A Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos (CI) geralmente considera o Cartel de Sinaloa a maior e mais poderosa organização de tráfico de drogas do mundo, tornando-o talvez ainda mais influente e capaz do que o infame Cartel de Medellín da Colômbia de Pablo Escobar durante seu auge.
Atualmente, o Cartel de Sinaloa, segundo dados da DEA, órgão do governo americano que atua no combate ao tráfico de drogas, está presente em ao menos 22 estados do México e mantém atuação e controle do comércio de drogas em diversos estados dentro dos Estados Unidos, principalmente na costa oeste.
Os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación (CJNG) estão no “coração” da “mais perigosa e mortal crise de drogas que os Estados Unidos enfrentam” pelo tráfico de fentanil e anfetaminas, os símbolos da mudança de drogas de origem vegetal, como a cocaína e a heroína, para os sintéticos, de acordo com a avaliação ...
(Reuters) – O chefe de cartel mexicano Ismael “El Mayo” Zambada e o filho de seu antigo parceiro, Joaquín “El Chapo” Guzmán, foram presos na quinta-feira (25) em El Paso, no Texas, em um grande golpe das autoridades dos Estados Unidos que também pode remodelar o cenário criminoso mexicano.
Polícia apreende "caveirão" do tráfico no México | Jornal da Band
Tem cartel no México?
De acordo com a DEA, os túneis de drogas do C.D.S geralmente são encontrados na Califórnia e no Arizona. O Cartel de Sinaloa está presente em pelo menos 22 dos 31 estados mexicanos, com centros importantes na Cidade do México, Tepic, Toluca, Zacatecas, Guadalajara e na maior parte do estado de Sinaloa.
O Cartel de Sinaloa, no México, é um dos maiores e mais violentos cartéis de drogas do mundo, de modo que alcança o Brasil através de suas rotas de narcotráfico, com impactos significativos na segurança e na estabilidade social.
Considerado pelo governo dos Estados Unidos o mais poderoso traficante de drogas de todos os tempos, Joaquín Guzmán Loera, “El Chapo”, líder do cartel de Sinaloa, já tem um sucessor. Seu nome é Dámaso López Núñez, mais conhecido como “El Licenciado”.
Os dois criminosos, Ismael Zambada García e Joaquín Guzmán López (filho de El Chapo), estão entre os traficantes de drogas mais poderosos do México e comandam grandes negócios transnacionais de cocaína e fentanil, transportando narcóticos para os Estados Unidos, Europa e outras regiões.
Apelidado de "o rei da cocaína", Escobar é o criminoso mais rico da história, tendo acumulado um patrimônio líquido estimado em 30 bilhões de dólares no momento de sua morte — equivalente a 64 bilhões de dólares em 2021 — enquanto seu cartel de drogas monopolizou o comércio de cocaína nos Estados Unidos na década de ...
A 'Ndrangheta, originária da região da Calábria, no sul da Itália, é amplamente considerada a máfia mais rica e poderosa do mundo. É um termo que indica, também, um tipo de organização criminosa regida pela violência, silêncio, ritos de iniciação e mitos fundadores.
Cosa Nostra Americana ou La Cosa Nostra é como chamam os estadunidenses na atualidade à máfia italiana dos Estados Unidos. É uma das organizações criminosas mais conhecidas da atualidade, tendo já sido a mais poderosa em todo o país.
O tráfico de drogas nessa área é muito disputado, pois os lucros financeiros são elevadíssimos em razão da grande quantidade de drogas que é contrabandeada na região fronteiriça. Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana.
As autoridades apontavam a facção como a maior do Nordeste contra o PCC. No Piauí, Pernambuco e Sergipe, o PCC é a maior facção local. Na Paraíba, a Nova Okaida é grupo criminoso dissidente da Okaida, fundada em 2002. É a facção com mais integrantes e com maior domínio territorial no estado.
A maior organização criminosa do mundo em movimentação financeira, de acordo com a ONU, é a japonesa Yakusa, que movimenta 80 bilhões de dólares por ano. O PCC é o oitavo no ranking, movimentando 500 milhões de dólares por ano, ou 2 bilhões e meio de reais.
A área de Inteligência da Polícia Federal identificou a intensificação da presença da máfia russa, mais conhecida como Bratva, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, notadamente na região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A facção firmou uma espécie de joint venture do crime organizado com o PCC.
Entre as maiores organizações criminosas do mundo, destacam-se grupos como a máfia italiana, a tríade chinesa, o cartel mexicano, as organizações russas, entre outros.
Nos anos recentes, o México têm defendido uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de seus métodos de funcionamento, com o apoio de Canadá, Itália, Paquistão e outras nove nações. Tais países formaram o grupo União pelo consenso, na década de 1990, que opõe-se ao chamado G4.
Conquista espanhola. Hernán Cortés, conquistador do México. Em 1519, as civilizações nativas do México foram invadidas pela Espanha, e dois anos mais tarde em 1521, a capital dos astecas, Tenochtitlan, foi conquistada por uma aliança entre espanhóis e tlaxcaltecas (os inimigos principais dos astecas).