A tradicional lousa de escola, ou quadro escolar, é fabricada em diversos tamanhos, com destaques para as medidas 350x120 cm, 90×60 cm, 120×90 cm, 200×120 cm.
Existem diferentes opções de tamanho para a lousa escolar. A lousa pode ter uma altura de 1,37 m ou 1,53 m, e o comprimento pode variar entre 3,48 m e 7,0 m.
Entre os grandes destaques das soluções está a lousa digital. Dimensões: possui diversas opções de tamanhos, com 65, 77, 82, 87 e 94 polegadas em versões Full Screen e Wide Screen.
A lousa possui opções de projeção lateral com 1,37 de altura e comprimento variando entre 3,48 m e 4,87 m; e com 1,53 m de altura com comprimento de 4,02 m; 4,40; 4,60 m; 4,90 m; 5,68 m; 6,25 m; 6,55 m; e 7,0 m.
Sala de aula típica de 89,8 m2 com 32 mesas (13,4 m de largura x 6,7 m de prof.) As salas mais antigas são normalmente profundas ou compridas, o que representa o modelo tradicional.
Quadro pequeno: 30 cm x 40 cm e 40 cm x 60 cm; Quadro médio: 50 cm x 70 cm; Quadro grande: 60 cm x 90 cm e 70 cm x 100 cm; Quadro gigante: 90 cm x 130 cm.
A lousa escolar é um recurso usado na sala de aula para anotar, desenhar, destacar e fazer gráficos ou tabelas desde o século XIX. Na época, os alunos usavam uma pedra de ardósia e era uma alternativa em relação ao papel, tinta e pena.
Por precaução, sempre meça a parede/espaço na qual deseja pendurar o quadro. Siga a "regra" do 2/3 na composição: uma sugestão simples, e que dá resultado, é que o quadro ou composição tenha 2/3 do tamanho do móvel que estará sob ele. Exemplo: Se o sofá mede 2,40 m, o quadro ou composição deverá ter, no mínimo, 1,60 m.
Já os quadros médios, em torno de 40×60 cm a 60×80 cm, são perfeitos para ambientes de transição como corredores. Além disso, são a melhor opção para quartos ou salas de estar pequenas, por exemplo, porque preenchem bem o espaço, mas sem sobrecarregá-lo demais.
Lousa de escola é definida pelo dicionário Michaelis como “lâmina quadrada de ardósia ou de outro material, de tamanho variado, emoldurada de madeira, fixada nas paredes das salas de aula nas escolas”.
O quadro negro, quadro ou lousa é uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. Eram feitos originalmente lisos, folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro.
Já parou para pensar no tamanho ideal do quadro para sala de aula? A resposta depende do tamanho do espaço. Mas não se preocupe! Há lousas pequenas com 1,5 metro, médias e grandes com 6 metros de largura.
Além disso, o vidro utilizado na fabricação do modelo é temperado, conhecido por ser altamente resistente; cenário que indica que a lousa feita de vidro durará por anos e anos sem necessidades de manutenção. Não é por acaso que a lousa de vidro lidera a lista de qual o melhor tipo de lousa.
A lousa branca ainda possui outras vantagens. A superfície é extremamente lisa, mas a tecnologia atual faz com que ela seja pouco brilhante, garantindo uma visão perfeita de qualquer ponto da sala de aula.
As lousas infantis são de variados tipos e tamanhos e suas principais vantagens, é o baixo custo e o fato dos escritos serem facilmente apagados. Dessa forma, ela substitui o papel em muitos momentos, dando a possibilidade de ensinar conteúdos variados sem a necessidade do material didático adicional.
A lousa magnética é um tipo de quadro utilizado para escrever e desenhar com canetas especiais. Ela possui uma superfície metálica que permite fixar ímãs, tornando-a ideal para exibir documentos, fotos, lembretes e outros materiais de forma organizada.
Os livros medem entre 14 x 21 cm e 16 x 23 cm, e costumam ter cerca de 200 a 400 páginas. Esse formato garante uma fácil abertura e oferece menor desgaste no abrir e fechar da obra, além de oferecer um estilo mais despojado na leitura.
Médios: os modelos desta categoria possuem entre 60 a 70 centímetros de comprimento. Podem ficar sozinhos ou agrupados, o que confere uma estética visual interessante.