Endêmico de Cuba e considerado o menor pássaro do mundo, o colibri-abelha (Mellisuga helenae) mede entre 5 e 6 centímetros e pesa entre 1,6 e 2,5 gramas.
O beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), chamado também de zunzuncito, mede cerca de 5,7 centímetros e pesa apenas 1,6 gramas. Na ilha caribenha de Cuba vive a menor ave do mundo.
Nativo de Cuba e considerado a menor ave do mundo, o beija-flor-abelha (Mellisuga helenae) mede entre 5 e 6 centímetros, e seu peso varia entre 1,6 e 2,5 gramas.
Pelo que existe publicado até o momento na literatura científica, o menor ovo do Brasil seria do igualmente minúsculo rabo-branco-rubro (Phaethornis ruber), medindo impressionantes 1,1 cm de comprimento e 0,8 cm de largura.
O Menor PÁSSARO do Mundo - ele vive em Cuba e é muito ágil e veloz
Qual o maior pássaro da terra?
Por isso o Mateus, que tem 9 anos e mora em Martinho Campos (MG), deve ter ficado curioso para saber qual o maior pássaro do mundo! Se você pensou que é o avestruz, acertou: um avestruz macho pode medir 2 metros e 70 centímetros!
A menor ave que não voa é a saracurinha-da-inacessível, endêmica do arquipélago de Tristão da Cunha, que tem apenas 12,5 cm de comprimento e pesa 34,7 g.
O ovo do pássaro-elefante se assemelha em estrutura com o dos pássaros de hoje, com casca dura. Oposto ao de seu “primo” de casca mole encontrado na Antártida.
Uma galinha em Lecce, na Itália, surpreendeu os proprietários da Fattoria La Vegliese, empresa de produção de ovos biológicos. O animal colocou um ovo gigante de 193 gramas, peso três vezes maior do que as versões normais, que possuem, em média, 60 gramas.
O Archaeopteryx, descoberto na Alemanha e que viveu no fim do Jurássico, cerca de 150 milhões de anos atrás, ainda é considerado o pássaro mais antigo do mundo. O fóssil, constituído por pelo menos 100 ossos (incluindo ossos das extremidades e costelas), foi preservado tridimensionalmente em uma rocha.
Cientistas da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, nos Estados Unidos, publicaram um estudo onde afirmam ter descoberto o maior pássaro que já viveu no planeta Terra. O pterossauro Quetzalcoatlus tinha 12 metros de envergadura – medida entre as pontas das duas asas.
Avestruzes são aves que, na natureza, podem ser encontradas na África, sendo observadas nas regiões mais secas e arenosas da África Central e Austral. Devido à domesticação e criação da espécie, a avestruz pode ser vista hoje em diferentes partes do planeta.
Mas, na verdade, o animal que alcança a maior velocidade é falcão-peregrino, uma ave de rapina capaz de atingir 320 km/h em um vôo. Na água, o rei da velocidade é o peixe-agulhão, com 110 kh/h.
Os ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas.
Originário do continente africano, o avestruz também é a ave atual que bota o maior ovo, com cerca de 20 centímetros de medida e peso que vai de um quilo a 2,1 quilos.
Não existe um estudo sobre todas as espécies para saber quem põe mais ovos. Mas é certo que algumas botam mais que as outras. E, entre os vertebrados, o campeão é o peixe-lua.
Os de avestruz e emu são possivelmente os maiores ovos comestíveis, pesando de 1 a 2 kg. Há ainda as ovas de peixe, como caviar e hilsa, uma iguaria repleta de nutrientes essenciais.
Por serem tão pesados, avestruzes não conseguem voar. Ao invés disso, esta ave foi feita para a velocidade. Suas poderosas pernas com dois dedos conseguem percorrer até 4,9 metros em uma única passada, fazendo dela o animal mais rápido em duas pernas.