A experiência clássica de Pavlov é a do cão, campainha e salivação à vista de um pedaço de carne. Sempre que apresentarmos um pedaço de carne ao cão, a visão e a olfação provocam a salivação do animal. Se tocarmos uma campainha, a reação do animal será de orientação, olhando em direção à origem do estímulo sonoro.
Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estímulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado. Este tipo de condicionamento está muitas vezes relacionado com o comportamento involuntário.
No trabalho desenvolvido por Ivan Pavlov, o reforço consiste na apresentação de um estímulo incondicional, para que a resposta seja reforçada, a fim de a sua associação ser consolidada. O reforço é algo que se pretende intensifique a resposta pretendida.
O conceito de reflexo condicionado foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) no início do século XX. Pavlov conduziu experimentos com cães, nos quais tocava uma campainha (estímulo neutro) antes de apresentar comida aos animais (estímulo naturalmente desencadeador da salivação).
Ivan Pavlov, um médico russo do início do século 20, treinou cachorros para que eles ficassem com água na boca sem que houvesse nenhuma comida por perto. Funcionava assim: toda vez que os bichos eram alimentados, o médico tocava uma sineta. Com o tempo, os cães começaram a associar as badaladas à comida.
Com o experimento, Pavlov fez uma das grandes descobertas da atualidade: o reflexo condicionado. Trata-se de um processo que descreve a origem e a transformação de comportamentos com base no binômio estímulo vs. resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
No Behaviorismo, Pavlov acreditava que a aprendizagem só acontecia se houvesse o processo de repetição um número de vezes suficientes, assim o reforço era necessário.
Pavlov definiu reflexo condicionado como “uma conexão nervosa temporária entre um dos numeráveis fatores do meio ambiente com uma atividade bem determinada do organismo”. Assim, o reflexo incondicionado pode passar a condicionado, despertado por algum estímulo ambiental, até então previamente indiferente.
O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.
O objetivo do reforço é ajudar o aluno a solucionar suas dúvidas, superar suas dificuldades e desenvolver as habilidades previstas no currículo. Para isso, é crucial utilizar uma abordagem diferente daquela usada anteriormente em sala de aula, para dar ao estudante uma nova oportunidade de aprender.
A teoria de Pavlov também se aplica a nós seres humanos, nós sentimos essa experiência na pele varias vezes ao dia. Por exemplo quando estamos cansados e mesmo assim nos forçamos a ir a academia, porém, assim que chegamos, todo o clima do ambiente nos desperta e nos sentimos ativos para treinar.
O adestramento canino por método pavloviano consiste em um início a mudança ou a introdução de um novo comportamento que não existe no animal e que determinará novas ações. Portanto, o adestramento de cães diferentes em raça, idade e gênero devem determinar as condições das quais aprendem (ANDICS et al., 2016).
A ideia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente ...
Ivan Pavlov foi um fisiologista russo e laureado com o Prêmio Nobel, cujas pesquisas tiveram um impacto profundo na compreensão do comportamento condicionado, que mais tarde inspirou técnicas como a ancoragem em Programação Neurolinguística (PNL).
Estímulo incondicionado: é aquele estímulo que é capaz de causar uma resposta por si só. No experimento de Pavlov, o estímulo incondicionado seria a oferta da comida.
Pavlov queria elucidar como os reflexos condicionados eram adquiridos. Cachorros naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não-condicionado (comida) e a resposta não-condicionada (salivação) de reflexo não-condicionado.
Pavlov constatou que se um estímulo sonoro estiver presente para os cães quando forem apresentados à comida esse estímulo poderia ser associado com a comida, causando a salivação. Num primeiro momento, o estímulo sonoro seria um estímulo neutro, visto que não estava associado com a apresentação da comida.
O experimento de Pavlov funcionava desse modo: toda vez que os cachorros eram alimentados com um pedaço de carne, um sino era tocado. Com o tempo, os cachorros passaram a associar as badaladas do sino à comida. Só de ouvir o sino, os cachorros salivavam, mesmo que não houvesse carne.
Qual a influência de Pavlov para a psicologia comportamental?
O que Pavlov fez foi bem simples, mas foi um grande passo para a psicologia comportamental. O psicólogo tocava um sino toda vez que colocava alimento para os cachorros. Realizou isso repetidas vezes até que os animais passaram a associar o som do sino à chegada da comida.
É um processo através do qual um organismo aprende a responder de um determinado modo a um estímulo que previamente e por si só não suscitava tal resposta.
O que aconteceu no experimento de Pavlov que comprovou essa afirmação?
Ivan Pavlov estudou a salivação dos cachorros na presença da comida. Um dia percebeu que os cachorros começavam a salivar antes mesmo de verem o alimento. A dedução à qual Pavlov chegou foi de que os cachorros associavam o experimento com um horário de refeição.
Pavlov é reconhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da fisiologia do coração, do sistema nervoso e do sistema digestivo. Ao estudar a fisiologia do sistema gastrointestinal, fez uma das grandes descobertas científicas da atualidade: o reflexo condicionado.