A Lei de Newton da Viscosidade diz que a relação entre a tensão de cisalhamento (força de cisalhamento x área) e o gradiente local de velocidade é definida através de uma relação linear, sendo a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido.
A força necessária para deslocar a placa por unidade de área será proporcional à velocidade inversamente proporcional à distância entre as placas. A constante de propor- cionalidade entre estas medidas é chamada de viscosidade.
A viscosidade é o atrito interno em um fluido. As forças viscosas se opôem ao movimento de uma parte do fluido em relação à outra. A viscosidade é a razão pela qual você realiza um esforço para remar em uma canoa se deslocando em águas calmas, porém se não existisse viscosidade você também não poderia remar.
Viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, isto é, ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido se movimenta.
Os fluidos Newtonianos são aqueles para os quais a viscosidade dinâmica (µ) é independente da taxa de deformação (gradiente de velocidade), isto é, a viscosidade na expressão da lei de Newton é uma constante para cada fluido Newtoniano, a uma dada pressão e temperatura.
AULA 1 - CAP.1 - INTRODUÇÃO E A LEI DE NEWTON DA VISCOSIDADE
Como explicar o líquido não newtoniano?
O mais conhecido fluido não-Newtoniano é o amido de milho dissolvido em água. Por ser um fluido não-Newtoniano, quando a pessoa ou o animal cai na areia movediça e realiza movimentos bruscos, a mistura de areia e água torna-se mais rígida, mas permite certa liberdade de movimentos sempre que produzidos mais lentamente.
Isaac Newton descreveu as propriedades de um “líquido ideal” no século XVII, e uma delas é a viscosidade – basicamente, a quantidade de atrito/resistência que existe para uma determinada substância fluir.
Viscosidade é uma característica dos líquidos que está relacionada com a sua habilidade de fluir. Quanto maior a viscosidade de um líquido (ou de uma solução) mais difícil o líquido flui e diz ser ele “viscoso”.
Há vários métodos de determinação do coeficiente de viscosidade de líquidos. A maioria consiste na determinação das velocidades de escoamento do líquido através de um tubo capilar ou da queda de um corpo esférico através do líquido, utilizando as leis de Poiseuille e de Stokes, respectivamente.
Viscosidade é como se fosse a resistência do fluido em se deformar e está ligado a força de atrito interna que é desenvolvido entre as camadas de fluido adjacentes quando são forçados a ser mover.
Existem dois tipos principais de viscosidade: dinâmica e cinemática. Viscosidade Dinâmica: Mede a resistência interna do fluido ao fluxo quando uma força é aplicada. É geralmente medida em unidades como o Pascal-segundo (Pa.
Isaac Newton percebeu em seus estudos que em muitos fluidos a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente de velocidade, ou seja, à variação de velocidades na direção de y, conforme ilustrado na figura 3. A essa observação é chamada de "Lei de Newton da Viscosidade".
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Essa lei permite-nos entender que, para que surja uma força, é necessário que dois corpos interajam, produzindo forças de ação e reação.
A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, trata da resistência à mudança do estado de movimento; a segunda lei de Newton, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, aborda a definição de força resultante e a sua relação com a aceleração; por último, a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação ...
Quanto maior for o número, maior será a viscosidade do óleo a frio. O contrário também é verdadeiro, ou seja, quanto maior for o número, maior será sua viscosidade a frio. Por exemplo: um óleo com grau de viscosidade 0W30 terá uma boa fluidez a frio e por isso uma partida do motor facilitada.
A regra da viscosidade é simples: quanto mais viscoso, mais grosso e maior a dificuldade do liquido ao escorrimento, e quanto menos viscoso, mais fluido é fino, mais rápido e fácil será o seu escoamento.
A viscosidade mede a resistência de um fluido ao seu fluxo. A viscosidade pode ser classificada como viscosidade cinemática ou viscosidade dinâmica. O viscosímetro rotacional mede a viscosidade dinâmica dos fluidos por meio da sua resistência ao movimento do rotor.
Sob a ação de uma mesma força, fluidos menos viscosos, como água e álcool, deformam-se mais facilmente que os mais viscosos, como mel, óleo e piche, por exemplo. Os fluidos de baixa viscosidade, possuem uma menor resistência ao movimento ao contrário dos fluidos de alta viscosidade.
Nesse contexto, os fluidos (líquidos e gases) mais viscosos também seriam os mais densos, como se houvesse uma relação de proporcionalida- de entre essas duas propriedades. Na prática, fluidos com viscosidades diferentes podem apresentar densidades tanto similares quanto diferentes.
Um fluido newtoniano é um tipo de fluido que segue a Lei de Newton da viscosidade. Essa lei afirma que a tensão de cisalhamento (força por unidade de área necessária para mover uma camada de fluido em relação a outra) é diretamente proporcional à taxa de deformação (velocidade de deformação por unidade de distância).
Uma mistura entre amido de milho e água. Com esses dois componentes é possível recriar a experiência de Física proposta pelo Faça Você Mesmo dessa semana. O resultado dessa combinação é o surpreendente “Líquido Diferente”, um fluído que pode ter características de líquido e, também, de sólido.
Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.