O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
O aço comum é uma liga metálica formada a partir de átomos de ferro e carbono. Nessa composição, o aço apresenta uma média resistência a fatores externos, como a umidade e o enferrujamento em ambientes civis e industriais.
Os elementos químicos mais adicionados em ligas de aço são: carbono, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio, silício, manganês, enxofre e fósforo.
O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
O ouro 18K é uma liga metálica, composta em 75% de ouro e 25% por outros metais nobres, como prata, cobre e outros, que podem variar de acordo com a tonalidade desejada para a peça.
Cientistas da Universidade da Califórnia e do Laboratório Nacional Oak Ridge, ambos nos EUA, mediram a tenacidade de uma liga metálica de cromo, cobalto e níquel (CrCoNi, na tabela periódica) e descobriram que ela é o material mais resistente já registrado.
É um material mais rígido, muito útil na criação de engrenagens e peças de máquinas. A dureza faz com que o aço de alto carbono seja resistente à soldagem.
Entre as ligas de cobre mais conhecidas, estão o latão e o bronze. É justamente sobre esses dois materiais, além do cobre, que a Império dos Metais irá falar.
O aço 4140, usado na construção mecânica para beneficiamento, é uma liga de cromo e molibdênio. O teor de cromo fornece boa penetração da dureza e a de molibdênio garante dureza uniforme e alta resistência!
Aço ligado estruturais: são resistentes à tração, possuem boa ductilidade e soldabilidade. Aço ligado para produtos planos: apresentam boa ductilidade e soldabilidade. Aço ligado para tubos: também apresentam boa ductilidade e soldabilidade. Aço ligado para molas: possuem elevado limite elástico.
O ouro 24K, também conhecido como ouro mil, é considerado o ouro puro e é composto por 24 partes de ouro em um total de 24 partes, o que equivale a 99,9% de ouro. Embora o ouro 24k seja considerado o mais puro, em termos de utilidade, o ouro 18k é uma opção melhor do que o ouro 24k.
O ouro 10k-416 é considerado a última adição permitida em percentuais de liga de outros metais, para que ainda seja qualificado como jóia e receber a Certificação AMAGOLD.
O 1045, com seu maior teor de carbono, oferece melhor resistência ao desgaste e maior durabilidade em aplicações que envolvem cargas pesadas ou impactos. Em contraste, o 1020 é mais fácil de trabalhar e oferece boa durabilidade para aplicações menos exigentes.
O Aço 1075 tem entre 0,70 e 0,80 de teor de carbono é o aço de boas facas para quem gosta de um aço tradicional à moda antiga. Muito bom para fazer facas de época, réplicas de facas antigas, por exemplo. Também muito usado em combinação com outros para fazer aço damasco.
O SAE 4340 é um aço de elevada temperabilidade e média forjabilidade, porém com baixo nível de soldabilidade. Fabricação de peças de maior porte que necessitam de alta dureza e resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo (trabalho a quente).
Isso significa que o aço 1060 é mais duro e mais resistente ao desgaste que o aço 1045. Em geral, o aço 1060 é uma escolha melhor para aplicações que requerem maior dureza e resistência ao desgaste.
Em resumo, a principal diferença entre o aço 1045 e o aço 8620 está em suas propriedades mecânicas, resistência à tração, dureza e temperabilidade, o que os torna adequados para diferentes aplicações industriais.
O que é o aço inox AISI 304? Trata-se de uma variedade do aço inox, composto por ferro, cromo e níquel. Essa combinação é comumente chamada de aço austenítico. Seu diferencial é a o poder ainda maior de resistência à corrosão e à oxidação.