Qual a lenda mais famosa de Goiás?
Romãozinho. A primeira lenda que selecionamos para esse nosso momento de contação de histórias é a mais famosa do folclore de Goiás. É difícil encontrar um goiano que nunca tenha ouvido falar em Romãozinho, espírito arteiro que vez ou outra é comparado ao Saci Pererê.Qual é a lenda mais macabra do Brasil?
O corpo-seco é uma lenda do folclore brasileiro que fala de um defunto que foi amaldiçoado a vagar pela Terra depois de ser rejeitado por Deus e pelo diabo. O motivo da rejeição seriam as maldades que ele teria cometido em vida, fazendo dele um ser tão asqueroso que nem mesmo a Terra queria sua carne.Qual é a lenda mais famosa do centro-oeste?
A seguir, confira três das principais lendas dessa região.
- Romãozinho: esse é o nome de um menino que ficou conhecido pelas maldades que gostava de fazer, tanto com animais quanto com pessoas. ...
- Pé-de-Garrafa: trata-se de uma criatura animalesca, mas que ainda apresenta algumas feições humanas, tal qual um lobisomem.
Qual é a lenda mais assustadora do Brasil?
As 10 Lendas Brasileiras de Terror Mais Assustadoras
- O Fantasma de Tereza Bicuda. ...
- Curacanga/Cumacanga. ...
- O Opala Preto. ...
- Bárbara dos Prazeres. ...
- Corpo Seco. ...
- Xuxa. ...
- O Chupa-Cabra. ...
- A Loira do Banheiro. Um dos maiores clássicos das lendas urbanas brasileiras, a Loira do Banheiro assombra os banheiros das escolas.
Conheça a lenda da casa das 365 Janelas, uma história assombrosa que se passa em Goiás.
Como o Saci perdeu a perna?
Não existe um consenso sobre como ele teria perdido uma das pernas. Em uma versão do mito, o Saci teria perdido uma das pernas em uma briga de capoeira. Em outra, a figura era um menino escravizado, que corta a própria perna após ser acorrentado e se torna uma pessoa livre.Qual é a lenda do Corpo Fechado?
O corpo fechado é a invulnerabilidade a tiros e golpes de arma branca, geralmente atribuído a cangaceiros, jagunços e bandidos. Com base na trajetória desses e de outros personagens da história sertaneja, Luís Santiago delinea a intercessão da magia (corpo fechado) com a política interiorana brasileira.Qual é a lenda da Xuxa?
A lenda urbanaSegundo reza a lenda, no final dos anos 80, uma criança de dois anos começou a pedir incansavelmente para que sua mãe lhe desse uma boneca da Xuxa. Desempregada e sem grana, a mulher teria dito, com irritação, que só conseguiria caso “o diabo mandasse o dinheiro”.
Quem é o opala preto?
Um carro modelo Opala da cor preta supostamente sequestrava crianças com a finalidade de vender os seus órgãos. Essa, pelo menos, foi uma das lendas urbanas mais fortes da época e ninguém sabe ao certo como teria começado.Qual é a lenda brasileira menos conhecida?
O UnhudoEsta criatura é uma espécie de zumbi que, depois de morrer, não foi aceito no céu nem no inferno por ter cometido maldades terríveis e passou a vagar pela Terra com seus cabelos e unhas enormes – daí o nome.
Qual o folclore de Goiás?
Dentre as principais manifestações do folclore em Goiás estão: Procissão do Fogaréu, Festa do Divino Pai Eterno, Cavalhadas, Congadas e Folia de Reis.Quem é o arranca línguas?
Pertencente ao folclore da região Centro-Oeste do Brasil, especificamente do estado de Goiás, a lenda do Arranca-Língua popularizou-se na primeira metade do século 20. A criatura teria surgido nos matos do Araguaia, atacando fazendas da região.O que fica em volta da janela?
As guarnições também são chamadas de alizares em alguns lugares do Brasil. Mas independentemente do nome, fato é que elas também contribuem para o bloqueio de correntes de ar, insetos e poeira que poderiam passar entre as portas.Qual é a lenda do pé de garrafa?
O Pé de Garrafa, quando escuta barulho do caçador, ele dá um sobio que estronda toda a mata e o pobre do caçador, pensando que é seu companheiro, vai chegando por perto. Quando o Pé de Garrafa encontra o caçador, ele pega o caçador e mata e joga no cocho e vai-se embora para comê-lo bem sossegado. Há também o Troá.Porque as casas antigas tinham muitas janelas?
As janelas já estavam presentes nessas habitações rudimentares, pois conferiam a ela iluminação, ventilação e conforto.Quais são as lendas mais assustadoras?
Top 10 lendas urbanas que vão te surpreender
- A lenda da loira do banheiro. Imagem: Reprodução da Internet. ...
- Doces contaminados. Imagem: Reprodução/Internet. ...
- Bela da meia-noite. ...
- Chupa-cabra. ...
- Ladrões de rins. ...
- Homem do saco. ...
- Pipoqueiro traficante. ...
- Palhaço assassino.
Onde está a boneca Okiku?
Boneca no TemploAnos mais tarde, em 1938, o pai de Kikuko deu a boneca Okiku ao Templo Mannenji para ser cuidada. Pois ele e sua família tiveram que se mudar para o continente para irem trabalhar. Mas, ainda hoje, você pode ir ao templo em Hokkaido para ver Okiku com seus próprios olhos.
Qual a lenda do corpo seco?
O corpo-seco é uma espécie de morto-vivo que vaga pela Terra aterrorizando as pessoas e que assumiu essa condição como punição pelos pecados que cometeu durante a sua vida. Essa lenda é muito conhecida nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.Como a cuca virou cuca?
Mamãe foi trabalhar. Segundo a lenda, a Cuca só dorme uma noite a cada sete anos. Quando ela completa mil anos, aparece um ovo próximo a sua casa, e dele surge uma nova Cuca, mais malvada do que a anterior. A Cuca com mil anos deve lançar um feitiço e se transformar em um pássaro com o canto triste.Por que o corpo-seco foi amaldiçoado?
Em São Luiz do Paraitinga houve o relato do corpo-seco como um homem mau que negou esmolas e agrediu frades mendicantes e foi amaldiçoado por eles. Após sua morte seu corpo teria se tornado um corpo-seco e levado para fora do cemitério para a região que assombraria.Qual é a lenda do Velho Satânico?
Considerada a segunda pior lenda de todas por Renato, o Velho Satânico foi um suposto homem que viveu há décadas (cerca de 30-40 anos atrás) em uma casa próxima a uma floresta, que hoje se encontra abandonada. Esse homem seria um satanista e, graças a isso, acabou ficando bastante rico.É verdade que o Saci existe?
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo.Qual é a lenda do boto rosa?
O boto-cor-de-rosa faz parte do folclore brasileiro.Há a lenda de que, durante à noite, ele se transformaria em um belo e charmoso rapaz, saindo da água para conquistar as mulheres ribeirinhas na Amazônia. “Os botos vão aos bailes e dançam alegremente com elas, que logo se envolvem em meio a seus galanteios.