Trabalho e formas de organização social e cultural (EF06HI18) Analisar o papel do cristianismo na cultura, na política e na sociedade, durante o período medieval. O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.
A habilidade EF06LI18 consiste em: Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
A habilidade EF06HI08 consiste em: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
A habilidade EF06HI10 consiste em: Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Trabalho e formas de organização social e cultural (EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
A habilidade EF06HI14 consiste em: Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
A habilidade EF06HI09 consiste em: Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI15 Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Palavras-chave: Escravidão, sociedades ameríndias, sociedades africanas.
Estratégias de leitura Leitura (EF06LI09) Localizar informações específicas em texto. Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning) Estratégias de escrita:pré- escrita Escrita (EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
Duração: 2 a 3 aulas de 50 minutos. Código e Habilidade: (EF06LI05‐ES) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, do seu local de origem e da sua comunidade, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas. Título: Truth and Lies.
A habilidade EF06HI13 consiste em: Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
A habilidade EF06HI07 consiste em: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras, como os tupinambás, os caetés e outros grupos que ocuparam o litoral do atual Nordeste.
História: tempo, espaço e formas de registros (EF06HI04) Identificar e analisar as teorias sobre a origem do homem americano. As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Palavras Chave: Tempo; percepção de tempo; noções de tempo.
A habilidade EF07HI10 consiste em: Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI09 Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Palavras-chave: Grécia, Roma, Mediterrâneo, mediterranização.
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros), a fim de ampliar o vocabulário utilizado em contextos que sejam significativos para os estudantes.