De acordo com a maioria das traduções, o menor versículo da Bíblia é João 11:35, que diz: “Jesus chorou”. Este versículo é notável por sua simplicidade e profundidade emocional, refletindo a humanidade de Jesus. Sua brevidade contrasta com a profundidade de seu significado.
Para a Bíblia Almeida Revista e Corrigida, é Êx 20,13: “Não matarás”. Na Biblia Almeida Revista e Atualizada, porém, Jó 3,2 tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”. E se olharmos versões católicas terão outros versículos.
Segundo a Bíblia, o menor versículo está presente no livro de João, capítulo 11, versículo 35, que diz: ""Jesus chorou"". Esse versículo é considerado o menor da Bíblia em termos de quantidade de palavras.
O livro contém 21 capítulos que servem para alertar e encorajar os que creem em Deus. O Apocalipse é, sobretudo, um livro para trazer esperança em meio à dificuldade e sua leitura deve ser feita para entender e não apenas para se informar.
1 No princípio criou Deus o céu e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
O menor livro da Bíblia é a segunda Epístola de João, no Novo Testamento, que possui apenas 13 versículos. Já o menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, que tem apenas 2 versículos. Enquanto isso, o menor verso da Bíblia é encontrado no Antigo Testamento, no livro de Êxodo 20:13, que diz “Não matarás”.
Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto. Jesus sentiu a dor das irmãs de Lázaro e se comoveu. Todavia, não se limitou a chorar pelo sofrimento delas.
. Ao vê-la chorar assim, como também todos aos judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito" (Jo 11,32-33). E o Evangelho acrescenta brevemente: "Jesus chorou" (Jo 11,35).
A Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA) possui 31.104 versículos. A Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) possui 31.103 versículos. A Bíblia King James possui 31.102 versículos. O livro que possui a maior quantidade de versículos é o livro de Salmos, com pelo menos 2.461 versículos.
No Novo Testamento, há três episódios em que Jesus derrama lágrimas. Provavelmente, não são os únicos momentos em que ele chorou, mas são estas as ocasiões em que ficam evidentes as coisas que tocam o coração dele.
Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.
“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9)🙏🏼✨
As palavras que mais vezes aparecem na Bíblia são: Senhor - 8147 vezes. Variações de dinheiro (dinheiro, ouro e prata) - 737 vezes. Profeta - 237 vezes.
No entanto, considerando as traduções da Bíblia em português, os versículos mais citados como sendo os menores versículos bíblicos são: “Não matarás!” (Êxodo 20:13) “Disse Jó:” (Jó 3:2) “E orou:” (Isaías 37:15) “Jesus chorou.” (João 11:35) Conheça também nosso aplicativo oficial e receba estudos bíblicos todos os dias ...
A palavra de 11 letras (incluindo vogais) וְהָאֲחַשְׁדַּרְפְּנִים (veha'aḥashdarpením) é a palavra mais longa a aparecer na Bíblia Hebraica. Seu significado é "E os sujeitos". Esta palavra também não tem origem hebraica.
No primeiro dia Deus criou a luz, no segundo dia Deus criou os céus, no terceiro dia foi criado a terra, os mares, as ervas, e árvores frutíferas, no quarto dia foi feito a separação do dia e da noite, no quinto dia foram criado os animais, no sexto dia foi criado o homem e a mulher.
A mais antiga versão completa do Novo Testamento, o Codex Sinaiticus ou Bíblia do Sinai, é datada do ano 400, segundo Markschies. É um dos três códices remanescentes, que originalmente continham toda a Bíblia em grego.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Os evangelhos são tradicionalmente impressos com Mateus em primeiro lugar porque, segundo Santo Agostinho, era esse o mais antigo (segundo ele, este evangelho teria sido escrito de 50 a 75).
O Novo Testamento possui quatro evangelhos atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João. Os quatro evangelhos não são biografias de Jesus, nem são uma representação da a história é definida. O que cada evangelho tentou fazer foi escrever uma explicação teológica para os eventos da vida de Jesus de Nazaré.