O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.
A principal diferença da tela OLED para a LCD é que não necessitam daquela placa de luz que fica acesa o tempo todo (backlight) como da tela LCD, pois usam os diodos emissores em vez de cristais líquidos. A tela OLED possui mais brilho, mais nitidez, melhor resolução de imagem e contraste.
Ângulos de visão mais amplos: Quase não há perda de qualidade de imagem em ângulos extremos. Cores vibrantes e precisas: Graças à sua capacidade de controle de luz individual, as TVs OLED exibem cores extremamente precisas.
O LED é melhor para o uso doméstico, ou seja, para smart TVs, computadores, notebooks, celulares e tablets. Isso porque são mais econômicas e capazes de produzir imagens mais intensas, principalmente em relação a cores e contraste. No entanto, o LCD pode ser mais proveitoso para usos industriais e empresariais.
Como os pixels da OLED emitem luz para todas as direções, a visualização da imagem é aprimorada em diversos ângulos; Os displays OLED costumam ser mais finos, leves e flexíveis; Como a tecnologia OLED só consome energia quando está ligado, as telas têm alta eficiência energética, economizando bateria.
A comparação INCELL vs OLED Hard vs OLED Soft screen of iPhone X
Quantos anos dura uma tela OLED?
Qual é a vida útil de telas OLED? As primeiras TVs OLED, lançadas em 2013, tinham vida útil de 36 mil horas, de acordo com um executivo da LG. Telas mais avançadas e com novas tecnologias contra burn-in podem chegar a 100 mil horas, o equivalente a 30 anos com 10 horas de uso diário, segundo a empresa.
A melhor tela de TV da atualidade depende de suas necessidades e preferências individuais. As telas OLED oferecem pretos mais profundos, maior contraste e ângulos de visão amplos. As telas QLED oferecem cores mais vivas e brilho intenso. As telas LCD e LED apresentam um bom equilíbrio entre qualidade de imagem e preço.
A TV LED usa a tecnologia de LEDs na tela, ao invés das lâmpadas fluorescentes utilizadas na TV de plasma e na TV LCD. Desta maneira, a TV LED sofre menos desgaste ao longo do tempo e possui maior durabilidade em relação à TV de plasma e à TV LED, podendo durar até 16 anos.
Talvez a maior vantagem dos displays LCD seja a facilidade de encontrar esse produto no mercado, além do seu custo-benefício. Além disso, um detalhe importante sobre o cristal líquido é a segurança no uso prolongado: em comparação com outras telas, o LCD emite pouca radiação.
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.
TVs OLED tendem a ser mais caras devido à tecnologia avançada envolvida em sua fabricação. Por outro lado, a tecnologia QLED tem melhor custo-benefício, conseguindo entregar imagens de alta qualidade.
Se você valoriza cores vibrantes, brilho e uma experiência cinematográfica imersiva, uma TV QLED pode ser a escolha certa. Se você procura detalhes nítidos, uma qualidade de imagem excepcional e a capacidade de desfrutar do conteúdo 4K disponível, uma TV 4K é a opção ideal.
Além disso, é importante que você saiba que as luzes dos monitores LCD possuem uma expectativa de vida útil de aproximadamente 20.000 horas. Ao ligar 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, essa expectativa será atingida em 2,25 anos.
Em níveis reduzidos de brilho da tela contra fundos pretos, você pode notar um leve desfoque ou mudança de cor durante a rolagem. Essas são características do OLED e são um comportamento normal.
Algumas marcas são conhecidas por sua durabilidade e confiabilidade, enquanto outras são famosas por suas inovações tecnológicas e recursos avançados. Segundo pesquisa da J.D. Power, Sony e Samsung são algumas das marcas mais confiáveis quando se trata de TVs.
O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.
Uma tela LCD tende a ter vida útil mais longa porque é fabricada com componentes inorgânicos, que não estão sujeitos ao desgaste natural do AMOLED, conhecido como efeito burn-in.
A diferença principal da LCD para a TV de LED é que essa última tem iluminação por trás, com lâmpadas de tecnologia LED, que são mais brilhantes e consomem menos energia. Com isso, você consegue imagens muito mais realistas, com mais cores e também mais contraste.
As TVs OLED (sigla para Organic Light Emitting Diode Televisions, ou Televisores de Diodo Emissor de Luz Orgânico) são equipadas com pixels autoiluminados que podem ser controlados individualmente ao ligar ou desligar sem exigir uma luz de fundo separada.
Atualmente, o OLED e o Mini LED são consideradas tecnologias de TV de ponta. O OLED oferece uma qualidade de imagem excepcional com pretos profundos e cores vibrantes, enquanto o Mini LED proporciona um controle de iluminação de fundo mais preciso, resultando em imagens mais brilhantes e com melhor contraste.
O LED é recomendado para quem procura por uma imagem de qualidade com baixo custo, enquanto que QLED e OLED oferecem imagens de qualidade superior com mais brilho, contraste e cores vibrantes, porém com preços mais elevados.
Menor vida útil: as telas OLED são produzidas com um material orgânico que perde sua eficiência com o tempo. A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas.
A LG OLED C4 encabeça a nossa lista de melhores TVs 4K como justamente a principal opção da marca para quem busca uma ótima experiência em diferentes tipos de conteúdos..