A grama amendoim (Arachis repens), também conhecida como amendoim rasteiro, amendoinzinho e amendoim forrageiro é nativa do Brasil. Esse tipo de gramado não demanda de cuidados e podas feitas por meio de tesouras de jardim e aparadores de grama.
A grama-amendoim tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e pisões. Por isso, prefira usá-la como forração de vasos ou em áreas de pouca passagem. Se reforçar o cuidado adotando uma plaquinha de "não pise na grama", as flores estarão sempre enfeitando seu gramado.
De nome científico Arachis repens, a grama-amendoim é uma planta nativa da América do Sul, que apesar de ser da mesma família do amendoim, não produz fruto, apenas uma pequena flor amarela. A espécie pode chegar até 20 cm de altura, e o seu florescimento ocorre principalmente durante a primavera e o verão.
Qual a diferença entre grama amendoim e amendoim forrageiro?
A grama amendoim (Arachis repens), também conhecida como amendoim rasteiro, amendoinzinho e amendoim forrageiro é nativa do Brasil. Esse tipo de gramado não demanda de cuidados e podas feitas por meio de tesouras de jardim e aparadores de grama.
Mas não é só! Além de sua expansão horizontal, o amendoim forrageiro surpreende com raízes que podem alcançar até 1,6 metros de profundidade, conforme estudos da Embrapa.
A grama amendoim requer pouca manutenção. Ela pode crescer bem em uma variedade de condições de solo e não necessita de muita água, tornando-a resistente à seca.
A grama amendoim é uma planta que prefere sol pleno, ou seja, ela se desenvolve melhor quando exposta diretamente à luz solar por pelo menos 6 horas por dia. Ela pode tolerar alguma sombra parcial, mas seu crescimento pode ser afetado se não receber luz solar suficiente.
Aplique o herbicida quando a grama amendoim estiver com pelo menos 10 centímetros de altura. Aplique o herbicida em um dia seco e sem vento. Aplique o herbicida se possível focado somente nos focos de ervas daninhas. Leia atentamente as instruções do fabricante do herbicida antes da aplicação.
A preparação do solo é com adubo orgânico, basta misturá-lo à terra. Outro detalhe importante sobre o solo é que precisa ter uma boa capacidade de drenagem da água. Portanto, a terra deve ser mais leve.
O plantio do amendoim precisa ser feito em temperaturas ideais para a cultura, além de boa umidade no solo. Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e estados do Sul, ele é semeado na época das águas, de setembro a novembro. Na Bahia e Paraíba o plantio é feito em abril e maio, no sequeiro.
Quanto tempo a Grama-amendoim demora para alastrar?
Quanto tempo leva para o amendoim forrageiro crescer? O amendoim forrageiro geralmente leva cerca de 30 a 60 dias para se estabelecer e começar a se espalhar.
Quantas mudas por metro quadrado de grama amendoim?
Quantas mudas utilizo por metro quadrado? Indicamos usar de 45 a 90 mudas por metro quadrado, plantadas de 10 em 10cm ou de 20 em 20cm, considerando que quanto mais fechado mais rápido o crescimento.
Os herbicidas paraquat e clorinuron etil são os que menos afetam a produção de MS do amendoim-forrageiro e apresentam menor toxidade nas doses usualmente recomendadas para outras leguminosas. O paraquat não altera a produção de MS e apresenta menor toxicidade nas doses testadas.
Além disso, é recomendado utilizar um fertilizante mineral rico em fósforo, potássio e nitrogênio durante o período de crescimento. Uma boa opção de adubo para o amendoim é um fertilizante NPK com formulação 10-10-10 ou 5-10-10, que deve ser aplicado antes do plantio e durante o desenvolvimento da planta.
A variedade Axonopus sp, dentre as disponíveis no mercado é que mais resiste as condições de menor luminosidade. Esse tipo de grama é bastante conhecida como São Carlos, também pode ser chamada de grama tapete, grama sempre verde e grama curitibana.
essa grama amendoim só pode ser feita a poda. primavera e verão ok. é esse tipo de poda de rejuvenescimento. o máximo que você consegue fazer. uma pequena poda de leve no período de de inverno.
A planta do amendoim é uma planta herbácea, com caule pequeno e folhas compostas e pinadas, contendo quatro folíolos de formato elíptico e com inserção alternada. Possui abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30–50 cm de profundidade.