Qual é a habilidade do descritor 18?

D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em download.inep.gov.br

Qual a função do descritor 18?

Descritor 18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz a habilidade EF02LP18?

(EF02LP18) Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em referencialcurriculardoparana.pr.gov.br

Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF12LP18?

Apreciação estética/Estilo (EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em o.institutoreuna.org.br

Qual é a habilidade do descritor?

Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno relacionar informações, inferindo quanto ao sentido de uma palavra ou expressão no texto, ou seja, dando a determinadas palavras seu sentido conotativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Descritores: o que significam e como são utilizados na prática?

O que diz a habilidade EF89LP04?

A habilidade EF89LP04 consiste em: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual a habilidade do descritor 19?

Com este descritor, pretende-se avaliar a habilidade de o estudante em identificar o efeito de sentido decorrente das variações relativas aos padrões gramaticais da língua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

O que significa a habilidade EF01LP18?

A habilidade EF01LP18 consiste em: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que diz a habilidade EF15AR12?

(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. Criar sequências de movimentos de dança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em referencialcurriculardoparana.pr.gov.br

Qual é a habilidade EF01LP09?

Todos os campos de atuação AnáliseAnálise linguística / semiótica (Alfabetização) (EF01LP09) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre seus sons e suas partes (aliterações, rimas entre outras).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pinhalzinho.sp.gov.br

Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15LP18?

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nte.seed.ap.gov.br

O que é a habilidade EF02MA18?

A habilidade EF02MA18 consiste em: Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que diz a habilidade EF01LP05?

A habilidade EF01LP05 consiste em: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que é o descritor D18?

D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em download.inep.gov.br

Qual a diferença entre descritores e habilidades?

Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mariprof.me

Qual a habilidade do descritor 17?

Descritor 17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz a habilidade EF15AR16?

EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em protagonismodigital.sed.ms.gov.br

Qual é a habilidade EF15AR04?

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em referencialcurriculardoparana.pr.gov.br

O que diz a habilidade ef69ar10?

A habilidade EF69LP10 consiste em: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual o objetivo da habilidade EF01MA11?

Geometria (EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás. Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em efape.educacao.sp.gov.br

O que diz a habilidade EF01AR08?

Dança Contextos e Práticas (EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atendimentosme.epdvr.com.br

O que é EF01LP02?

EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que trabalhar com a habilidade EF15LP18?

A habilidade EF15LP18 consiste em: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que diz o descritor D15?

D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em provaparana.pr.gov.br

O que diz a habilidade EF03LP11?

(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, instruções de montagem, regras de jogo, regras de brincadeiras, entre outros textos do campo da vida cotidiana, compreendendo a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo próprio de cada gênero (predomínio de verbos no imperativo ou ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em efape.educacao.sp.gov.br