A metade de 5 é igual a 2,5. Para se chegar a resposta basta dividir o valor de '5' por 2 a fim de obter a sua metade, com isso, em termos de cálculo tem-se: Sendo essa lógica amplamente usada em termos de transformações geométricas.
Quando uma fração não tem o denominador indicado, temos que essa fração possui o seu denominador sendo 1, pois todo valor dividido por 1 tem como resultado o próprio valor. Assim, podemos concluir que o número 5 indica a fração 5/1.
O número que fica na parte de cima da fração é chamado numerador, e o número que fica na parte de baixo é chamado denominador. O numerador é 5 e o denominador é 10. As frações também representam divisões. Nesse caso, o numerador é equivalente ao dividendo e o denominador é equivalente ao divisor.
PARA SABER QUANTO É O DOBRO DE UM NÚMERO BASTA MULTIPLICAR ESSE NÚMERO POR 2, E PARA SABER QUANTO É O TRIPLO, BASTA MULTIPLICAR ESSE NÚMERO POR 3. Luana tem 2×3=6 bolas e Patrícia tem 2×2=4. METADE DE ALGO SIGNIFICA DIVIDIR ESSE VALOR POR DOIS.
A base é o número que se repete como fator; • O expoente, indica a quantidade de vezes que a base irá se repetir; • A potência, é o produto (resultado da multiplicação) dos fatores iguais. 5 → é a base 4 → é o expoente 625 → é a potência 54 → lemos “cinco elevado à quarta potência”.