Qual é a importância da Santa Ceia na vida do crente?
Na ceia, passamos a andar e viver, através do “novo e vivo caminho”, podendo desfrutar da comunhão com Deus. A morte e ressurreição de Cristo é vivenciada e decretada de uma vez por todas. Há confirmação de que o pecado e a morte foram rompidos pela vida abundante que é Jesus.
Qual a importância da Ceia do Senhor na vida do cristão?
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
A Santa Ceia é uma forma de nos sentarmos à mesa com Jesus e recebê-lo em nosso coração (Apocalipse 3:20). Os símbolos que representam a Ceia do Senhor são o pão e o vinho. O pão representa o corpo de Cristo que foi literalmente moído por nós.
Os 7 Fundamentos da Santa Ceia do Senhor (Estudo Bíblico)
O que nos ensina a Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor é ato sério e solene que traz à nossa memória o sacrifício vicário e expiatório que Jesus fez por nós na cruz, para perdoar os nossos pecados e restabelecer a comunhão entre o homem pecador e Deus santo!
O que significa tomar a Ceia indignamente na Bíblia?
Ao se achegar a mesa da comunhão é necessário que façamos de forma intencional, proclamando o Reino de Deus e a Salvação no Cristo. Portanto tomar a Ceia indignamente pode significar toma-lá apenas por tradição, sem consciência do porquê e para quem apontamos neste momento.
Segundo a Bíblia, o traidor é Judas Iscariotes – único da cena com o rosto parcialmente encoberto por uma sombra. Bem na frente dele, há um saleiro caído sobre a mesa. Pode se tratar de uma representação de mau agouro (uma pista deixada por Da Vinci, indicando qual dos 12 apóstolos era o traidor do Profeta).
A Bíblia não afirma que seja pecado não participar da ceia, mas eu aconselho que você procure uma igreja onde possa ser um membro fiel e participar regularmente da ceia e das atividades da congregação. A ceia nos anima, nos revela a dependência que temos de Deus e da comunidade e a necessidade de perdão.
A Ceia do Senhor não é apenas um benefício para nós, mas também um culto a Deus. Ela é uma forma de adorarmos a Deus pelo seu grande amor por nós em Cristo. Ela é uma forma de agradecermos a Deus pela sua maravilhosa salvação em Cristo. Ela é uma forma de testemunharmos a Deus e ao mundo a nossa fé em Cristo.
Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
A palavra cálice (do latim calix ou kylix do grego) indica copo ou taça comum para se beber, mas para os primeiros cristãos possuía um significado mais profundo, pelo fato de seu uso estar ligado ao divino ”Sacrifício”, isto é, ao cálice da paixão de Jesus da qual faziam memória na Ceia ou 'fração do Pão'.
A Santa Ceia é um meio de graça. Podemos dizer que é um símbolo, entendendo que a palavra tem sua origem no grego: “sýmbolon”, que podemos interpretar “àquilo que une” e não apenas representa algo. Na ceia, passamos a andar e viver, através do “novo e vivo caminho”, podendo desfrutar da comunhão com Deus.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. 26 E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
1Co 11.23-26: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
O que significa participar da Ceia do Senhor indignamente?
Isso reitera a posição de que tomar a ceia indignamente é comer e beber em desunião com os demais membros do corpo de Cristo, devido contendas ou menosprezo aos irmãos de classes sociais inferiores, como de fato estava acontecendo ali em Corinto.
Que tipo de sentimento está presente na Ceia do Senhor?
A Ceia naturalmente evoca os sentimentos primordiais envolvidos na celebração. No cristianismo primitivo, a cele‑ bração da Santa Ceia era uma festa. Chamada ágape ou festa do amor. Todos os cristãos reuniam ‑se em o nome do Senhor Jesus Cristo para a celebração na Ceia.
Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus. Existe um texto Bíblico mal compreendido por muitos cristãos no que diz respeito à Santa Ceia. Este verso, dizem eles, ensina que uma pessoa “indigna” não pode participar da Ceia.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.