Apesar de raro, o caso não é único no mundo. Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo. Quando uma mulher passa pela menopausa, normalmente entre 45 e 55 anos, não é mais possível engravidar naturalmente.
Uma indiana de 73 anos, Erramatti Mangayamma, tornou-se a nova mãe mais velha do mundo: depois de engravidar graças à fertilização in vitro, ela deu à luz gêmeos.
A indiana se tornou a mulher mais velha do mundo a ter um bebê. Ela deu à luz aos 72 anos! Daljinder superou o recorde anterior, de 2018, de Omari Panwar, que teve filho aos 70 anos de idade.
Uma mulher de 70 anos deu à luz gêmeos após um tratamento de fertilização in vitro, informou um hospital em Uganda. Na quarta-feira (29/11), Safina Namukwaya deu à luz um menino e uma menina por cesariana em um centro médico de fertilidade na capital, Kampala.
Mateus Teotônio veio ao mundo quando seu pai, José Henrique Prudêncio, tinha apenas 11 anos de idade. O morador de Minas Gerais se considera o pai mais novo do mundo.
O agricultor indiano Ramjit Raghav, 96 anos, se tornou o pai mais velho do mundo ao ter seu segundo filho. O cara bateu seu próprio recorde: em 2010 eles já tinha tido outro filho com Shakuntala, sua mulher de 52 anos.
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a japonesa Tomiko Itooka com 116 anos e 108 dias.
Com a ajuda da fertilização in vitro, o recorde mundial é de uma espanhola, María del Carmen Bousada Lara, que teve gêmeos em 2006, quando estava prestes a comemorar seus 67 anos. Ela morreu de câncer dois anos depois.
Engravidar em idades avançadas é um feito raro, tanto biológica quanto legalmente. Se natural, além da ausência de comorbidades, a mulher não pode ter entrado na menopausa — o que costuma ocorrer por volta dos 51 anos. No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Nascida em 27 de Setembro de 1933, no Peru, Lina Medina entrou para a história da medicina após se tornar a mãe mais nova do mundo: ela teve um filho aos cinco anos de idade. Ela teve um desenvolvimento sexual precoce e, com apenas oito meses de idade, teve sua primeira menstruação.
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha. Professora aposentada fez 60 anos em setembro e a caçula, Rebeca, nasceu no dia 8 de outubro na Santa Casa de Assis.
O pai mais velho de todos os tempos, pelo menos de acordo com o Guinness World Records, tinha 92 anos — embora ocasionalmente apareçam alegações não oficiais sobre homens ainda mais velhos.
Uma gravidez aos 10 anos é considerada extremamente arriscada. Especialistas apontam que há, aproximadamente, quatro vezes mais chances de mortes entre grávidas adolescentes, com 15 anos ou menos, do que entre as mais velhas.
Segundo a Resolução CFM nº 2.294/2021, a quantidade de embriões que podem ser transferidos em mulheres com mais de 40 anos é de até quatro. Assim, é possível engravidar aos 50 anos — no entanto, não se trata de algo simples, garantido ou, muito menos, acessível à maioria das pacientes.
O homem que viveu quase mil anos, Matusalém. ficou conhecido por ser a figura bíblica. que viveu mais tempo, exatos novecentos e sessenta e nove anos. Para se ter 1 ideia, se tivesse nascido na época de Abraão, teria vivido tempo suficiente para conhecer Davi?
Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Hoje o limite é de 50 anos, e a gente deve ver ainda esse limite baixar com a saída de novos estudos. Uma grande parte do impacto negativo da idade na fertilidade masculina advém das comorbidades.