Avaliação por linha A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 98%, acima dos 90,1% registrados em 2022. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 94,38%, superando os 85,56% obtidos na pesquisa anterior.
Já na Linha 11-Coral, a linha mais movimentada de toda a CPTM, a atuação também se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou sua pesquisa de avaliação de 2021, sendo que o índice da boa avaliação da empresa chegou a 85%. As linhas melhores avaliadas são a Linha 8-Diamante, que no ano passado ainda era operada pela estatal, além da 13-Jade, sendo ambas com 87,8%.
A vencedora do leilão também ficará responsável pelas 17 estações da Linha 7-Rubi entre a Barra Funda e Jundiaí. Essa é a maior em extensão de trem urbano de São Paulo, com 57 km. Em 2023, ela foi responsável pelo transporte de mais de 98,9 milhões de passageiros.
Recentemente, nos propusemos a saber: qual a melhor linha do metrô de São Paulo, na sua opinião? Não deu outra: quem ganhou de lavada foi a Linha 4-Amarela, que recebeu nada mais, nada menos que 47,36% dos votos.
[1006] CPTM | Qual trem tem o melhor som? / Best traction sound? P1/2
Qual é o melhor trem da CPTM?
Avaliação por linha
A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 98%, acima dos 90,1% registrados em 2022. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 94,38%, superando os 85,56% obtidos na pesquisa anterior.
Foi conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Em 2019, com o fim da transferência interna em Guaianases, a linha também passou a ser conhecida como Expresso Leste–Mogi. Atualmente é a linha mais movimentada de trem metropolitano de São Paulo, também a segunda mais extensa da CPTM.
Inaugurado em 16 de fevereiro de 1867, o Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí foi construído para ser o terminal da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi a primeira linha ferroviária em território paulista que conectou o planalto ao litoral.
A linha 3-vermelha do Metrô, que no ano passado transportou 283 milhões de pessoas, tem o maior número de passageiros por quilômetro entre os principais representantes desse tipo de transporte do mundo.
A estação de metrô mais movimentada de São Paulo é a Sé, com uma média de 368 mil embarques diários em 2024. O total de embarques foi obtido somando a média de 169 mil usuários da Linha 1-Azul e 199 mil da Linha 3-Vermelha. Em seguida, aparece a estação Luz. O local conta com uma média de 266 mil embarques diários.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
O percurso clássico da Transiberiana vai de Moscou, na estação Yaroslav até Vladivostok. Cidades separadas por 9.288km. Mas a rota ficou ainda mais interessante quando se juntou a Ferrovia Transmongol e a Transmanchuriana, para ter como destino Pequim e uma imponente atração, a Grande Muralha da China.
O governo de São Paulo vai privatizar as linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Está prevista para o próximo dia 19 a primeira de três audiências públicas sobre o processo de concessão.
A Linha 8-Diamante tem com interligações com as linhas 3-Vermelha do Metrô (estação Palmeiras-Barra Funda), 7-Rubi da CPTM (estação Palmeiras-Barra Funda) e 9-Esmeralda de trens metropolitanos (estações Osasco e Presidente Altino).
A Linha 7-Rubi, operada pela CPTM, é uma das principais linhas de trens metropolitanos de São Paulo. Inaugurada em 1867, a linha facilita o transporte entre o interior do estado e a capital, com 19 estações ao longo de 60,5 quilômetros, ligando as estações Luz e Francisco Morato, estendendo-se até Jundiaí.
A Estação Sé foi inaugurada em 1978 e fornece a ligação entre as linhas 1–Azul e 3–Vermelha do Metrô. Esta é a maior estação de toda a rede, sendo capaz de servir cem mil passageiros por hora.
Passados 13 anos desde que entrou em plena operação, a Linha 4-Amarela segue com marcas notáveis. O sistema de metrô mais moderno do Brasil, único com trens operados pelo sistema driverless, ou seja, sem necessidade de um operador, transportou, ao longo desse período, 2,2 bilhões de pessoas.
A linha 7-Rubi da CPTM, que tem a estação Luz como ponto de chegada e partida, é a mais longa de toda a rede metroferroviária paulista, com quase 61 quilômetros de extensão.
Das cinco linhas de trem metropolitano operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a 11-Coral, que passa por quatro cidades do Alto Tietê, é a mais movimentada atualmente. Ela liga Mogi das Cruzes à capital paulista e transporta milhares de passageiros diariamente.
Entre as 1.302 linhas de ônibus da capital paulista, muitas enormes e todas cruzando o trânsito da capital, a maior delas tem 78 quilômetros, a Rio Pequeno-Ipiranga, número 477P-10.