Desde a Antiguidade, a Lua sempre exerceu fascínio na mente e na imaginação do ser humano. Na magia, a Lua representa a força feminina que reflete a força masculina do Sol e, em algumas culturas e tradições mágicas, ela é a representação de uma divindade, quando não a própria divindade.
Na Bruxaria, a Lua tem uma grande importância. Além de representar as faces da grande Deusa, a Lua tem sua própria força e está associada ao nosso inconsciente, seja individual ou coletivo. Ela traz em sua representação a fase natural da nossa existência: nascer, crescer, viver e morrer.
A Lua influencia o desenvolvimento e o crescimento das plantas, o movimento das marés e dos fluidos corporais, o ciclo menstrual, a concepção, geração e nascimento do todos os seres vivos.
A Lua define-se em relação ao Sol e este em relação à Lua, já que ambos simbolizam respetivamente as polaridades feminina e masculina. Aparentemente, a sua importância é secundária em relação ao Sol, mas na verdade a Lua é tão fundamental como o Sol porque rege a água, fonte de fertilidade e de vida.
A lua pode ser considerada uma espécie de espelho da condição humana, com sua fragilidade e efemeridade, mas também com seu eterno ciclo de renascimentos simbólicos.
Assim como em muitas culturas, os yorubás acreditam que Òṣùpá (a Lua) é uma divindade. Desta forma, muitos rituais e ẹbọ (oferendas) só são realizados nas fases lunares consideradas boas.
Neste sábado (12), a fase da Lua hoje é Crescente, com 64% visível. Faltam 5 dias para a próxima fase, que será a Lua Cheia. Confira o calendário completo das fases da Lua para o mês de outubro e saiba mais sobre como cada fase influencia nosso dia a dia.
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.
No entanto, as conhecimentos ancestrais existem e há teorias que dizem que a Lua exerce influência no crescimento capilar, na qualidade do sono e até no parto. Campos de estudo como Astrologia e Numerologia também tentam compreender o impacto da Lua sobre o comportamento humano.
Desde a Antiguidade, a Lua sempre exerceu fascínio na mente e na imaginação do ser humano. Na magia, a Lua representa a força feminina que reflete a força masculina do Sol e, em algumas culturas e tradições mágicas, ela é a representação de uma divindade, quando não a própria divindade.
A força que mantém um planeta em órbita é denominada "força centrípeta", que, por sua vez, significa "força dirigida para o centro". Este centro é exatamente onde está localizado o Sol. No caso da Lua, a força centrípeta que atua sobre ela está dirigida para o centro da Terra.
Uma forma legal de se conectar com essa fase da lua é escrever seus desejos para o próximo mês sempre que o céu estiver escuro e se comprometer com a lua a dar o melhor de si para realizá-los.
As fases principais da lua são: nova, crescente, cheia e minguante. As fases intermediárias da lua são: quarto crescente, crescente gibosa, minguante gibosa e quarto minguante.
Triquetra é um simbolo usado no cristianismo, na magia, na bruxaria, na Wicca e em geral no Ocultismo. A triquetra, em latim triquætra (de três pontas), é similar a um tríscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade.
LUA CHEIA: É a fase ideal para realizar rituais e sortilégios com o intuito de aguçar a intuição aumentar a percepção extra-sensorial e favorecer as relações sociais. É a melhor fase para consagrar os instrumentos mágicos, pois a medida que a lua enche o instrumento consagrado se enche de força e poder.
A Lua simboliza nosso inconsciente assim como o domínio do espiritual e da ancestralidade. Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente.
A lua é como um espelho do sol e podemos ver a luz do sol na lua da mesma forma que nos podemos ver a nós próprios num espelho. Quando Deus colocou as estrelas nos Seus céus, Ele colocou-as bem longe da Terra.
Atualmente, cientistas sabem que o hélio-3 é amplamente encontrado no espaço sideral, especialmente na Lua. “O hélio-3 só é produzido através de colisões com partículas muito energéticas que vêm do espaço, depois de um tempo ele vai decaindo na Terra e é absorvido pelas camadas superiores.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
As sete figuras do Maravilhoso Popular que inspiraram o espectáculo. Bruxa Génio malfazejo, cujo pacto com o diabo, lhe dá poder de conhecer o futuro e de influenciar pessoas ou coisas, por intermédio de sortilégios, malefícios, feitiçarias ou outras artes mágicas.