Revelação geral é a expressão da teologia cristã utilizada para designar a revelação de Deus a toda a humanidade através, especialmente, da obra da criação. Contrasta com a revelação especial, que se trata de Jesus Cristo e, em segundo nível, da Bíblia.
Jesus é a revelação máxima de Deus. Os discípulos tiveram uma visão da divindade de Jesus em determinado momento e, o próprio Jesus apareceu em visão a dois seguidores que iam para Emaús.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
Foram elas: 1ª revelação: Moisés proferiu os 10 mandamentos – código moral para o mundo. 2ª revelação: Jesus Cristo vivenciou o amor, sendo a síntese da Lei de Deus Viva. 3ª revelação: Espiritismo desenvolveu as leis Divinas, de forma a evitar equívocos, sobretudo nos pontos morais.
Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.
Apresenta os vários tipos de revelação de Deus: revelação geral (na natureza, na consciência, na história) e revelação especial (pelos profetas, milagres, nas Escrituras e em Cristo).
A Revelação é a aproximação de Deus em relação ao Homem. Ela se dá em momentos históricos e na própria História. Assim, pode ser compreendida quando se olha para a História. Esta se torna “Economia”, História da Salvação e vai progredindo conforme o Homem pode aproximar-se mais de sua Fonte.
Nos Evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas, o anúncio do Reino por João Batista encontra sua plena finalidade na própria pessoa de Jesus. Em Mt 11,25-27 Jesus é a revelação do Pai e dos mistérios de seu Reino.
O Apocalipse de João prevê a luta final entre o Bem e o Mal, entre Deus e o diabo. As forças malignas serão formadas por um exército gigantesco, comandado por um anticristo, o demônio-mor em pessoa. Elas serão derrotadas por Jesus, que reinará por mil anos, com Satã acorrentado por todo esse período.
Revelação especial, segundo a teologia sistemática, é aquela em que Deus se mostra aos seres humanos através de meios sobrenaturais, como milagres, encarnação de Jesus Cristo e inspiração da Bíblia. É distinta da revelação geral, que se dirige a toda a humanidade e cujo instrumento é a criação ou natureza.
Deus revela-Se “em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade” (ver D&C 88:63–68). A revelação provavelmente nos virá linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali. Devemos ser pacientes e confiar no Senhor.
O cristianismo é a maior religião do mundo. É uma religião abraâmica fundamentada nos ensinamentos de Jesus Cristo que se destaca pela crença na sua morte e ressurreição como a redenção da humanidade. Suas crenças centrais incluem a fé na Santíssima Trindade, na divindade de Jesus e na salvação pela graça.
Os historiadores sabem que Jesus existiu, mas o que se sabe dele é muito limitado porque não existem fontes contemporâneas sobre a sua vida — tudo sobre o profeta foi escrito décadas depois de sua morte.
1-DONS DE REVELAÇÃO (REVELAM ALGO OCULTO OU DESCONHECIDO SOBRENATURALMENTE). São três - Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ou da ciência e Discernimento de espíritos.
Deus não se comunica diretamente, mas por intermédio de algo, de alguém… Deus se comunica por sinais. Isto acontece, de certo modo, também em nossa vida. O mais profundo do meu ser pode se tornar conhecido do outro somente se eu quiser me revelar.
Deus usa coisas que nem imaginamos para falar conosco. Pelos pensamentos – enquanto você reflete, podem vir a você pensamentos ou imagens que esclarecem. Toda a sabedoria vem de Deus (Provérbios 2:6). Quando você raciocina e compreende, isso vem da parte de Deus.
Deus fala em voz baixa, mas constantemente; na Sagrada Escritura – especialmente nos Evangelhos – e também dentro de nós. Deus fala conosco. Constantemente. Fala com palavras e também com obras.