Acredita-se que brincadeira tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para recreação.
Quando falamos que a cabra-cega atravessou gerações, isso não é um exagero. Acredita-se que a brincadeira tenha sido criada na China, por volta de 500 anos antes de Cristo. Então, é uma atividade muito antiga. Porém, ela só se popularizou de verdade na Era Vitoriana e na Idade Média.
O objetivo é que um jogador com os olhos vendados consiga agarrar e identificar um dos companheiros, através do toque e dentro de um espaço previamente definido. O jogador identificado passa a ser a “Cabra Cega”, e a dinâmica repete-se.
De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
Qual é o significado da brincadeira de cabra-cega?
O objetivo da brincadeira cabra cega é estimular a interação entre os participantes de forma divertida, desenvolver a audição e percepção sensorial, além de trabalhar a confiança e a coordenação motora.
Brincadeiras de criança: CABRA-CEGA - Origem, Como jogar, História
Como funciona a brincadeira da cabra-cega?
É NECESSÁRIO UM LENÇO OU PANO PARA AMARRAR À VOLTA DOS OLHOS DE UMA DAS CRIANÇA QUE SERÁ A CABRA-CEGA. OS PARTICIPANTES COLOCAM-SE DE MÃOS DADAS FORMANDO UMA RODA. A CABRA-CEGA FICA NO CENTRO DA RODA, E COM OS OLHOS VENDADOS COMEÇA A CIRCULAR TENTANDO PEGAR ALGÉM. QUEM FOR PEGO PASSA A SER O CABRA –CEGA.
Percebe-se que a variação ao nome atribuído ao jogo é fruto desses significados e sentidos. português) compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam sobre linhas no chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.
🙋Cobra-cega (ou cabra-cega) surgiu na Idade Média, como um jogo palaciano. As regras são simples: um dos participantes, de olhos vendados, procura agarrar e adivinhar quem são os outros. Aquele que for pego e tiver sua identidade revelada se torna o cobra-cega da vez!
No Brasil, a presença de uma cobra cega em um ambiente doméstico pode ser interpretada de várias maneiras, dependendo da cultura local e das tradições familiares. Uma das crenças mais comuns é que a cobra cega representa a chegada de mudanças ou transformações na vida da pessoa que a encontra.
Uma criança é escolhida para ser a pata cega, que terá os olhos vendados. Uma outra criança gira a pata cega, para que ela perca a noção de onde está. Quem gira a pata cega pergunta: "Pata cega, de onde você vem?".
12 brincadeiras antigas para se divertir com as crianças
Amarelinha. A amarelinha (também conhecida como jogo da pedrinha, maré e sapata, por exemplo) é uma brincadeira de antigamente muito conhecida em todo o país! ...
1.4. O professor menciona que o objetivo do jogo é que a "cabra cega" tente tocar em um dos outros "cabras", apenas se guiando pela voz. Os "cabras" devem se mover pelo espaço, desviando da "cabra cega" e tentando ajudá-la a encontrar os outros colegas. Demonstração prática do jogo (10 - 12 minutos):
Dizem os japoneses que nem sempre a cobra cega foi cega. Antigamente ela tinha olhos e enxergava muito bem. Mas tudo começou há muitos e muitos anos, antes mesmo dos sinos das montanhas passarem a ser tocados, todos os dias, ao amanhecer e ao entardecer no Japão. Havia naquele tempo, um jovem lenhador de nome Kihei.
A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil), em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano.
Acredita-se que a brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra- cega eram opção para ...
Regras do jogo: De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
A brincadeira acontece quando uma pessoa tem olhos vendados com um tecido e sai a procura dos outros integrantes, no intuito de descobrir quem é. Todas a vezes que a “cabra cega” acertar o nome da pessoa tira a venda dos olhos, venda a pessoa encontrada, que se torna a "cabra cega", e recomeça toda a diversão.
As origens de o Jogo são incertas, mas a grande maioria das teorias é unânime em apontar a Inglaterra como seu local de origem. Em uma reportagem de 2008, Justine Wettschreck diz que O Jogo provavelmente existe desde o início dos anos 90, e pode ter se originado na Austrália ou na Inglaterra.
Pesquisas de historiadores apontam que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C, e o jogo mais antigo conhecido chama-se “Mancala”, com origem africana.
A origem do jogo está na Roma Antiga, onde foi inspirado nos treinamentos militares dos soldados romanos. Naquela época, as crianças imitavam a marcação que eles faziam no chão para treinar e pulavam para lá e pra cá só de brincadeira. Hoje, a amarelinha é conhecida em muitos países.
Pipa. O que era usado, mil anos antes de Cristo, como forma de sinalização para mandar mensagens entre os campos chineses, logo tornou-se brincadeira infantil. A pipa, que também é conhecida como papagaio, arraia e quadrado, foi, após ter sido criada na China, para o Japão, Índia e, depois, ficou conhecida na Europa.
Historicamente, essa atividade começou a se constituir de fato como uma modalidade esportiva ao final da década de 1970. De acordo com o site da federação Internacional de Rope Skipping (FISAC-IRSF), o jogador de futebol americano Richard Cendali passou a criar novas formas de pular corda em seus treinos físicos.