Quanto mais intensa e vibrante for a cor vermelha, mais valioso e cobiçado é o rubi. Além da cor, a transparência, o tamanho e a pureza são fatores importantes na avaliação da qualidade de um rubi. Os rubis de alta qualidade são frequentemente encontrados em locais como Mianmar, Tailândia, Sri Lanka, Quênia e Tanzânia.
Um rubi é uma pedra preciosa rosa a vermelho-sangue, uma variedade de corindo mineral (óxido de alumínio). Outras variedades de corindo com qualidade de gema são chamadas safiras.
Este rubi birmanês criado pela Cartier possui 25,59 quilates e é conhecido pela sua coloração única chamada de “pigeon blood” ou sangue de pombo, em português. Após sua venda em 2015, a pedra se estabeleceu como o rubi mais caro do mundo.
Veja se o Rubi sai em outra superfície, ou seja, esfregue o rubi em uma área lisa e dura, como azulejo, porcelanato ou vidro. Independente de for verdadeiro ou falso, vai arranhar a superfície, mas apenas o falso vai deixar uma marca vermelha.
Embora alguns rubis possam parecer semelhantes, os seus preços diferem devido à sua origem. Os rubis mais caros vêm de Myanmar (também conhecido como Birmânia), onde os rubis são extraídos há milhares de anos. A segunda origem mais fina é considerada Moçambique e Tailândia, seguida de perto pela Tanzânia e Madagáscar.
No mundo, os países que mais produzem o rubi são Mianmar, Tailândia e Vietnã. No Brasil, a gema pode ser encontrada na Bahia (BA) e no Espírito Santo (ES).
Além do seu valor histórico, o Rubi é muito valioso do ponto de vista econômico. Por conta de sua raridade, é uma das pedras preciosas mais caras do mercado, tornando-se um tipo de investimento lucrativo para quem compra jóias com essa pedra. Sua raridade deve-se a sua formação geológica.
Um rubi de 55,22 quilates se tornou a maior e mais valiosa joia desse tipo já vendida em leilão, arrecadando US$ 34,8 milhões na quinta-feira (8). A pedra foi a leilão em Nova York, menos de um ano depois que a empresa canadense Fura Gems a descobriu em uma de suas minas em Moçambique.
Raridade: Os rubis são extremamente raros e os de melhor qualidade são encontrados na Birmânia (Myanmar) e no Quênia. Rubis de tamanho grande são extremamente difíceis de serem encontrados e, portanto, são muito caros.
O vermelho rubi, símbolo do amor e da paixão, é a melhor forma de expressar o compromisso através de uma joia. Os rubis são tão intemporais quanto resistentes.
Quando puro é transparente mas em geral matizado por impurezas; em termos de cor o topázio típico apresenta-se cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
e foi construído sobre 12 camadas de pedras de alicerce ornamentadas de pedras preciosas: A primeira camada era de jaspe; A segunda de safira; A terceira de calcedônia; A quarta de esmeralda; A quinta de sardônio; A sexta camada era de sárdio; A sétima de crisólito; A oitava de berilo; A nona de topázio; A décima de ...
Topázio-imperial: É uma pedra exclusiva do Brasil, que tem uma cor que varia de amarelo a vermelho-cereja. É uma das pedras mais raras e caras do mundo, que tem uma qualidade excepcional e um brilho intenso.
Podemos realizar um teste simples em casa que nos permite aprender mais sobre sua autenticidade e valor. Com uma lupa, ou uma lupa, se houver, podemos verificar a cor da pedra e como a luz do sol ou luz artificial passa por ela. Uma pedra preciosa geralmente tem uma cor muito intensa e um alto índice de refração.
A cor vermelho-vivo e os seus muitos significados tornaram a pedra preciosa uma das mais procuradas pelas mulheres. Além disso, é muito fácil combinar anéis, colares, pingentes e brincos em rubi com o look.
No Brasil, encontra-se pedras rubi em estados como Santa Catarina e na Bahia, entretanto, a incidência é baixa e o valor gemológico não se aproxima das gemas originárias em solos asiáticos.