Falar “elado” é uma característica marcante de um personagem muito conhecido nos gibis da Turma da Mônica. Na história, o Cebolinha troca a letra “R” pela “L”, causando certo constrangimento para ele em algumas situações.
Qual é a letra que o Cebolinha não consegue falar?
Cebolinha, o famoso personagem de Mauricio de Sousa, é bem conhecido pela sua forma de falar “elado”. Cebolinha quando fala, troca o R pelo L. Assim como o personagem, muitas crianças podem apresentar este tipo de alteração.
Dislalia – Conheça Melhor este Transtorno da Linguagem: Certamente você já deve ter lido um gibi, uma tirinha, ou visto algum desenho da turma da Mônica, onde o personagem Cebolinha costuma trocar as letras “R” e “L”. Esse distúrbio pode acontecer na vida real e atinge tanto crianças quanto adultos.
“Cebolinha só não fala errado quando a letra R é a última da palavra seguida de uma vogal, tais como: "comer", "dormir", apenas trocando as letras quando o R está no meio ou no início da palavra.
Na história, o Cebolinha troca a letra “R” pela “L”, causando certo constrangimento para ele em algumas situações. O que poucas pessoas sabem é que este personagem famoso tem o que chamamos de dislalia, conhecida também como troca de fonemas.
É comum acharmos bonitinho crinças trocando o "R" pelo "L", e até mesmo imitarmos essa maneira de falar quando queremos nos aproximar dos pequenos. O que poucos sabem, no entanto, é que essa troca de fonemas pode caracterizar um distúrbio da fala, a dislalia, e que algumas vezes ela pode se perpetuar até a vida adulta.
S3 — Cebolinha xingava Mônica antes (conclusão implicada). Na primeira das proposições consequentes, há outra pressuposição, a de que "se Mônica sugere não bater mais em Cebolinha", é porque "ela batia nele antes". S1 — Mônica propõe não bater mais em Cebolinha (da explicatura do enunciado de Mônica);
Frequentemente apelidado de "careca" por seu melhor amigo Cascão, Cebola teme algum dia voltar até apenas cinco fios de cabelo, como seu pai e seu avô, e assim manifestar definitivamente a genética paterna.
A dislalia é uma alteração da fala em que a pessoa não consegue articular e pronunciar algumas palavras, principalmente quando possuem "R" ou "L", e, por isso, trocam essas palavras por outras com pronúncia semelhante.
Para conseguir dizer o "R" forte com a garganta o melhor é colocar um lápis na boca e ferrar com os dentes. Depois, deve-se dizer a palavra "erre" utilizando a garganta e tentar não mexer os lábios ou a língua.
Alguns fatores podem contribuir para que a criança continue não conseguindo produzir esses sons. Ela pode simplesmente ter um desvio fonológico e não ter adquirido a percepção de como produzir o fonema do “R”, o que a leva a trocar pelo som mais parecido, o “L”.
Quando o cabelo do Cebolinha é penteado, vemos que, magicamente, os 5 fios se transformam em um volumoso topete castanho. Como revelado em "Rei Por um Dia", ele tem tripanofobia (medo de injeções).
A troca de letras na fala é normal nessa idade e não exige maior atenção. No entanto, caso você repare que ela segue cometendo os mesmos deslizes com o passar do tempo, é bom ficar de olho. Da mesma forma, é normal que crianças na fase da alfabetização troquem letras na escrita.
Na série de quadrinhos "Turma da Mônica", Cebolinha é um valentão que persegue e insulta Mônica por seu excesso de peso e dentes grandes. Fora dos gibis, o bullying ainda é uma realidade no Brasil, sendo crianças e adolescentes suas maiores vítimas, posto que tal prática é indubitavelmente mais presente nas escolas.
Apelido. Recebeu do lateral-direito Pará o apelido de Cebola, porém, com a chegada do uruguaio Cristian Rodríguez, que também é conhecido como Cebolla, Everton passou a ser chamado, pela semelhança, de Cebolinha em referência ao personagem da Turma da Mônica.
Veja a primeira vez que Cebolinha surgiu! E por falar em Franjinha, é possível notar que ele também usa sapatos, e o motivo por trás disso é o mesmo: como um dos primeiros personagens, foi possível detalhar melhor não só a roupa, como também seus cabelos e de seu amigo canino.
Não dava tempo de desenhar nem os dedinhos dos pés. Os personagens secundários que iam chegando, “sofriam” do mesmo tratamento. Foi assim com a Mônica e depois com a Magali. E não dava para tirar os sapatos dos que já tinham.
O nome real e completo do Cebolinha é Cebolácio Menezes da Silva Júnior. Seu último sobrenome indica que ele é a segunda pessoa da sua família com esse nome, dessa forma seu pai se chama Cebolácio Menezes da Silva.
A dislalia é uma alteração da fala em que a pessoa não consegue articular e pronunciar algumas palavras, principalmente quando possuem "R" ou "L", e, por isso, trocam essas palavras por outras com pronúncia semelhante.
A cebolinha do óleo é, na verdade, o sensor de pressão de óleo do motor. Como o corpo do sensor tem um formato que lembra um bulbo de cebola, recebeu o apelido de cebolinha.