“O processo análogo ao bacon pode ser mais saudável dependendo do tipo de corte, como por exemplo, o lombo, que possui baixo índice de gordura superficial e maior quantidade de carne, que é a proteína. Já o próprio bacon pode conter mais gordura porque é feito da parte abdominal do porco”, disse Amanda.
Na hora de comprar, o bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.
1. Bacon. É uma carne curada de porco preparada com a barriga do animal, ou com o lombo, incluindo parte das costas (e neste caso é chamado de back bacon).
Esqueça o bacon comprado, Eu faço Bacon de verdade em casa!
Qual é a parte do porco que tira o bacon?
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
O Ministério da Agricultura determinou que o bacon tradicional é feito com a barriga do suíno, enquanto os outros cortes (paleta, lombo e costela) devem levar o nome junto da embalagem.
“Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado. Já o guanciale é a papada do animal, que também é curada”, diz Fábio Lazzarini chef do Varanda D.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
É uma delícia! *A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!
Quando você coloca a carne sobre uma superfície quente, ela começa a grudar no fundo antes que a gordura se desfaça. Dessa forma, o bacon fica borrachudo, nada saboroso. Ligue o fogão em fogo médio e coloque os pedaços um do lado do outro, sem que nenhum bacon fique sobre o outro.
Prefira bacon com fatias uniformes, ou seja, que tenha uma boa proporção entre carne e gordura. A carne deve ter uma cor rosada e a gordura deve ser branca ou levemente amarelada, sem manchas escuras. Por fim, olhe sempre o rótulo.
O barulho de fritura diminuirá bastante e, quando não houver mais partes rosadas ou transparentes (o que significa que a gordura foi eliminada), o bacon estará pronto. Lembre-se: quanto mais tempo de cozimento, mais crocante o bacon ficará.
Para ser considerado bacon verdadeiro, o produto deve ser feito somente com a barriga do porco. A produção e a venda de bacon no Brasil têm novas regras desde o começo deste mês de março. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia anunciado, em fevereiro, que as regras para o produto mudariam.
O bacon paleta é uma opção mais magra e pode ser preferido por aqueles que buscam uma alternativa mais leve. Por outro lado, o de manta (de barriga) é o mais tradicional, com sua textura crocante e sabor rico e defumado, sendo a escolha clássica para muitos pratos e sanduíches.
⚠️ O bacon deve ser evitado quando é ultraprocessado, com nitrito e outros conservantes, estabilizantes, corantes e realçadores de sabor na sua composição ❌ 💡 A dica é: sempre compre carnes de boa qualidade e leia atentamente o rótulo 🔍 pra não ser enganada pela indústria 😎
Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.
Algumas receitas sugerem o consumo de bacon cru, mas cozinhar ou fritar o alimento ajuda a realçar o sabor da carne, tornando o bacon mais apetitoso. Para isso, basta fazer o bacon frito, caramelizado, crocante ou cortado em cubinhos. Você também pode fritar o bacon no microondas até ficar na textura perfeita.
Bacon é um produto de origem animal que possui uma microbiota diversificada. Dentre os micro-organismos presentes nesse produto, destacam-se as bactérias ácido láticas (BAL). Em quantidades ideais, BAL são importantes para o desenvolvimento de propriedades desejáveis no produto.
- O bacon precisa estar em temperatura ambiente na hora de fritar. Se estiver congelado, deixe em cima da bancada por alguns minutos, até que a gordura amoleça.
Para os cubos pequenos de bacon, coloque o toucinho sobre uma tábua, mas não corte até o final - deixe o couro do bacon, como se fosse um apoio. Depois, corte as fatias no sentido contrário, como se estivesse cortando quadradinhos. E utilizando o couro como apoio, você pode cortar ao meio esses filetes.
Bacon nada mais é do que um corte da barriga do porco que passa pelo processo de cura e defumação - isto é, depois de cortada, a peça é salgada e exposta à fumaça, fazendo com que o sabor da carne seja modificado.
A Jais Hand Made foi a marca de bacon mais bem avaliada pelo time de especialistas. Ele é elaborado com panceta suína, leva açúcar mascavo e especiarias na composição.