Os gêneros textuais cumprem uma importante função social quando o assunto é comunicação. Embora sejam muitos, apresentam peculiaridades que nos permitem identificá-los. Você já se deu conta da infinidade de situações comunicacionais às quais somos expostos ao longo de nossa vida?
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Qual a importância dos gêneros textuais no processo de ensino?
A adoção de práticas educativas que se baseiam no ensino da língua por meio de gêneros textuais é de grande préstimo no ambiente escolar, pois possibilita que o aluno compreenda de maneira mais eficiente as situações comunicacionais em que participa no seu dia-a-dia.
Por que é importante conhecer os diferentes gêneros textuais?
Os gêneros textuais possuem papel fundamental nesse contexto educacional. Sendo fator importante e significativo, meio metodológico para evidenciar as atividades práticas na sala de aula, conteúdo cotidiano efetivo no processo de apropriação da aprendizagem.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Qual o objetivo de trabalhar com gêneros textuais?
O trabalho com gêneros textuais buscou contribuir para a apropriação das diversas formas de dizer que circulam socialmente, possibilitando, ainda, o desenvolvimento de capacidades específicas inerentes à leitura, compreensão e produção de textos, com o objetivo de instrumentalizar o aluno para que possa ler, produzir, ...
O que são gêneros textuais e por que são importantes para a comunicação?
Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.
Por que é importante ler gêneros textuais variados?
Portanto, para nos comunicarmos de forma eficiente, em nossas práticas sociais, precisamos conhecer as características de cada gênero de texto. Dessa forma, podemos interagir com outras pessoas por meio de cartas, bilhetes, notícias etc., pois há uma grande quantidade de gêneros textuais.
Dessa forma, o ensino dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem é fundamental, pois o ensino por meio dos gêneros possibilita aos alunos a compreensão dos diferentes textos nas variáveis situações de comunicação que se apresentam enquanto objetos de estudo nas aulas de LP.
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.
Qual a importância da diversidade de gênero textual?
De acordo com Dolz e Schneuwly (2004) para formar verdadeiros leitores e escritores é necessário trabalhar a diversidade de gêneros, permitindo assim, articular capacidades sócio discursivas e linguísticas, além da apropriação de diversas práticas de letramento e aprendizado.
Qual a importância dos gêneros textuais para a sociedade?
Os gêneros textuais cumprem uma importante função social quando o assunto é comunicação. Embora sejam muitos, apresentam peculiaridades que nos permitem identificá-los. Você já se deu conta da infinidade de situações comunicacionais às quais somos expostos ao longo de nossa vida?
Qual a importância de conhecer os gêneros textuais?
Considerando a abordagem realizada, verificou-se o quanto os gêneros textuais são relevantes no processo de ensino-aprendizagem de língua materna, ao se apresentarem como elementos responsáveis pela interação e constituição do sujeito em sociedade e possibilitar ao aluno o aperfeiçoamento de sua competência leitora, de ...
O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.
Considerando esse questionamento, ressalte que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer uma advertência, persuadir alguém de alguma coisa, etc.
A função textual identifica-se com a oração que desempenha a função de construir uma mensagem, assim como o significado textual, a partir da relação do texto com o contexto social.