De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a conquista é de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, quando em 1991 a cidade registrou -10°C.
Urupema, na Serra de Santa Catarina, considerada a cidade mais fria do Brasil, registrou a sensação térmica de -22°C na manhã desta segunda-feira (26), segundo a Epagri/Ciram.
A onda de frio mais forte de 2024 vai fazer as temperaturas despencarem em todo o país, especialmente no Centro-Sul, incluindo Santa Catarina. A nova onda de frio traz chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Recorde anterior era do sábado (10), quando média de temperatura foi de 9,1ºC. Antes disso, o dia mais frio de 2024 ocorreu em 23 de junho, quando os termômetros bateram 9,7ºC. As informações são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo.
Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil, localizada na Serra Catarinense. Com temperaturas abaixo de zero e fenômenos climáticos únicos, é o destino perfeito para vivenciar o inverno brasileiro.
No Brasil, a neve é um fenômeno raro, mas que pode ocorrer em algumas cidades das regiões Sul e, com menor frequência, Sudeste. As áreas serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são as que costumam estar mais propensas a registrar neve, especialmente durante os meses de maio a agosto.
Já a menor temperatura registrada de forma oficial no país foi −14 °C, medida pela EPAGRI no município de Caçador, em Santa Catarina, em 30 de junho de 1952. Contudo, há um registro extraoficial de −17,8 °C no Morro da Igreja, em Urubici, no mesmo estado, em 29 de junho de 1996.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
As temperaturas médias globais durante os três meses de verão (junho, julho e agosto) foram as mais altas já medidas, ultrapassando o recorde de 2023, anunciou nesta sexta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
De acordo com dados da Climatempo, a chance de neve pode ocorrer nas cidades mais altas da Serra Catarinense. As cidades que podem registrar o fenômeno são Urubici, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra.
Entre os dias 24 e 28 de julho de 1925, o meteorologista Belfort de Mattos, responsável pelo antigo observatório da avenida Paulista, registrou uma novidade nos seus livros: neve. Segundo o que foi escrito, havia, sim, nevado em pleno centro de São Paulo.
Por mais que você esteja buscando destinos de neve para suas férias, isso não te impede de curtir dias lindos, com clima ensolarado. Afinal, existem diversos lugares ao redor do mundo onde o sol marca sua presença frequentemente no meio das paisagens nevadas.
Não é comum a ocorrência de neve no Brasil por tratar-se de um país com clima predominantemente tropical e altas temperaturas o ano todo. No entanto, em casos isolados, pode-se observar a ocorrência desse fenômeno no país. Trata-se de entendermos a dinâmica climática e a movimentação das massas de ar.