O primeiro Fiat 500 foi produzido em 1936 e eram os menores carros já produzidos em massa. Na Itália, o Cinquecento dos anos 30 recebeu o apelido de “topolino”, ou seja, ratinho. Este carro permaneceu em produção até 1955. A Fiat foi fundada em Turim em 1888, sendo a sigla da Fabbrica Italiana Automobili Torino.
Porque o nome Fiat? (Faça te em latim) A Fiat, que em sua fundação recebeu o nome bastante complexo de Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili - Torino, ficou famosa pelo acrônimo Fiat, que em latim significa "faça-se".
Foi em outubro de 2009 que o Fiat 500 chegou ao Brasil. Aliás, no começo, a própria fabricante induziu o público a chamar o compacto premium de Cinquecento (500, em italiano). Mas por causa da dificuldade da pronúncia, a montadora voltou atrás e readequou o material, chamando-o de 500 (Quinhentos) mesmo.
Um novo 500 começou a ser desenhado em 2002, ano não muito tranquilo para a Fiat: 9,4% de queda nas vendas e prejuízo de 4,3 bilhões de euros. Daí a grande pressão sobre o designer Roberto Giolito, cuja missão era traduzir os conceitos do Nuova 500 para o novo milênio.
O Fiat 500 é conhecido por apresentar problemas na caixa de velocidades, como dificuldade para trocar de marcha, ruídos de trituração ao trocar de marcha, deslizar da marcha e luzes de advertência a surgirem no painel de instrumentos.
Fiat 500 (Cinquecento) foi um modelo de minicarro produzido pela Fiat na Italia, entre 1957 e 1975. Criado por Dante Giacosa, o carro utiliza a sigla ZFA 110 para a versão sedã e ZFA 120 para a versão Giardiniera.
Puramente EV, o 500 hoje vendido no Brasil é importado da fábrica de Mirafiori, na Itália, e equipado com motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, alimentado pela bateria de até 42 kWh. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e velocidade máxima de 150 km/h.
Com estreia no Brasil em agosto de 2021, o carrinho está disponível hoje zero km como ano-modelo 2022 por R$ 214.990. Entre suas características estão motor de 118 cv e 22,4 mkgf, 0 a 100 km/h em 9 segundos, velocidade máxima de 150 km/h e alcance de 227 km, conforme o Inmetro.
Outubro de 2009: “O 500 não é tão espaçoso quanto o Smart longitudinalmente, mas oferece mais espaço lateral e tem duas fileiras de bancos, onde cabem quatro pessoas. (…) O porta-malas tem capacidade para 185 litros.
O modelo da Honda e o Fiat 500 obtiveram os piores resultados entre os 11 testados na categoria pelo IIHS. Apesar de os modelos sub compactos tenderem a ficar com os piores resultados, mesmo em outras categorias é possível contar nos dedos das mãos os modelos que receberam classificação máxima do NCAP aqui no Brasil.
Em 2023, o 500 vendeu na Europa 165.277 unidades. Outra opção é o 500e de nova geração, neste caso apenas elétrico. É produzido na fábrica de Mirafiori, na própria Itália, e equipado com motor de 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm de torque, alimentado pela bateria de até 42 kWh.
Todos os Fiat 500 são importados e isso pesa um pouco mais na cotação do seguro. Motorização: 500 Cult (Motor Evo) - Popular motor Fire no Brasil, o mesmo que equipou durante anos o Palio e Uno, motor extremamente confiável e barato de manter.
Fiat: a marca carrega suas origens no seu nome já que F-I-A-T é uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”. As palavras são em italiano porque a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.
Fiat 500. Um dos carros mais icônicos da Fiat tem um nome que parece simples, mas não é. A pronúncia correta é em italiano, algo como “tchinquetchento”. Mas é comum ouvir “cinquecento”, “quinhentos” e até absurdos como “chicocento”.
O 500 Dolcevita é uma versão topo de gama que reúne o melhor do conforto, da tecnologia e de todo o estilo icónico 500, ao mesmo tempo. Se procura evocar o derradeiro ícone dentro de si, é de certeza um Dolcevita.
Quando se trata de eficiência de combustível, o Fiat 500 Cult é impressionante. Com uma média de consumo urbano de 8 km/l (álcool) ou 11,4 km/l (gasolina) e um consumo rodoviário de 9 km/l (álcool) ou 13 km/l (gasolina), este subcompacto oferece economia significativa para seus proprietários.
O modelo lançado pela primeira vez em julho de 1957 na Europa é símbolo do estilo italiano e conta com uma legião de fãs espalhados pelo mundo. No Brasil, ele desembarcou há 15 anos com seu design retrô remetendo ao Nuova 500. VEJA TAMBÉM: 'Sequestramos' o Fiat 500.
A Fiat anunciou que vai voltar ao mercado norteamericano com o 500. A versão de entrada do modelo custará cerca de 15 mil dólares (R$ 25.700). Já a versão top não saíra por menos de 19.500 dólares (R$ 33.400).
A resposta certa é 1936, quando o primeiro Fiat com nome 500 apareceu; originalmente o nome 500 era a cilindrada aproximada, no caso, 569 cm³. Mas é o Fiat nuova 500 de 1957 que todo mundo lembra, que foi base de inspiração para o Cinquecento moderno. Este, foi lançado também faz tempo: em 2007.
O Fiat 500 é muito conhecido por conta do seu design compacto e urbano. Com o câmbio automatizado Dualogic, ele ganha ainda mais praticidade. Por isso, ele se torna o modelo de carro ideal para quem precisa enfrentar o trânsito das grandes cidades diariamente.