A lenda do Galo de Barcelos é uma lenda popular de Portugal e que narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado. Está associada ao monumento seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.
A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Paço dos Condes. Segundo esta lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
A imagem do Galo de Barcelos surge, nesta altura, associada a um Portugal moderno, empenhado na sua universalização, enquanto destino turístico, e assume-se, definitivamente, como símbolo de identidade nacional, ultrapassando as fronteiras do concelho que lhe deu o nome.
O galo é considerado o símbolo de Portugal porque é tradicionalmente associado a coisas positivas e a virtudes. É possível encontrá-lo em muitas fachadas de igrejas seculares em Portugal. Historicamente, a sombra e o escuro representavam o mal nos séculos passados.
Representam também a alma porque ao voar libertam-se do mundo terreno. Já na tradição cristã o galo é o símbolo de Cristo, como a águia e o cordeiro, acentuando com particular relevo o seu simbolismo solar, a luz e a ressurreição. Como Cristo o galo anuncia a luz que sucede à noite.
O que significa a estrela em cima do símbolo do Galo?
O Atlético-MG, que se considera ainda o primeiro campeão brasileiro, usa uma estrela que simboliza o título nacional de 1971. Venceu uma Conmebol Libertadores em 2013, mas manteve em seu escudo apenas a solitária e tradicional estrela referente à temporada de 50 anos atrás.
Visão e explicação segundo o Candomblé e umbanda sobre "significado do galo" No Candomblé e na umbanda, o galo é associado a Ogun, orixá da guerra e da tecnologia. Ele representa força, coragem e proteção.
Galo é uma das maneiras que eram usadas pelo mercado para se referir aos lotes. Em vez de falar uma quantidade enorme de contratos, solta um galo é o mesmo que pedir 50 contratos.
Assim, o galo que prevê o tempo também é capaz de indicar se o dia será de frio ou calor. Em dias quentes, o equilíbrio tende à reação que absorve calor e o objeto, então, fica azul. Já em baixas temperaturas, a reação libera calor, assim, o galo fica rosa, explica Jennifer ao Brasil Escola.
Entre os ícones da identidade portuguesa, está o Galo de Barcelos, que hoje representa muito mais do que uma peça artesanal ou um monumento histórico, mas carrega a imagem lendária da terrinha. O que muita gente não sabe é como essa história começou.
Fundação - Estudantes reunidos no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, criam um dos maiores clubes do futebol mundial. O chargista Fernando Pieruccetti, o “Mangabeira”, desenha o Galo forte e vingador, inspirado na bravura do time e no domínio que exercia sobre os adversários.
O Galo terá uma estrela dourada na camisa, simbolizando a Estrela de Davi, usada pelos nazistas para discriminar judeus a partir do dia 9 de novembro de 1938, data conhecida como Noite dos Cristais, quando se deu início a perseguição oficial.
As estrelas douradas (ou amarelas) são adicionadas desde 1952 a cada marca, título mundial ou olímpico de esportes considerados olímpicos. A reforma estatutária de 2000 instituiu as estrelas de cor vermelha, que correspondem a títulos de mundial interclubes ou equivalente.
De acordo com a bíblia, o cantar do galo representa o momento em que Pedro percebeu que havia negado Jesus, cumprindo assim a profecia de Jesus. Esse evento foi um ponto de virada na vida de Pedro, levando-o ao arrependimento e à restauração de sua fé.
No espiritismo, o galo cantar três vezes é interpretado como um símbolo de advertência espiritual. Representa a necessidade de autoconhecimento e vigilância constante para evitar cair em tentações e erros.
No Candomblé e na umbanda, o galo pode ser associado a entidades espirituais, como Exu, que é considerado o guardião dos caminhos e mensageiro entre o mundo espiritual e o humano. O galo também pode ser utilizado em rituais e oferendas.
O time vingador levou a melhor em todas as partidas, por 2 a 0, 3 a 2 e 4 a 1, respectivamente. Embora não tenha feito gol, Ronaldinho Gaúcho, campeão da Libertadores com o Atlético-MG, foi uma atração a parte.
Nesta quarta-feira, durante a partida entre Atlético-MG e Criciúma, parte das luzes da Arena MRV sofreu uma queda de energia. O jogo ficou paralisado por cerca de sete minutos, até os refletores serem reestabelecidos. Your browser does not support the playback of this video.