Identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor (ou luz de água) diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de ventilação, como válvula termostática ou radiador.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
Luz do esguicho do parabrisa – indica que você está jogando água no parabrisas e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio. 28. Luz do fluido de freios – Uma luzinha rara, mas que indica que há problema com o fluido de freio.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil.
O que fazer quando acende a luz da água do radiador?
Se a luz de temperatura acender, portanto, é crucial tomar medidas imediatas, pare o veículo, espere o motor esfriar e verifique o nível de líquido de arrefecimento. Procure assistência técnica se necessário.
Identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor (ou luz de água) diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de ventilação, como válvula termostática ou radiador.
A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido. Contudo, se um dia isso ocorrer, você precisa tomar cuidado para não sofrer um acidente. Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos.
Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar? Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido.
Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório.
O nível de água deve ser checado regularmente, uma vez por semana, com o carro parado em piso plano e frio. Você mesmo pode fazer isso antes de sair de casa. Basta levantar a tampa do capô e observar se o reservatório está entre o mínimo e o máximo.
Luz de temperatura do motor: acende quando há aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, explica Valêncio.
Luzes vermelhas: quando as luzes forem vermelhas significa que o problema requer a máxima atenção. É algo grave que precisa ser examinado o quanto antes. Luzes verdes ou azuis: as cores verdes ou azuis significam apenas que há algum equipamento em funcionamento no carro, como as lanternas, por exemplo.
Prevenção de danos: O superaquecimento do motor devido à falta de água no radiador pode causar danos sérios. A saber, o calor excessivo pode levar ao derretimento de juntas do cabeçote, vazamentos de óleo, falhas no sistema de arrefecimento e até mesmo à queima do motor.
Se a luz de temperatura do painel de instrumentos acender, isso indica que o motor está superaquecendo. Nesse caso, siga os passos mencionados anteriormente: pare o carro em um lugar seguro, desligue o motor e verifique os componentes do sistema de arrefecimento.
Nos motores mais antigos pode ficar entre 80°C e 90°C, nos motores mais modernos pode variar entre 90°C e 100°C Se a temperatura do motor ultrapassar essa faixa, o ponteiro indicador vai chegar próximo da faixa vermelha e a luz de indicação de superaquecimento acenderá para alertar o motorista de que algo está errado.
Se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, pois possivelmente irá gerar entupimento e posterior superaquecimento, mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.
Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.
Ainda assim, em hipótese alguma coloque água gelada, algumas pessoas acham que isso pode ajudar, mas, na verdade, poderá causar um choque térmico. Depois disso, ligue o carro para ver se a temperatura irá subir, caso aconteça, poderá ser um problema mecânico.
O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes. Se você notar que o nível de água no radiador está baixo, é importante adicionar água o mais rápido possível.
Outro sinal muito comum do motor fundido é sentir um cheiro de queimado ou notar alguma fumaça saindo dos filtros do veículo. Vale lembrar que o cheiro de motor fundindo é bastante intenso e se difere do cheiro de catalisador ou fumaça comum.
A vermelha se acende quando a água atinge 115ºC. Quer dizer que houve um superaquecimento do motor e o motorista deve parar o carro imediatamente, esperar o motor esfriar, verificar o nível do líquido de arrefecimento e levar o carro à concessionária ou oficina de confiança para determinar a causa do problema.
– Luz do painel verde ou azul: a principal função do ícone com a cor verde ou azul é de informar ou indicar a direção, como por exemplo, farol aceso. – Luz do painel amarela: a luz amarela tem a finalidade de te informar de que algo está errado. Essa é a hora de procurar um mecânico. – Luz do painel vermelha: alerta!
Pode ser desde a falta de água no radiador até problema em algum componente do sistema de arrefecimento. Se ela estiver ligada, pare e veja se a água do radiador está no nível. Se o problema persistir, procure um mecânico. O superaquecimento pode danificar peças do motor.