Qual é a lei do atendimento ao cliente?

O que é a Lei do SAC? Os Serviços de Atendimento ao Consumidor são assunto sério para as marcas e geram uma série de discussões a respeito. Nesse sentido, a nova lei do SAC, regulamentada pelo decreto 11.034/2022, pode auxiliar as empresas a se relacionarem melhor com os consumidores.
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Qual é e o que diz a lei de atendimento ao cliente?

O Decreto de 2022 tornou obrigatório oferecer um menu informativo que possibilite ao cliente escolher sobre qual assunto deseja falar. Como itens mínimos, precisam estar nesse menu a opção de reclamação, bem como o cancelamento de contratos e serviços.
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É crime se negar a atender um cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Qual é a lei do call center?

Quando o consumidor entrar em contato com call center e optar falar com um atendente, a solicitação deve ser atendida no máximo em um minuto, segundo a portaria que regulamenta o Decreto Presidencial nº 6.523, de 31 de julho, elaborada pela Comissão de Redação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
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Pode recusar atendimento ao cliente?

A recusa injustificada ou discriminatória de atendimento, venda ou prestação de serviços ao consumidor é prática abusiva.
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Para que serve uma área de Atendimento ao Cliente?

É crime negar atendimento?

Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.
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Sou obrigado a atender cliente chato?

Posso me recusar a atender um cliente mal-educado? É proibido, por lei, recusar atender um cliente sem motivos. Então, se o cliente está sendo somente indelicado ou grosseiro, é recomendável ter paciência e acionar o seu gestor. Contudo, se o cliente ofendê-lo e faltar com respeito, configura-se danos morais.
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Pode trabalhar 8 horas em call center?

Sendo assim, o profissional de telemarketing pode trabalhar 8 horas no máximo. Essa regra está prevista no item 5.1.3, que aliás cita também o artigo 61 da CLT, que é quem detalha essa duração da jornada e o prazo máximo de horas extras diárias. 5.1.3.
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O que prevê a NR 17 em relação ao trabalho em telemarketing?

O intervalo para repouso e alimentação para a atividade de teleatendimento/telemarketing deve ser de 20 (vinte) minutos. 5.4.3. Para tempos de trabalho efetivo de teleatendimento/telemarketing de até 04 (quatro) horas diárias, deve ser observada a concessão de 01 pausa de descanso contínua de 10 (dez) minutos.
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Qual o tempo máximo que o cliente espera para ser atendido?

É lei! Desde 1º de dezembro de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, o prazo máximo de espera para o atendimento por telefone, após digitar a opção de falar com atendente, é de um minuto. Para bancos e empresas de cartão de crédito o tempo é ainda menor, 45 segundos.
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Qual é a lei do cliente?

L8078compilado. LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art.
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Sou obrigado a atender todos os clientes?

A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.
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Qual a lei que ampara o atendimento?

A Lei federal 10.048/00 já assegura a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos direito a atendimento prioritário em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos. Porém, a lei não define prazos.
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O que não é permitido no atendimento ao cliente?

Ignorar as emoções e necessidades dos clientes no atendimento. Ignorar as emoções e necessidades dos clientes pode ser um erro grave para qualquer empresa. Clientes são a alma do negócio, e suas emoções e necessidades devem ser tratadas com a máxima atenção.
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É obrigatório ter SAC?

A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7.
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O que é o AET?

Autorização Especial de Trânsito é o documento expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, conforme ...
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O que a NR 17 aborda?

Caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação da NR-17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
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Quais os direitos do Atendente de call center?

A lei assegura que os atendentes tenham direito a pausas e descansos adequados ao longo de sua jornada de trabalho. Esses intervalos permitem que os profissionais descansem e recuperem-se, contribuindo para a eficiência das atividades desenvolvidas.
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Qual o valor do salário de atendente de telemarketing?

Quanto é o salário de um Operador de Telemarketing ? O salário médio de um Operador de Telemarketing é de R$ 1.213,46 , de acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br. O piso salarial é cerca de R$ 1.107,51 e o teto salarial está por volta de R$ 1.855,32.
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É crime recusar atender cliente?

Por fim, verifica-se que a recusa, por qualquer motivo, de atendimento ao consumidor, senão a falta em estoque, além de ser uma prática totalmente desautorizada pelo Código de Defesa do Consumidor, também pode ser considerada crime.
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Pode negar venda por falta de troco?

Legislação e normas vigentes referentes ao troco

A obrigatoriedade do fornecimento de troco está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mais especificamente no artigo 39, inciso V, onde é estabelecido que a prática de recusar o atendimento a clientes que desejam pagar à vista é proibida.
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