A BR-488 é uma rodovia de ligação. Esta rodovia liga a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP. Tem apenas 5,9 km de extensão, sendo a menor rodovia federal do país.
A rodovia federal é diagonal e liga o Porto de Santo Antônio à Praia do sudeste, na Vila dos Remédios, bairro do Bar do Meio. Com 6,8 km de extensão, além de ser a primeira menor rodovia do Nordeste inteiro, é a segunda menor do Brasil.
Entre as maiores e mais importantes, destacam-se a Rodovia Transamazônica (BR-230), que atravessa a região Amazônica, e a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), para a ligação entre as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
1. Rodovia Rio-Santos (BR-101) A Rodovia Rio-Santos é, sem dúvidas, uma das estradas mais bonitas do Brasil, proporcionando uma viagem ao longo da costa entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
BR-363 em Noronha é a menor rodovia federal do Nordeste e a segunda menor do Brasil
Qual é a BR mais antiga do Brasil?
Inaugurada em 1861, um dos primeiros trajetos macadamizados do Brasil, a Estrada União e Indústria, que ligava Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a mais importante dessa época.
A maior rodovia do Brasil, a BR-116, atravessa o País desde um dos pontos mais extremos ao norte no território nacional ao mais distante no sul. Ao todo, são 4.660 km de extensão, cruzando aproximadamente 280 cidades em dez Estados.
Atualmente existem 91 rodovias federais de ligação, e a menor delas é a BR-488, que liga a BR-116/Dutra ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com apenas 5,9 km. Esta matéria é uma amostra do nosso conteúdo diário exclusivo para assinantes, e foi publicada sem restrições de acesso a caráter de degustação.
Logo que inaugurada em 1982, no governo de Paulo Maluf, a Rodoviária do Tietê virou um símbolo do progresso e desenvolvimento da nação e crescimento de São Paulo. Por certo, na maior cidade do Brasil, surgiu o maior terminal de ônibus rodoviário da América Latina.
BR-381. O Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Transportes mostrou que a BR-381 foi a rodovia brasileiras com o maior número de acidentes com vítimas no país em termos proporcionais à sua extensão (1.181 quilômetros). Em 2021, foram 265,8 ocorrências a cada 100 quilômetros de extensão.
A conhecida Transamazônica, BR-230, tem cerca de 4.309 km de extensão, mesmo tamanho da BR-364. Ela corta sete estados brasileiros, indo de Cabedelo, na Paraíba, até Lábrea, no Amazonas. Apesar do nome que sugere que ela atravesse apenas a Amazônia, a rodovia vai muito além disso.
A mais curta do país é a BR-363. Com apenas 13,6 quilômetros, atravessa a ilha de Fernando de Noronha (PE). Já a maior é a BR-364, que começa na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, e vai até a fronteira com o Peru. São 4.141,5 quilômetros de extensão, passando por seis estados.
A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.
A BR-488 é uma rodovia de ligação. Esta rodovia liga a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP. Tem apenas 5,9 km de extensão, sendo a menor rodovia federal do país.
A Avenida Rio Branco tem 6,4km, sendo que desses 5,8km são totalmente em linha reta, ou seja, entre ela e a Caxangá, a recifense permanece sendo maior em linha reta.
Mas a BR-101, a estrada mais emblemática do Brasil, vai muito além do trecho entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ela corta quase toda a costa nacional e tem extensão de 4.765 km.
Mesmo assim, a melhor rodovia eleita pela confederação é a RJ-124, que liga os municípios fluminenses de Rio Bonito e São Pedro da Aldeia. A via é concedida à CCR e tem apenas 57 quilômetros (km).
Além das BRs 116 e 101, o Brasil tem mais cinco rodovias que cortam o território nacional praticamente de ponta a ponta e são importantes corredores de transporte para o fluxo de pessoas e de mercadorias.
A Highway 85 na Arábia Saudita é a estrada sem curvas mais longa do mundo. A estrada tem 252km de comprimento e liga a área de Harad e Badha, na fronteira com os Emirados Árabes Unidos.
A primeira rodovia pavimentada no Brasil, a Estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG).
Nesse sentido, Juscelino Kubitschek trouxe para o país a indústria automobilística, construiu a capital Brasília no interior do espaço brasileiro e promoveu a construção de várias rodovias importantes, essas ocupando praticamente todo o orçamento então destinado a transportes terrestres.