O fenômeno, raro e visível a olho nu, combina a proximidade máxima da Lua à Terra com a quarta lua cheia da estação. As superluas, nomeadas por cerimônias indígenas, incluem a Lua da Colheita, Lua do Caçador e Lua do Castor.
Uma superstição que abrange o parto é a influência de determinadas fases do ciclo lunar, mais especificamente a lua cheia(1). Em diferentes culturas e mitologias, a lua está relacionada com fertilidade, gestação e parto. Obstetras profissionais também notam aumento na demanda nos dias em que a lua é cheia.
QUAL A MELHOR LUA PARA CORTAR O CABELO? SAIBA O QUE A ASTROLOGIA REVELA! | Thiago Cordeiro Astral
Em qual lua nasce mais bebês?
Embora não haja comprovação científica, pesquisas confirmam - e muitos médicos concordam - que ocorre mesmo um número maior de nascimentos na virada da Lua, sobretudo na fase Cheia.
Para saber como contar a sua gravidez, busque saber em qual fase a lua estava na sua última menstruação. Feito isso, conte mais nove períodos lunares (de 28 dias). Fácil, não é? Embora a data provável do parto por meio do calendário lunar seja uma perspectiva, ela geralmente funciona até melhor que o calendário normal.
Nesta fase a influência da lua sobre a Terra é baixa. Isso acontece porque ela não está alinhada com o sol e por isso, a sua força de gravidade e sua luminosidade é menor. Com isso, a gravidade da Terra exerce maior influência, uma vez que não está “competindo” com a força gravitacional da lua.
Ela não pode fazer milagres. Caso seus objetivos não se concretizem, não adianta ficar insistindo. Saia desse ciclo refletindo sobre o que deu errado. Não podemos manipular a vida, nem nos tornar obcecados com nossos sonhos não realizados.
QUEM É A BRUXA DA LUA? As "Bruxas da Lua" são uma antiga "legião" de feiticeiras que conquistam habilidades mágicas gerada pelas energias lunares, emitida durante a noite. As que receberam as maestrias do "Clã da Lua" são (dentre as mais conhecidas): a Viviane, a Magali, a Ramona, a Selene e a Filomena.
Na Bruxaria, a Lua tem uma grande importância. Além de representar as faces da grande Deusa, a Lua tem sua própria força e está associada ao nosso inconsciente, seja individual ou coletivo. Ela traz em sua representação a fase natural da nossa existência: nascer, crescer, viver e morrer.
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.
A maior superlua de 2024 poderá ser observada em diversas regiões do Brasil, nesta quinta-feira (17). Em São Paulo, o melhor horário para avistar o fenômeno será às 18h40.
A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, quando estava a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua de 2024 será no dia 15 de novembro, quando ficará a 361.867 quilômetros da Terra.
Lua nova: Na lua nova os partos costumam ser mais rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais possíveis. Lua cheia: Na lua cheia, o número de partos inesperados e de emergência são maiores ocasionando maior número de prematuros nessa fase.
Se a concepção ocorrer durante a Lua crescente, o casal terá uma menina. Já se for na fase de Lua minguante, será um menino. Além disso, acredita-se que nascem mais meninas na transição da Lua minguante para nova e mais meninos na virada da crescente para a cheia.
Houve predomínio do nascimento de meninos nas fases de lua cheia, nova e crescente. O número de meninos que nasceram no período da lua nova foi significativo.