Sua finalidade é apresentar in- formações sobre determinados assuntos a um público interessado. Além do texto in- formativo, o verbete pode apresentar gráficos, tabelas, imagens e diagramas, que são mobilizados a fim de fundamentar e ilustrar o assunto tratado.
A intenção comunicativa é ampliar os conhecimentos do leitor sobre o que o texto aborda. Entrada; ● Definição; ● Origem; ● Finalidade; ● Exemplo; ● Informações históricas; ● Classificações gramaticais; ● Fonte de pesquisa.
Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações.
Quais são as principais características de um verbete?
É apresentado em ordem alfabética, o que facilita a consulta ao dicionário. Registra ao vários sentidos que uma palavra pode ter. Dá explicações gramaticais sobre a palavra. Usa siglas e abreviaturas.
Já na enciclopédia, entendida, como um potencial suporte deste gênero, os verbetes trazem um conjunto de explicações com informações mais específicas de uma determinada área da ciência, com a intenção de instruir o leitor com conteúdos relacionados às produções de divulgação científica.
A estrutura do verbete é assim: primeiro vem a palavra, depois uma dica de como pronunciá-la, depois a sua classe (no caso, substantivo) e seu gênero (masculino ou feminino, porque em Português nem sempre dá pra saber). Depois, numerados, estão os diferentes significados.
Verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência; mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia.
Os verbetes precisam ter um título que, em poucas palavras, indique o seu conteúdo. Como o índice é em ordem alfabética, os verbetes devem começar com uma palavra que expresse bem o tema, evitando o uso de artigos.
Nessa ótica, a intencionalidade comunicativa passa a ser concebida como um processo social e, portanto, abordada a partir de intenções expressas por meio de condutas não verbais, tais como os gestos, as expressões faciais, os movimentos e as posturas do corpo de parceiros de uma interação.
– Intenção comunicativa: é a utilização da linguagem como meio de interação social, de se dirigir ao outro. Podemos, quando a criança perguntar algo, responder com outra pergunta para incentivar a conversa.
Intenção comunicativa é a consciência e compreensão de que você pode influenciar seu ambiente e atingir resultados através da comunicação – por exemplo, se você chora, alguém virá te ajudar; se você produz sons, vai atrair a atenção daqueles que estiverem ao seu redor.
O propósito comunicativo diz respeito à finalidade, ao intuito da comunicação. É possível ilustrar uma situação comunicativa no exemplo a seguir: ao longo de uma aula, numa escola, um supervisor pede licença para dar um aviso à turma.
Um verbete é um pequeno texto que traz informações sobre um determinado assunto ou termo. Geralmente, os verbetes são encontrados em dicionários e enciclopédias. O verbete de dicionário é utilizado na busca de informações rápidas e precisas sobre um determinado termo ou conceito, traz o significado da palavra.
Sua finalidade é apresentar in- formações sobre determinados assuntos a um público interessado. Além do texto in- formativo, o verbete pode apresentar gráficos, tabelas, imagens e diagramas, que são mobilizados a fim de fundamentar e ilustrar o assunto tratado.
Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais ...
A cabeça de verbete, também conhecida como entrada de verbete, constitui-se de uma palavra simples, uma palavra composta por hífen, uma locução, uma sigla, um símbolo ou uma abreviatura. Ela está destacada na cor azul.
Como informações básicas do verbete, temos a identificação do idioma, da categoria gramatical, a divisão silábica e posicionamento da sílaba tônica, subclassificações gramaticais, quadro de flexões nominais do termo, imagem, definições com escopo, contexto e exemplo.
Um verbete é um tipo de texto que geralmente é encontrado em dicionários ou enciclopédias. Ele consiste em uma definição ou explicação concisa sobre um determinado termo ou conceito. Os verbetes são escritos para fornecer informações de maneira acessível e compreensível para o leitor.
As partes fundamentais que compõem um verbete podem variar dependendo da enciclopédia em que ele se encontra. No entanto, geralmente podemos encontrar informações como a definição do termo, sua etimologia, informações sobre sua composição, história e referências bibliográficas. 2.
Verbete É um texto escrito, de caráter informativo, destinado e explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência; mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia.