Qual é o tempo de garantia de um motor retificado? Por ser considerado um bem durável, o prazo de garantia de um motor retificado é de 90 dias, contados a partir da data em que foi realizado o serviço.
Irrestringível, irrenunciável e inegociável. O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.
O Código de Defesa do Consumidor prevê o prazo de 90 dias de garantia para bens duráveis, como é o carro de carros/caminhões/motos. Então a garantia de 90 dias é de todo o veículo e não somente do motor.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
geralmente é de 9 meses ou 1 ano. Se for de 09 meses, o consumidor terá 1 ano para acionar a garantia em caso de defeitos, pois é feita a soma da garantia contratual com a legal de 03 meses ou 90 dias.
Como funciona a garantia dos motores que eu monto aqui na oficina
Qual a garantia de um motor recondicionado?
Porém, mesmo com essas possibilidades, a melhor maneira de saber sobre um motor retificado é solicitar ao vendedor os recibos da retífica. Dessa forma, você pode entender quais reparos foram feitos e em que circunstâncias. O prazo de garantia de um motor retificado é de apenas 90 dias.
Quando é necessário fazer a retífica do motor? A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.
Retificar o motor é o jeito mais eficiente e econômico de expandir a vida do seu automóvel e aumentar o valor na hora da revenda. Algumas das peças do veículo não possuem desgaste natural, e por isso podem ser mantidas, ajudando o proprietário a economizar dinheiro mesmo na hora de retificar um motor.
Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. O que, nos carros a gasolina/etanol, costuma ser algo entre 200 e 300 mil km.
O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.
Esta cobertura deve incluir a parte elétrica, suspensão, seus componentes, e qualquer problema que apareça no veículo durante o prazo de 90 (noventa) dias desde que ele foi entregue ao comprador. Esta obrigação está citada no artigo 26 do CDC (Código de Defesa do Consumidor): "Art. 26.
Como saber se a retífica foi bem-feita? Para saber se a retífica do motor foi bem-feita, você deve observar seu carro atentamente nos primeiros 1000 km rodados depois do serviço, lembrando de manter a água e o óleo dentro dos limites adequados.
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente. Tudo que é novo exige maior cuidado.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 26, inciso II, diz que o consumidor tem até 90 dias para reclamar dos defeitos apresentados no fornecimento de serviço e de produtos duráveis. Portanto, dentro desse prazo, ele pode contestar a mal-feitura do serviço e ainda solicitar a refação.
Na etapa de amaciamento, assim que você receber o motor retificado é importante que ligue a chave do carro e deixe o propulsor aquecer em marcha lenta durante um tempo, até que a ventoinha seja acionada duas vezes.
O custo inclui não apenas o serviço de mão de obra do profissional que realizará a retífica, mas também o preço das peças de reposição necessárias, possuindo uma grande variação em seu valor.
Todo motor vai consumir óleo e quando passou por retífica consome até um pouco mais até o amaciamento completo. Sugiro logo a troca e depois complete normalmente. Seu motor ainda está assentando, consome óleo e desgasta um pouco algumas peças até assentar ou amaciar como dizem.
Com o serviço feito é quase como se o motor fosse novo. Ou seja, é preciso rodar os primeiros 1.000 km após a retífica sem abusar do veículo usando altas rotações, aquela dica típica de amaciamento. Durante esse período cheque o nível o óleo e do líquido de arrefecimento.
Um recondicionamento geral prevê a troca de componentes como bronzinas, anéis e pistões, além da “usinagem” de peças como virabrequim, bielas, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros. Porém, muitos projetos de motores permitem consertos parciais.
No caso dos motores Ciclo Otto (gasolina, etanol), eles começam a dar sinais de cansaço a partir de 200 ou 300 mil km. O motor diesel em geral dura mais e pode até ultrapassar um milhão de quilômetros.
A retífica pode ser uma boa opção para motores que apresentam problemas em peças específicas, como pistões, anéis ou bronzinas. Já a troca do motor pode ser necessária em casos de problemas mais graves, como quebras no bloco do motor ou no cabeçote.
Se o seu carro está com excesso de fumaça saindo pelo escapamento, com um consumo elevado de óleo lubrificante, baixa potência, barulhos vindo do motor e, principalmente, se já tem mais de 200 mil km rodados, chegou a hora de retificar o motor.
Se quiser se certificar de que o motor nunca foi mexido, dê uma espiada em sua fixação. “É possível verificar marcas nos parafusos que fixam as tampas e componentes do motor.