Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.
O trabalho do designer gráfico é fundamental para o sucesso de uma marca. Ele impacta a comunicação visual da empresa de diversas formas, criando logotipos, materiais gráficos, interfaces de aplicativos e sites, e garantindo a consistência da identidade visual ao longo do tempo.
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O design da identidade visual vai determinar uma uniformidade estética em toda criação das peças de comunicação. Para isso, além do logotipo, engloba diversos outros elementos (que normalmente estão também presentes no logo) como cores, formas e tipografia.
O design agrega valor, já que combina estética à funcionalidade. Problemas são resolvidos por meio desse conceito, pois transforma ideias em soluções. Para as empresas, esse é um dos principais fatores de sucesso, tanto para proporcionar uma identidade visual forte, como também para a concepção de produtos.
Um bom design enfatiza a utilidade para qual o produto foi concebido e exclui qualquer coisa que poderia prejudicá-la. Para reforçar o segundo princípio, a qualidade estética de um produto influência nossas decisões de compra, nossa vida. Produtos são usados todos os dias e têm um efeito nas pessoas e em seu bem estar.
Além disso, o design também pode eliminar características desnecessárias do seu produto e da sua embalagem, utilizando a criatividade e agindo estrategicamente para criar soluções criativas para o seu público.
O conceito de design compreende a concretização de uma ideia em forma de projetos ou modelos, mediante a construção e configuração resultando em um produto industrial passível de produção em série (LÖBACH, 2001).
O designer gráfico é quem cria toda a parte visual de um material de divulgação. Ele produz logotipo, imagens, textos, diagramações, animações e infográficos que busca transformar uma ideia em algo visual e chamativo. Essa profissão pode trabalhar tanto para produção de plataformas tradicionais quanto digitais.
Traduzindo ao pé da letra, a palavra design significa “projeto” ou “desenho”. Quando adicionamos a palavra “gráfico”, estamos falando dos elementos visuais. Logo, design gráfico é desenvolver um projeto para solucionar um problema por meio de elementos visuais.
Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.
Por que o design é importante? Ele é fundamental porque otimiza a criação humana, combinando a estética à funcionalidade. Além disso, por meio dele, é possível agregar valor e gerar soluções mais eficientes, confortáveis, seguras e bonitas. Prova disso é que o senso comum o equipara a algo belo e bem-feito.
O design vai muito além da estética: ele é, principalmente, função — ou seja, a solução de um problema. E é exatamente aí que está a importância do conceito no design. A ideia é que ele entenda o objetivo e o traduza em forma de valor para o cliente.
Qual a importância do design na qualidade de vida?
Ao interagirem com a psicologia, os designers de interiores podem estimular as pessoas através do seu trabalho ao projetar lares felizes e escritórios harmônicos promovendo saúde e bem estar criando uma atmosfera ideal para cada tipo de ambiente e atividade exercida em qualquer tipo de espaço.
O papel do designer é usar sua expertise para solucionar problemas e encontrar novos caminhos e soluções para os problemas que surgem no dia a dia de um negócio. Para isso, ele precisa estar sempre um passo à frente, se antecipando às necessidades dos clientes e da sociedade.
Qual a importância do designer para o mercado atual?
O design é uma ferramenta poderosa para empresas e profissionais de marketing. Através do design é possível reforçar a identidade de uma marca, se diferenciar da concorrência, conectar-se emocionalmente com os clientes e melhorar a experiência geral do consumidor com a empresa.
Então, como definir um bom design? Um bom design é discreto, não causa atrito, cumpre sua função. É compreensível, dá pistas ao usuário de como ele funciona – ou, como define Norman, o bom design tem discoverability.
Os quatro princípios básicos do Design estão presentes em praticamente todas as (boas) peças publicitárias e demais (bons) materiais relacionados à Publicidade e ao Design. São eles: alinhamento, proximidade, contraste e repetição.
As principais características que este profissional deve possuir são: observação e criatividade aguçadas; sensibilidade artística; ousadia; senso estético; concentração; atenção aos detalhes; capacidade de análise, negociação e de saber ouvir críticas e sugestões; interesse pelas artes e habilidade para desenhar e de ...