos de gêneros textuais, que vão desde o romance e a fábula, até a bula de medicamentos, passando ainda por notícias. Alguns textos podem ainda ser compostos por mais de um gênero textual.
Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva. conativa. metalinguística.
Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar.
Neste resumo, você entenderá melhor cada uma das seis funções da linguagem: metalinguística, fática, emotiva, apelativa, poética e referencial. Conheça os usos principais de cada uma delas e, ainda, observe exemplos.
A função TEXTO permite que você altere a maneira de exibir um número aplicando formatação a ele com códigos de formatação. Isso é útil quando você deseja exibir números em um formato mais legível ou deseja combinar números com texto ou símbolos.
Texto que narra as ações de personagens em determinado tempo e espaço. O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração.
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.
Tipologia textual são os diferentes tipos de textos criados em determinados contextos, que dependem da intenção e necessidade de comunicação. Ou seja, esse tipo de classificação de um texto depende do seus aspectos sintáticos, tempos verbais empregados, objetivo comunicativo, etc.