Qual a função atual do Mercado Modelo?
A ideia é consolidar o Mercado Modelo como centro de cultura, artesanato, gastronomia e turismo, dotando-o de infraestrutura moderna e em perfeita harmonia com o patrimônio existente.O que encontramos no Mercado Modelo?
A primeira parada foi o Mercado Modelo, que fica logo abaixo do Elevador Lacerda. Lá você vai encontrar souvenires, roupas, instrumentos baianos, elementos do candomblé, doces, artesanatos e que não pode faltar uma culinária local como restaurantes tradicionais com sabores Baianos.Qual era a função do Mercado Modelo no passado?
Desde sua inauguração, o Mercado Modelo sempre teve um movimento agitado. Mas na época de sua inauguração, em 1912, ele servia a um propósito totalmente diferente. A grande estrutura abrigava um centro de abastecimento que fornecia uma imensa variedade de produtos frescos aos moradores da Cidade Baixa de Salvador.O que aconteceu no Mercado Modelo?
Em 1917, o Mercado sofreu o primeiro incêndio, com danos parciais. Em 1922, um segundo incêndio destruiu grande parte de sua estrutura. Um terceiro incêndio ocorreu em 1943, com danos parciais. Em 1º de agosto de 1969, ocorreu o último incêndio, que destruiu completamente o antigo Mercado Modelo.5 Segredos da Bahia - Mercado Modelo
Qual a importância do Mercado Modelo?
O Mercado Modelo é também um ponto de encontro e convivência, além de espaço de animação, artístico e cultural, o viver descontraído e movimentado dos boêmios e poetas, dos cantadores e barraqueiros.Por que o Mercado Modelo foi tombado?
Em 1971, após o incêndio de 1969 que destruiu o prédio original, o Mercado Modelo precisou mudar de lugar, sendo escolhida a 3° Alfândega como sua nova sede. A estrutura manteve seu estilo neoclássico, sendo esta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.Como o Mercado Modelo pegou fogo?
Não foram identificadas as causas do incêndio, tendo o edifício sido recuperado. 1969 – teve lugar a 1 de agosto, sendo considerado o mais grave de sua história, a ponto de inviabilizar a reconstrução do primitivo imóvel, cujos escombros necessitaram ser demolidos visando a segurança pública.O que era vendido no Mercado Modelo?
Situado entre a Casa da Alfândega e o largo da Conceição, o Mercado oferecia itens tão variados quanto hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé. Porém, logo em 1917, o prédio foi atingido por um primeiro incêndio, de pequenas proporções.Como era o subsolo do Mercado Modelo?
O subsolo do Mercado Modelo possui túneis sustentados por arcadas, redescobertos na última reforma, que foram construídos para ser uma cava para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Diz a lenda que era no subsolo que ficavam os escravos recém chegados.O que tem Debaixo do Mercado Modelo?
O projeto foi pensado como um local de preservação da história do Mercado Modelo ao destacar personagens como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara, ampliando o panorama cultural e artístico de Salvador. Com mais de 100 anos de existência, o mercado é tombado pelo Iphan há mais de cinco décadas.O que tem dentro do Mercado Modelo?
Com mais de 250 lojas, o Mercado Modelo oferece produtos típicos da Bahia, entre eles artesanatos, instrumentos musicas, comidas e vestuário. Você poderá sair de lá com todas as lembrancinhas que desejar.Quem administra o Mercado Modelo?
A empresa SALVADOR PREFEITURA ADMINISTRACAO DO MERCADO MODELO, com a razão social MUNICIPIO DE SALVADOR, opera com o CNPJ 13927801000220 e tem sua sede localizada na Praça Visconde de Cayru - Comercio, Salvador - BA, 40.015-170.O que é um modelo de mercado?
Introdução aos modelos de mercadoEm termos simples, ele articula como a empresa faz dinheiro, qual valor ela oferece aos consumidores e como ela se posiciona frente à concorrência.
O que era o Mercado Modelo antes?
História. O Mercado Modelo foi fundado em 1912, para ser um centro de abastecimento na Cidade Baixa, com localização privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. Em 1969, o mais violento entre cinco incêndios ocorridos ao longo do tempo fez com que o antigo imóvel fosse demolido.Qual é a história do Farol da Barra?
O Forte de Santo Antônio da Barra, foi o primeiro do Brasil, teve sua primeira edificação por volta de 1536, realizada pelo donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Coutinho. Entre 1583 e 1587, foi reformado e ampliado. Entre 1596 e 1602, o forte foi reconstruído, em pedra e cal, como uma torre octogonal.Onde os escravos ficavam presos em Salvador?
Os porões serviram até de abrigo para os escravos recém-libertados, que não tinham morada fixa, que viviam nas ruas de Salvador. Era uma senzala de acolhimento.Qual foi o primeiro mercado público do Brasil?
O mercado de São José na cidade de Recife, inaugurado no ano de 1875, foi o primeiro mercado com estrutura em ferro a se instalar no Brasil. O edifício segue as linhas arquitetônicas do mercado público de Grenelle de Paris, projetado pelo arquiteto A.Qual a importância do patrimônio tombado?
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.Qual foi o primeiro patrimônio tombado no Brasil?
Conjunto Moderno da Pampulha (MG)A Pampulha é o primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.